Bolinhas vermelhas nos braços: causas e tratamento

Bolinhas vermelhas nos braços: causas e tratamento

Sofrer uma erupção cutânea pode ser algo realmente incômodo: a coceira, a ardência ou simplesmente o desconforto estético que ela gera podem fazer com que você busque todos os tipos de soluções, ainda mais sendo em uma área tão visível como os braços.

Diagnosticar de forma correta a origem do problema é fundamental para resolver estas lesões com sucesso.

É por isso que neste artigo do ONsalus você encontrará tudo o que precisa saber sobre as causas das bolinhas vermelhas nos braços e seu tratamento.

Alergia na pele

Uma erupção cutânea com vermelhidão, coceira e lesões como espinhas na pele pode corresponder a uma alergia, também conhecida como eczema.

Esta costuma esta relacionada com algum alimento ou elemento específico do ambiente e que para outras pessoas não causa problemas, mas para o alérgico provoca uma reação exagerada do organismo.

O tratamento inclui evitar aquilo que provoca a alergia, utilizar cremes com anti-histamínicos ou corticoides e, as vezes, tomar medicamentos com estas propriedades.

Se você costuma ter este tipo de problema, é conveniente prevenir seu aparecimento:

  • Mantendo a pele hidratada com emulsões naturais ou hipoalérgicas;
  • Evitando alimentos processados, laticínios e o excesso de carne.

Bolinhas vermelhas nos braços devido ao sol

Se você deixava seus braços descobertos ao se expor excessivamente ao sol, pode ser que essa seja a causa da erupção na pele.

Isto também pode acontecer com uma exposição mínima em certos casos:

  • Pele muito branca, sensível ou alérgica;
  • Ingestão de alguns antibióticos ou medicamentos que causem sensibilidade ao sol: certos antibióticos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, diurético.

Nestes casos, pode acontecer de você sentir ardência, dor ou notar um avermelhamento na área, coceira e calor.

Você pode melhorar estas bolinhas vermelhas aplicando compressas úmidas frescas. Cuidado, não aplique gelo, pois pode queimar sua pele.

Você também pode usar um creme. É recomendável passar o gel de aloe vera, já que refrescará a área e também diminuirá a inflamação e irritação.

Erupção cutânea por doenças inflamatórias da pele

Existem algumas doenças inflamatórias que podem causar lesões avermelhadas, descamação, coceira ou ardência na pele dos braços, como é o caso da psoríase ou do líquen plano.

As lesões também podem estar em outras áreas da pele e, inclusive, podem afetar as unhas, o couro cabeludo ou as mucosas. Para o tratamento destas doenças, seu médico ou médica pode indicar loções, cremes ou medicamentos via oral para controlar os sintomas.

Melhorar seus hábitos alimentares pode te trazer grandes benefícios. Acima de tudo, você deve evitar se coçar, já que isto agravará as lesões. Em casos de muito desconforto, você pode aplicar compressas umedecidas com água fresca ou com infusões naturais de verônica, tomilho ou ênula campana.

Infecções que podem aparecer como bolinhas vermelhas

Entre as infecções que pode se manifestar com bolinhas vermelhas, temos:

Infecções virais

Alguns vírus podem gerar as lesões avermelhadas que coçam, como é o caso da catapora ou o sarampo. No caso da catapora, as vesículas, ao se romperem, liberam um líquido claro e levam ao aparecimento de crostas.

Costumam aparecer sintomas respiratórios e mal-estar com febre nos primeiros dias, inclusive antes de aparecer a erupção.

As bolinhas vermelhas costumam melhorar sozinhas depois de alguns dias. Somente devem ser tratados os sintomas. Você pode passar talco mentolado, caso esteja com muita coceira, ou pode tomar algum anti-histamínico.

Você não deve tomar aspirina para diminuir a febre.

Infecções bacterianas

Se na área onde estão as bolinhas vermelhas você já teve alguma lesão de pele ou se arranhou muito, a causa da vermelhidão, dor e inchaço talvez seja uma bactéria. Isto costuma ser pior em pessoas que têm uma imunidade mais baixa, como as que sofrem de diabetes.

Normalmente, costumam ser necessários antibióticos locais ou por via oral.

Infecções parasitárias

Como é o caso da escabiose, mais conhecida como sarna. Neste caso, os ácaros costumam escolher as áreas entre os dedos, pulsos e antebraços para se instalarem. As lesões costumam coçar muito de noite. Pode haver lesões em outras áreas do corpo, como a genital.

Existem cremes e loções especiais com permetrina para tratar a sarna. Também é necessário lavar a roupa de cama com água quente diariamente. O tratamento deve ser feito em toda a família.

Infecções micóticas

Podem ser notadas, sobretudo, quando a pele fica enrugada por causa da umidade constante. A pele pode apresentar uma cor avermelhada, arder ou coçar e podem ser vistas manchas brancas.

O tratamento consiste em evitar a umidade e utilizar cremes antifúngicos.

Dermatite de contato

As bolinhas vermelhas nos braços podem ocorrer devido ao contato direto da pele dos antebraços com alguma substância. Por exemplo a:

  • Umidade permanente
  • Substâncias irritantes, como produtos de limpeza ou cosméticos.
  • Substâncias como o látex, que afeta somente as pessoas que têm alergia a ele.

As lesões deste tipo costumam coçar ou arder, a pele fica vermelha e pode descamar ou ficar mais seca que o normal.

Para melhorar este problema, é necessário:

  • Parar de ter contato com a substância irritante.
  • Evitar a umidade constante.
  • Hidratar a pele com cremes naturais, sem substâncias químicas ou hipoalérgicas.
  • Usar luvas de algodão por debaixo dos látex ou plástico e trocá-las quando umedecerem.

Urticária na pele por picadas de insetos

Mosquitos, aranhas, pulgas costumam ser os insetos que mais frequentemente causam erupções com espinhas ou urticárias que coçam bastante.

Para melhorar essa coceira, você pode aplicar compressas frias e deve evitar se arranhar, a fim de não infectar ainda mais a pele.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolinhas vermelhas nos braços: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Muzumdar S, Rothe MJ, Grant-Kels JM. The rash with maculopapules and fever in adults. Clin Dermatol. 2019;37(2):109-118. doi:10.1016/j.clindermatol.2018.12.004
  • Liang Y, Sarkar MK, Tsoi LC, Gudjonsson JE. Psoriasis: a mixed autoimmune and autoinflammatory disease. Curr Opin Immunol. 2017;49:1-8. doi:10.1016/j.coi.2017.07.007
  • Guarrera M. Polymorphous Light Eruption. Adv Exp Med Biol. 2017;996:61-70. doi:10.1007/978-3-319-56017-5_6
  • Schneller-Pavelescu L, Vergara-de Caso E, Blanes MM. Papular Eruption on Sun-Exposed Skin. Erupción papulosa fotodistribuida. Actas Dermosifiliogr. 2019;110(4):309-310. doi:10.1016/j.ad.2017.11.024