Benefícios do bicarbonato de sódio para o cabelo

Benefícios do bicarbonato de sódio para o cabelo

O bicarbonato de sódio é um produto que, apesar de ser muito econômico, possui muitos benefícios para a saúde, por isso se tornou mundialmente famoso por suas propriedades e usos medicinais. Além das propriedades que fornece ao organismo e sua utilização frequente na gastronomia, também ajuda a manter a beleza da pele e cabelo, já que é excelente para reparar, limpar e melhorar a aparência.

Embora existam diversos produtos que prometem manter o cabelo saudável e reluzente, os tratamentos de beleza caseiros podem fazer toda a diferença. É por isto que não é preciso gastar muito dinheiro com tratamentos que prometem deixar o cabelo bonito, às vezes, basta usar um produto barato com excelentes propriedades para alcançar resultados incríveis. Por este motivo, no ONsalus, queremos que você conheça todos os benefícios do bicarbonato de sódio para o cabelo.

Bicarbonato para o cabelo oleoso

Se você está com o couro cabeludo oleoso e não encontra nenhuma solução totalmente eficaz, o bicarbonato de sódio pode ser a melhor opção para acabar com este problema e melhorar sua saúde capilar. Esta alteração no cabelo não só faz com que você perca toda a beleza dele, como também causa mau cheiro, uma vez que causa um excesso de sudoração, podendo vir a ser muito desagradável. Este transtorno pode fazer com o cabelo fique danificado e pouco saudável, por isso que é importante fazer um tratamento adequado.

Para melhorar esta condição misture bicarbonato de sódio e água, preferivelmente em uma proporção de 1:3, e então aplique-o na cabeça quando estiver úmida. Você tem que deixar em repouso durante 5 minutos aproximadamente e, por fim, enxaguar. Isto te ajudará a eliminar o mau cheiro e combater o cabelo oleoso; contudo, é importante que isso não seja feito mais de uma vez por semana.

Bicarbonato de sódio é excelente para acabar com a caspa

A caspa é uma condição muito comum e muitas pessoas a sofrem sem saber como combatê-la. Este transtorno, que costuma ser provocado pela dermatite seborreica, é uma doença inflamatória e escamosa, que faz com que o couro cabeludo fique amarelado. É provável que, se não for tratada corretamente, provoque outras alterações no cabelo.

No entanto, entre os benefícios do bicarbonato de sódio para o cabelo está seu grande poder para combater a caspa. Por isso, basta você molhar seu cabelo, adicionar uma colher de sopa de bicarbonato e fazer massagens suaves de forma circular durante 5 ou 10 minutos. Em seguida, deixe em repouso durante outros 2 minutos e enxague com água natural. Fazendo isto uma vez por semana você poderá ter excelentes resultados.

A seguir, você também pode se interessar por este outro artigo sobre hidratação com abacate para cabelos ressecados.

Bicarbonato para a queda de cabelo

Será que pode usar bicarbonato para cabelo com o objetivo de reduzir a queda? Bem, antes de tudo, saiba que é normal perder certa quantidade de cabelo durante o dia; contudo, quando isto acontece mais do que o normal, pode se tornar em um transtorno sério para muita gente. Embora as pessoas acreditem ser um problema mais comum nos homens, a verdade é que esta condição é frequente em ambos os sexos e pode ser devida a diversos fatores, como uma dieta pouco balanceada, estresse, herança genética, utilização de certos produtos químicos, entre outros.

Devido ao fato do bicarbonato de sódio ser capaz de eliminar substâncias químicas em excesso que podem haver no cabelo, ele é ideal para tratar e prevenir a perda do cabelo. Você pode lavar seu couro cabeludo utilizando uma colher de chá de bicarbonato de sódio e, em seguida, enxaguá-lo com um pouco de vinagre de maçã uma vez na semana para parar a queda do cabelo.

No artigo a seguir do ONsalus você descobre como usar glicerina no cabelo.

Como adicionar bicarbonato ao shampoo

Como o bicarbonato de sódio é de natureza alcalina e suave, ajuda consideravelmente a limpar as substâncias químicas que ficam acumuladas diariamente no cabelo e podem ser prejudiciais para a saúde do couro cabeludo.

Além disso, como o sódio é um excelente produto que equilibra os níveis de ácidos do couro cabeludo, é ideal para ser utilizado como condicionador. Basta você misturar em partes iguais o bicarbonato de sódio com o condicionador ou shamoo e utilizá-lo para lavar sua cabeça normalmente. Este uso do bicarbonato para cabelo traz benefícios interessantes.

Efeitos colaterais do bicarbonato de sódio

É importante lembrar que cada pessoa é diferente e que o corpo pode reagir de diversas formas diante de qualquer substância a qual for exposto e, embora em geral a aplicação de bicarbonato de sódio não chegue a causar nenhum tipo de efeito colateral, se notar qualquer incômodo desde que começou a usá-lo, a melhor coisa a se fazer é suspender seu uso e consultar um médico.

Além disso, utilizar bicarbonato para cabelo em excesso ou por bastante tempo pode vir a gerar problemas no couro cabeludo, tais como:

  • Irritação
  • Ressecamento
  • Queda do cabelo por enfraquecer as fibras de queratina

Por isso, é recomendado não aplicar o bicarbonato de sódio por mais de duas vezes na semana.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do bicarbonato de sódio para o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.