Arroto após beber água: causas e tratamento

Arroto após beber água: causas e tratamento

O arroto é uma resposta fisiológica natural do corpo para liberar o ar acumulado no estômago. Em alguns casos, ele pode ocorrer após a ingestão de água, o que pode estar relacionado à saúde digestiva e indicar uma possível causa subjacente.

Os principais motivos para esse fenômeno incluem aerofagia (deglutição involuntária de ar, geralmente quando se come ou bebe rapidamente), consumo de bebidas gaseificadas, indigestão, intolerâncias alimentares e refluxo gastroesofágico.

Neste artigo do ONsalus, não apenas explicaremos as causas do arroto após beber água, mas também ofereceremos orientações sobre possíveis tratamentos. Lembre-se de que é sempre aconselhável consultar seu médico para uma avaliação adequada - continue lendo!

Aerofagia

Arrotar após beber água é um fenômeno comum e, geralmente, inofensivo. Geralmente ocorre devido ao acúmulo de ar no estômago, causado pela aerofagia, a qual é a deglutição involuntária de ar ao comer ou beber muito rápido, ou falar enquanto ingere alimentos. Como uma resposta natural do corpo, ele libera esse excesso de ar por meio de arrotos. Embora não seja um problema de saúde, pode ser desconfortável ou embaraçoso em determinadas situações.

Tratamento

Nesse caso, para reduzir a frequência dos arrotos e tratar a aerofagia, podem ser tomadas medidas como:

  • Mastigar bem os alimentos.
  • Comer devagar.
  • Beber água lentamente.
  • Evitar falar enquanto estiver bebendo.
  • Evitar comer goma de mascar.

Também é aconselhável praticar técnicas de relaxamento para reduzir a ingestão de ar. Se esse problema persistir ou estiver associado a outros sintomas, não hesite em consultar um médico para descartar outras causas.

Consumo de bebidas carbonatadas

Se você estiver bebendo água com gás, é comum arrotar depois. Isso ocorre porque, nessas bebidas, introduzimos dióxido de carbono em nosso sistema digestivo quando as bebemos. À medida que esse gás se acumula no estômago, ele pode causar uma sensação de pressão que o corpo precisa liberar por meio de arrotos. Isso é comum e não representa necessariamente um problema de saúde. Entretanto, é verdade que muitas pessoas se sentem desconfortáveis porque isso pode estar associado à presença de outros sintomas, como gases ou inchaço.

Tratamento

Embora arrotar após beber água não represente necessariamente um problema de saúde, nesse caso, recomendamos que você beba água gaseificada lentamente e até mesmo opte por outras opções não gaseificadas se souber que é propenso a arrotar constantemente.

Refluxo gastro-esofágico

Ao ter refluxo gastroesofágico, o conteúdo do estômago volta para o esôfago, causando desconforto. Isso ocorre porque o esfíncter esofágico está enfraquecido, impossibilitando a passagem do ácido do estômago para o esôfago. Quando você bebe água, a pressão no estômago aumenta, facilitando o refluxo e o arroto.

Tratamento

O tratamento nesse caso se baseia em melhorar seu estilo de vida:

  • Evite consumir alimentos irritantes.
  • Reduzir as porções de alimentos.
  • Não se deitar imediatamente após comer.

Os antiácidos também podem ser prescritos com frequência para diminuir a produção de ácido gástrico e, por sua vez, aliviar os sintomas associados ao refluxo. Se os sintomas forem persistentes, não hesite em consultar um especialista para tratamento de acordo com seus sintomas.

Indigestão

Outra razão pela qual você pode arrotar após beber água pode ser a indigestão; isso geralmente se manifesta com sintomas como:

  • Desconforto abdominal.
  • Inchaço.
  • Arrotos frequentes.

