Cãibras nos dedos dos pés: causas e soluções

Cãibras nos dedos dos pés: causas e soluções

É provável que, pelo menos uma vez na vida, você já tenha sentido uma forte contração em algum dos dedos do seu pé, fazendo com que tenha de parar o que estava fazendo. Este tipo de desconforto é chamado de cãibra e pode ocorrer em diferentes partes do corpo, como mãos, pernas, pés e tanto nos dedos das mãos quanto dos pés.

Ocorrem ao fazer muita atividade física, ou estão avisando sobre alguma possível doença circulatória, ou ainda estão relacionadas com algum problema do sistema nervoso. Se você quer saber mais sobre as causas das cãibras nos dedos dos pés e como acabar com elas, continue lendo este artigo do ONsalus.

Por que temos cãibras nos dedos dos pés?

As causas das cãibras nos dedos dos pés podem ser diversas, entre as quais é possível mencionar:

Usar calçados apertados

O uso de sapatos estreitos causa pressão na musculatura e na parte vascular e nervosa dos pés, gerando assim o surgimento das cãibras. O uso de sapato apertado pode causar o aparecimento do neuroma de Morton, que se caracteriza pelo surgimento de cãibras nos dedos dos pés, especialmente, no terceiro ou quarto dedo.

Desidratação

Esta situação surge mais frequentemente em atletas, devido a perda excessiva de líquidos, isto também causa diminuição do cálcio, potássio e magnésio. Estes últimos são os responsáveis pelo aparecimento dos espasmos musculares nos pés e em outras partes do corpo.

Gravidez

Durante esta etapa, as pernas e os pés ficam inchados como consequência das mudanças hormonais e aumento de peso, o que leva ao surgimento de transtornos venosos que favorecem o surgimento das cãibras nos dedos dos pés.

Problemas biomecânicos

Pisar errado ou ficar muito tempo na mesma posição pode causar o aparecimento de cãibras nos dedos dos pés.

Doenças

  • Diabetes: as pessoas que sofrem de diabetes a bastante tempo apresentam alteração nas fibras musculares, por isso as cãibras surgem depois de anos com a doença.
  • Hipotireoidismo: a alteração da glândula tireoide diminui a produção de hormônios, causando o aparecimento de alguns sintomas, como cansaço, aumento de peso, frio, dores musculares e cãibras.
  • Anemia: este transtorno do sangue pode gerar o aparecimento de cãibras causadas pela diminuição do fluxo sanguíneo até os tecidos.
  • Insuficiência renal: a insuficiência renal causa alteração nos eletrólitos de sódio, cálcio e potássio. Isto gera o surgimento de cãibras em diferentes partes do corpo.

Medicamentos

O consumo de certos medicamentos traz consigo o aparecimento das cãibras. Este é o caso dos diuréticos, que geram uma perda de líquido com eletrólitos (como o potássio), podendo gerar as cãibras nos dedos dos pés.

Envelhecimento

As cãibras nos dedos dos pés surgem com frequência a partir dos 50 anos de idade. Isto ocorre devido a perda de cálcio dos ossos e da elasticidade dos músculos. Conforme vamos ficando mais velhos, a função vascular, bem como a nervosa, é afetada, causando o aparecimento das cãibras.

Como acabar com as cãibras nos dedos dos pés

Se você sofre de cãibras nos dedos dos pés, siga estes conselhos e verá como esta condição melhorará muito mais rápido:

  • Mova os dedos dos pés, flexione-os, levante o pé e apoie o calcanhar no chão. Você deve repetir isto até a dor desaparecer.
  • Quando tiver uma cãibra, coloque todo seu peso sobre o pé afetado, assim ela passará em alguns segundos.
  • Se a cãibra persistir, pode aplicar calor com um pano úmido e quente nos dedos do pé.
  • Use um calçado adequado para a atividade que for fazer, de forma que seu pé fique confortável.
  • Ao fazer alguma atividade física, você deve se hidratar, a fim de evitar a perda de eletrólitos que causam o aparecimento das cãibras.
  • Fazer uma boa massagem nos pés, especialmente depois de uma atividade física ou se está muito cansado, te ajudará a evitar este incômodo. Neste sentido, você deve esfregar os pés até conseguir relaxar seus músculos.
  • Fazer alongamentos diariamente diminui a predisposição em ter cãibras.
  • Mantenha uma dieta saudável, rica em frutas e verduras com bastante fibras.

Remédios caseiros para cãibras nos dedos dos pés

Existem remédios caseiros utilizados com excelentes resultados para tratar as cãibras nos dedos do pé. A seguir, você conhecerá alguns deles:

  • Arnica: é usada para prevenir e curar condições circulatórias, além disso, tem um efeito anti-inflamatório. A arnica pode ser utilizada na forma de infusão, submergindo os pés nela por volta de 10 a 15 minutos ou utilizando a tintura, colocando-a em um recipiente e deixando os pés de molho. Isto pode ser feito 1 a 2 vezes ao dia, até que as cãibras desapareçam.
  • Ginkgo biloba: conta com propriedades para melhorar a circulação e anti-inflamatórias. Você deve ferver 3 colheres de folhas de ginkgo biloba com uma xícara d'água por aproximadamente 10 minutos, em seguida deixe este chá descansar para que você consiga bebê-lo. Pode tomar de 1 a 2 xícaras ao dia.
  • Óleos essenciais: os de tomilho, alecrim, pinheiro e eucalipto permitem relaxar a área que está com cãibra. Basta colocar algumas gostas destes óleo em uma toalha, cobrir os pés com ela e deixar agir por alguns minutos.
  • Castanha-da-índia: os problemas circulatórios podem desencadear o aparecimento das cãibras, por isso, o uso desta planta melhora a circulação, dando uma melhor oxigenação aos tecidos. Esta planta é vendida em cápsulas e você pode tomá-las diariamente em uma dose de 500 mg, 2 vezes ao dia.
  • Cavalinha: é uma planta utilizada na restauração de minerais e eletrólitos, como o silício e o potássio. Você pode tomá-la diariamente na forma de chá, desta forma conseguirá repor o mineral ou eletrólito que estiver faltando e causando a presença das cãibras nos dedos do pé.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cãibras nos dedos dos pés: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Principal, E. P. Espasmos en las manos o en los pies.
  • Steichen, O., & Ameri, A. (2010). Calambres. EMC-Tratado de Medicina, 14(4), 1-8.