Boca seca ao dormir: causas, tratamento e remédios

Boca seca ao dormir: causas, tratamento e remédios

Algumas vez você já acordou pela manhã com a boca seca? É uma sensação incômoda que afeta o paladar das pessoas. A boca seca ao dormir pode ocorrer por variações na quantidade de saliva que o corpo produz, sendo que a mesma pode ser afetada por alguns transtornos médicos.

A seguir, neste artigo do ONsalus, você encontrará todas as informações sobre a boca seca ao dormir, suas causas e os diferentes tratamentosque você deve seguir de acordo com o seu caso.

Respiração pela boca

A boca seca ao dormir pode indicar que você esteve respirando pela boca durante a noite:

  • Alergias.
  • Estreitamento ou bloqueio dos ductos nasais.
  • Infecção nas vias respiratórias superiores ou um resfriado.

Tratamento

O tratamento indicado nos casos de respiração bucal vai depender da causa que esteja provocando esta condição:

  • Quando se deve a uma infecção de origem bacteriana, o indicado será tomar antibióticos.
  • No caos de alergias, os anti-histamínicos são de bastante ajuda. Os corticosteroides também podem ajudar na inflamação ou congestão nasal.
  • Por sua vez, se a boca seca se deve a um estreitamento ou obstrução, pode ser necessária uma cirurgia para expandir os ductos nasais, o que permitirá melhorar o fluxo de ar através dos ductos nasais, assim não precisará mais respirar pela boca.

Desidratação

A boca seca ao dormir, frequentemente, entre os adultos mais velhos como resultado de um problema de desidratação e, inclusive, como um efeito colateral à ingestão de algum medicamento.

Pode ser que você esteja tomando menos água do que o organismo precisa, lembre-se que esta é expelida pela urina, suor e outros meios. Tanto a diarreia quanto a sudorese excessiva ao praticar algum exercício físico podem provocar a perda de muito líquido, fazendo você se sentir com a boca seca durante o sono.

Tratamento

O ideal é que você consulte um médico, ele, após te avaliar, fará o diagnóstico da desidratação e recomendará que você ingira mais líquidos durante o dia ou depois de suas atividades físicas.

Apneia do sono

Pessoas que sofrem de apneia do sono podem precisar utilizar dispositivos especiais para controlar esta condição, como por exemplo, o uso de uma máscara que é colocada na boca e nariz e sopra ar até as vias respiratórias para mantê-las abertas durante o sono. Este tratamento é eficaz, mas causa a boca seca ao dormir.

Tratamento

Se você sofre de apneia do sono e além disso sente ressecamento na boca ao dormir, seu médico te indicará qual é a melhor opção para controlar esta situação.

Medicamentos

Existem vários medicamentos que podem causar a boca seca ao dormir como efeito colateral, já que interferem na produção de saliva, ainda mais quando são tomados vários destes:

  • Descongestionantes nasais.
  • Anti-histamínicos.
  • Antidepressivos.
  • Antipsicóticos.
  • Certos relaxantes musculares.
  • Diuréticos.
  • Alguns sedativos.
  • Medicamentos utilizados para tratar a hiperatividade.
  • Medicamentos para o tratamento de glaucoma.
  • Antiasmáticos.
  • Medicamentos para tratar a demência ou doença de Parkinson.
  • Medicamentos utilizados para a bexiga.

Tratamento

Se seu ressecamento na boca ao dormir se deve ao fato de que está tomando algum destes medicamentos, deve consultar seu médico, ele decidirá se os mudará ou diminuirá a dose que estiver tomando para evitar que continue ficando com boca seca ao dormir.

Diabetes

As pessoas que sofrem diabetes têm vários motivos pelas quais têm boca seca ao dormir, entre eles, os níveis elevados de açúcar no sangue ou algum medicamento de sua respectiva terapêutica que provoque este efeito colateral neles.

Tratamento

A primeira coisa a ser feita se você sofre de diabetes e está sentindo a boca seca ao dormir é consultar seu médico para ver se ela está controlada ou se a ingestão de algum medicamento esteja provocando este efeito.

Doença de Alzheimer

Esta doença pode afetar a capacidade de se hidratar assim como a de se comunicar com outras pessoas para lhes indicar que precisa tomar água, o que provoca a desidratação e boca seca.

Tratamento

Se você tem a boca seca ao dormir ou ao se levantar, bastará ingerir líquidos como sucos e água para manter o corpo hidratado.

