Benefícios do leite de amêndoas

Benefícios do leite de amêndoas

O leite de amêndoas é uma bebida feita de amêndoas moídas que remonta à Idade Média. Ultimamente é muito comum introduzir este elemento na dieta de atletas ou pessoas que têm algum tipo de problema digestivo ou que são alérgicas ao glúten.

Na verdade, ela não deve ser chamada de leite, mas, sim, de bebida de amêndoas, já que o leite é, de fato, de origem animal. A bebida de amêndoas não contém lactose ou colesterol, ao contrário do leite de vaca, e embora não contenha as mesmas proteínas, ela a complementa com os aminoácidos essenciais que contém. Neste artigo do ONsalus explicamos os benefícios do leite de amêndoas e também seus malefícios.

1. Melhora o colesterol

Um dos benefícios do leite de amêndoas é que ele reduz os níveis de colesterol e triglicérides. Ajuda a manter um bom colesterol e a baixar o colesterol ruim, além de ajudar nosso sistema cardiovascular.

2. Boa opção para quem é celíaco

Os celíacos são pessoas que desenvolvem intolerância à farinha de cereais, especialmente ao trigo, embora não seja uma proteína indispensável, as pessoas com esta condição podem procurar substitutos. Quando alérgico ao glúten, é necessário ter uma dieta adequada para evitar este tipo de alimento. Outro dos benefícios do leite de amêndoas é que ele é uma das fontes de proteína que substitui o glúten, devido a sua fonte de aminoácidos e sua capacidade de ser melhor digerido.

3. Tem poucas calorias

O leite de amêndoas tem aproximadamente 40 calorias por copo, o que o torna uma excelente escolha se você quiser perder peso. Também é recomendado para pessoas que devem seguir uma dieta pobre em sódio devido à retenção de líquidos ou hipertensão.

4. Auxilia no combate a problemas digestivos

O leite de amêndoas é rico em fibras, por isso ajuda nos problemas intestinais, pois regula suas funções, permitindo a absorção de açúcar e gorduras e protegendo as paredes intestinais; seu alto teor de potássio é ideal para tratar vômitos e diarréias. Também é recomendado para pessoas que são intolerantes à lactose, pois facilita a digestão da lactose e funciona como um substituto para o leite de vaca. Também é utilizado em processos pós-operatórios, pois os pacientes precisam de alimentos que alimentem, mas que também sejam fáceis de digerir.

A bebida de amêndoas é facilmente digerível porque não causa fermentação no intestino. Assim, é recomendada em casos de digestão pesada, gastrite, prisão de ventre, dentre outras condições

Neste outro artigo falamos sobre o que é bom comer no pós-operatório de apendicite.

5. Pode ser oferecido às crianças

O leite de amêndoas é obtido da prensagem a frio das amêndoas e, por isso, é um produto totalmente natural e equilibrado. Tal como ocorre com outras bebidas vegetais, não tem as mesmas propriedades que o alimento original, pois contém apenas 10% de amêndoas (os 90% restantes são água). No entanto, uma ótima bebida para oferecer às crianças, pois as amêndoas contêm água, proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. Em outras palavras, a grande maioria dos nutrientes que o corpo necessita.

6.Contém aminoácidos essenciais

O leite de amêndoas contém aminoácidos essenciais, já que as amêndoas possuem os oito aminoácidos essenciais, incluindo a arginina, que é essencial para o desenvolvimento infantil.

7. É rico em cálcio

O leite de amêndoas tem uma boa relação cálcio-fósforo, que é altamente eficaz durante a fase de crescimento, pois ajuda na formação dos ossos. Também se destaca por seu alto teor de magnésio, ferro e vitamina E.

Confira os alimentos que fortalecem os ossos.

8. Fortalece os músculos

Sua concentração de potássio é uma importante aliada para os músculos. Este mineral equilibra a quantidade de fluido no corpo e transmite pequenos impulsos nervosos elétricos, o que desempenha um papel fundamental na contração muscular.

9. É refrescante

O leite de amêndoas é perfeito para tomar depois da escola ou depois de praticar algum esporte, pois é refrescante e remineralizante. Como os sucos, ele está disponível em recipientes de uso único.

10. É uma bebida versátil

O leite de amêndoas tem um sabor doce e suave e geralmente é vendido sem adoçar, pois o sabor das amêndoas é naturalmente doce. Por isso, é ideal para fazer smoothies: graças à sua textura e sabor, pode ser misturado com qualquer tipo de fruta (pêra, morango, banana, maçã) para fazer smoothies saborosos.

É ainda um ingrediente que combina bem com tudo: a bebida de amêndoa é muito versátil e pode ser adicionada tanto a receitas doces (panquecas, bolos...) quanto salgadas (bechamel, purês e cremes).

Malefícios do leite de amêndoas

Embora tenha muitos benefícios, consumir leite de amêndoas em excesso ou se você tiver uma patologia específica pode causar problemas para seu corpo. O leite de amêndoas é contra-indicado para bebês, pois eles poderiam desenvolver alergias a nozes, também não é uma fonte conveniente para sua nutrição e eles podem desenvolver problemas de tireóide.

Por outro lado, o leite de amêndoas, devido à sua composição, tem a característica de impedir a absorção adequada de iodo no corpo, o que pode causar problemas na glândula tireóide. Evite opções de leite de amêndoas que contenham muito açúcar, que geralmente é adicionado para melhorar seu sabor, preferindo a versão natural que é livre dele.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do leite de amêndoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Bibliografia
  • Leche de almendras: propiedades, beneficios y valor nutricional. Disponível em: <https://www.lavanguardia.com/comer/materia-prima/20190422/461745811625/leche-almendras-propiedades-beneficios-valor-nutricional.html>. Acesso em 23 de junho de 2022.
  • BENEFICIOS DE LA LECHE DE ALMENDRAS. Disponível em: <https://lactosa.org/beneficios-de-la-leche-de-almendras/>. Acesso em 23 de junho de 2022.