Tratamento
O que você deve fazer? Basicamente, adote hábitos saudáveis, como:

  • Beba água lentamente.
  • Fazer pequenas refeições para reduzir a ingestão de ar.
  • Evitar refeições grandes.
  • Evitar alimentos muito gordurosos, condimentados ou apimentados.

Se esse arroto for acompanhado de outros sintomas, consulte seu médico, pois pode ser indicativo de outros problemas digestivos.

Intolerância alimentar

Em algumas pessoas, quando há intolerância a determinados alimentos, como a lactose ou o glúten, o sistema digestivo costuma reagir de forma incomum. Isso causa desconforto, como arrotos excessivos, mesmo após beber água, pois isso aumenta a distensão gástrica.

Tratamento

Primeiro, você deve identificar a qual alimento é intolerante, para poder eliminá-lo da dieta e substituí-lo por outros alimentos que não causem nenhum sintoma. É aconselhável registrar diariamente os alimentos e as reações para consultar um nutricionista sobre como melhorar sua condição. Pode ser indicado o uso de probióticos, que ajudam a manter o equilíbrio da flora bacteriana intestinal, melhoram a digestão e reduzem os arrotos.

Estresse e ansiedade

O estresse afeta diretamente a digestão; ele é um gatilho comum para muitos problemas de saúde que vale a pena conhecer. O estresse e a ansiedade exacerbam o comportamento de arrotar, pois essa condição causa aumento da ingestão de ar.

Tratamento

É útil praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou ioga, para controlar o estresse e a ansiedade.

Distúrbios gastrointestinais

Em alguns casos, beber água e arrotar pode estar relacionado a condições gastrointestinais, como gastrite, úlcera ou síndrome do intestino irritável, quando o arroto ocorre excessivamente e é acompanhado de outros sintomas, como:

  • Azia.
  • Distensão abdominal.
  • Dor abdominal.

Esses sintomas podem indicar a presença de um problema gastrointestinal.
Tratamento
Em caso de distúrbios intestinais, é aconselhável fazer mudanças na dieta:

  • Evite alimentos irritantes.
  • Comer pequenas porções.
  • Fazer refeições frequentes.

Seu médico provavelmente prescreverá medicamentos para reduzir a azia e promover a motilidade do trato gastrointestinal.

Efeitos colaterais dos medicamentos

Em alguns casos, arrotar após beber água pode estar associado aos efeitos colaterais de um medicamento. Entre os medicamentos que afetam o sistema digestivo e que, de alguma forma, podem aumentar a produção de gases e alterar a motilidade, podemos encontrar:

  • Antiácidos.
  • Antidepressivos.
  • Alguns analgésicos.

Tratamento

Se você mantiver um registro diário dos medicamentos que toma, isso pode ser útil para identificar qual deles está causando o efeito colateral de arroto. Assim, será mais fácil para o médico lidar com a situação. O tratamento pode incluir ajustes na medicação, modificação da dieta e/ou uso de probióticos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Arroto após beber água: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Salazar. J, Moya. M, Rubio. M, Roldán. S, Rodriguez. M, Velverde. J, (2017), Eructos supragástricos. Una entidad a conocer, Elsevier, https://www.elsevier.es/es-revista-gastroenterologia-hepatologia-14-articulo-eructos-supragastricos-una-entidad-conocer-S0210570516300590
  • A. López Higueras,, Protocolo diagnóstico de la aerofagia,, Medicine - Programa de Formación Médica Continuada Acreditado, Volume 11, Issue 1, 2012, https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304541212702597
  • Lúquez-Mindiola, Adán, Moya-Valenzuela, Laura, Gómez-Rodríguez, Andrea, Acuña-Páramo, Alfredo y Pineda-Ovalle, Luis Fernando. (2024). Terapia de rehabilitación diafragmática para el manejo del eructo supragástrico: serie de casos y revisión de la literatura. Revista colombiana de Gastroenterología , 39 (3), 253-259. Publicación electrónica del 15 de octubre de 2024. https://doi.org/10.22516/25007440.1123