Doença de Sjögren

É uma doença autoimune que afeta o tecido conectivo e as glândulas próximas à boca e aos olhos. O principal sintoma é a boca seca, que comumente afeta as mulheres que passaram pela menopausa.

Tratamento

O tratamento consiste em reduzir o ressecamento da boca e estimular a produção de saliva, para isso, seu médico te recomendará remédios como:

  • Pilocarpina.
  • Cevimeline.

Além disso, te recomendará tomar água com frequência ou mastigar chicletes sem açúcar para estimular a produção de saliva.

Tratamento contra o câncer

Nos tratamentos realizados para o câncer de cabeça e pescoço, a boca seca é um efeito colateral. A radiação na cabeça e pescoço pode causar danos nas glândulas salivares, o que provoca a boca seca a longo prazo.

A quimioterapia também gera a boca seca de forma temporária, a qual pode surgir logo após começar o tratamento, podendo durar meses ou até mesmo anos.

Tratamento

Nos casos onde você apresenta boca seca depois de tratamentos para o câncer, a primeira coisa que o médico te recomendará é manter-se hidratado tomando bastante líquido e esperar que o efeito do tratamento passe.

Tabaco e álcool

Depois de consumir tabaco ou álcool você pode sentir a boca seca, especialmente ao dormir. O álcool é ácido e pode causar desidratação, além de danificar os dentes. O tabaco altera o fluxo da saliva e afeta a saúde bucal.

Tratamento

Se você fuma ou toma álcool e sente a boca seca ao dormir, consulte seu médico, ele te recomendará suspender ambas as substâncias e tomar bastante líquidos para recompor a salivação normal da sua boca.

Consumo de drogas

O consumo de drogas como o ecstasy, a heroína e a metanfetamina, entre seus efeitos colaterais, causam boca seca, já que afetam o fluxo da saliva na boca.

Tratamento

O tratamento da boca seca devido à ingestão destas drogas é a suspensão do consumo das mesmas, desta forma, a salivação normal da sua boca será restaurada.

Envelhecimento

A boca seca ao dormir é comum em adultos mais velhos, podendo aparecer devido a um consumo maior de medicamentos que, entre seus efeitos colaterais, provocam o ressecamento na boca.

Tratamento

Se você está passando por este problema, consulte um médico. Ele avaliará o tratamento que você estiver fazendo e decidirá se o mudará para outro que não gere este efeito colateral.

Remédios para a boca seca ao dormir

Existem alguns remédios a base de ervas que ajudam a estimular a produção de saliva e aliviam a boca seca, entre eles:

  • Aloe vera: o gel ou o suco obtido das folhas do aloe vera é hidratante para a boca. Consumir este suco é uma excelente opção para mantê-la hidratada.
  • Gengibre: é uma erva sialagoga, ou seja, estimula a produção de saliva.
  • Raiz de malvavisco: esta é uma planta tão calmante e hidratante quanto o aloe vera, seu principal efeito e manter a boca hidratada enquanto é consumida.
  • Nopal: é utilizado para melhorar a boca seca, pois estimula a produção de saliva de forma que seja possível evitar a hipossalivação.

Além do consumo destes remédios naturais para a boca seca ao dormir, você deve seguir algumas recomendações como:

  • Tomar bastante água para manter a hidratação, isto aliviará a boca seca.
  • Evitar o consumo de medicamentos que dentro de seus efeitos colaterais esteja o ressecamento da boca, como: anti-histamínicos, anti-hipertensivos, medicamentos hormonais, broncodilatadores.
  • Evitar o consumo de bebidas que contenham cafeína.
  • Reduzir o consumo de álcool.
  • Parar de fumar.
  • Reduzir o consumo de açúcar.
  • Mastigar chicletes sem açúcar.
  • Melhorar o cuidado bucal e usar enxaguantes bucais sem álcool.

Agora que você já sabe as possíveis causas para a boca seca ao dormir, recomendamos que leia este outro artigo sobre garganta seca à noite, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Boca seca ao dormir: causas, tratamento e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • Goulart, J. D., de Almeida, J. C., da Silva Leardini, J. M., da Silva, J. F., Abrahão, J. M. B., Silva, J. B., ... & Teixeira, M. A. (2016). Xerostomia e suas causas na Odontologia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (3), 99-103.
  • Valicena, M., & Escalona, L. A. (2001). Manejo Terapéutico del paciente con Xerostomía. Acta odontológica venezolana, 39(1), 70-79.