Como acabar com espinhas nas nádegas

Como acabar com espinhas nas nádegas

A presença de espinhas nas nádegas pode ser desagradável e incômoda para as pessoas que as sofrem. Estas lesões são geradas por diferentes causas.

É preciso levar em conta que o tratamento das espinhas pode variar dependendo da região do corpo onde estiverem. No caso das nádegas, é possível recorrer a remédios caseiros em alguns casos, mas em outros será necessário consultar um dermatologista.

Te convido para que continue lendo este artigo do ONsalus no qual explicamos como acabar com espinhas nas nádegas facilmente.

Por que saem espinhas nas nádegas

O aparecimento de espinhas nas nádegas não se deve apenas a problemas com acnes, uma vez que existem outras condições capazes de desencadeá-las, entre elas:

Foliculite

Consiste na inflamação dos folículos pilosos, a qual se torna evidente pelo aparecimento de pequenas proeminências superficiais que causam coceira e dor. Podem ser vistas nos glúteos por diferentes motivos, como:

  • Presença de fungos.
  • Bactérias como o Staphylococcus aureus.
  • Falta de higiene.
  • Transtornos na alimentação.
  • Uso de roupas justas ou apertadas por causa do aperto que provocam. Costuma acontecer especificamente quando se pratica exercícios e veste roupas para praticar atividades físicas durante muito tempo.

No artigo a seguir, explicamos como tratar a foliculite nas nádegas.

Queratose pilar

Esta é uma condição cutânea muito comum marcada pela presença de pequenas protuberâncias vermelhas ou da cor da pele. É provável que a olho nu não seja notadas e sejam percebidas apenas quando você passa a mão sobre a pele.

Estes nódulos são vistos através do acúmulo de queratina, uma proteína encarregada de formar uma camada protetora na superfície da pele ao redor da abertura dos poros. Até o momento, não se conhece o motivo pelo qual há o acúmulo da queratina até formar uma tampa dura, criando assim a presença de uma espinha.

Além de surgir nos glúteos, esta lesão pode ser vista na parte posterior dos braços, assim como na frente das coxas. Felizmente, trata-se de uma alteração inofensiva.

Furúnculos

São conhecidos como abscessos cutâneos. Se formam pelo acúmulo de espinhas grandes nos glúteos. Os furúnculos se desenvolvem na hora que o folículo piloso é infectado.

A Staphylococcus aureus é a bactéria que comumente causa o aparecimento dos furúnculos, contudo, existem outras bactérias que também podem causá-la, como a Streptococcus ou a Pseudomona. A infecção por fungos também pode causar os furúnculos. Estes últimos aparecem em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas nádegas.

Como acabar com espinhas nas nádegas

Para eliminar as espinhas da bunda, assim como em qualquer parte do corpo, é necessário seguir algumas recomendações:

  • Manter a higiene da área afetada. Para isso, será necessário utilizar limpadores ou géis de banho que contenham hidroxiácido e peróxido de benzoíla para combater o crescimento das bactérias, o acúmulo de pele morta e a produção em excesso de sebo.
  • Usar loções assim, bem como aerossóis medicinais pode complementar a rotina de tratamento para acabar com as espinhas no bumbum. Os segundos são uma excelente opção para os lugares onde é difícil aplicar o tratamento, como as costas e os glúteos. O spray corporal de ácido salicílico com aloe vera seca rapidamente, protegendo a pele do ressecamento.
  • Além disso, os cremes esfoliantes evitam que os folículos pilosos sejam bloqueados e, desta forma, a pele é mantida suave. Você deve aplicá-la uma vez por semana para acelerar a renovação celular e manter a pele hidratada.
  • Os antibióticos orais ou tópicos serão utilizados em casos de infecção. Neste sentido, devem ser prescritos por um médico especialista após a avaliação médica.
  • Recomenda-se usar roupas íntimas e pijamas transpiráveis de algodão. É melhor evitar tecidos sintéticos.
  • Evite o atrito com qualquer tipo de roupa, utilize roupas folgadas e de algodão. Assim será mais fácil prevenir as espinhas nas nádegas.
  • Mantenha uma alimentação saudável, esta tem um papel fundamental no aparecimento de condições cutâneas. Se, pelo contrário, esta for desequilibrada ou rica em doces, existe um risco maior de ter problemas na pele.

Remédios caseiros para espinhas nas nádegas

Existem alguns produtos para o tratamento caseiro de espinhas nas nádegas que possuem propriedades curativas, entre eles:

  • Sal marinho: é utilizado por causa do seu efeito anti-inflamatório e para ajudar a secar as espinhas rapidamente. É importante usá-lo através de um peeling no banheiro com água morna. Para isso, dissolva uma colher de sopa de sal marinho em água morna e aplique-a nas nádegas fazendo uma massagem com movimentos circulares.
  • Argila: a argila possui propriedades curativas adstringentes, anti-inflamatórias, desintoxicantes e depurativas. É utilizada como um esfoliante corporal devido ao fato de que limpa até o ponto de regenerar a pele onde é aplicada. Para sua aplicação, misture 3 colheres de chá de argila em um copo de infusão morna de camomila. Em seguida, aplique a mistura sobre a pele do glúteo, deixe agir durante 20 minutos, então, retire-a com água em abundância. Para controlar as espinhas no bumbum, você deve fazer este processo duas vezes na semana.
  • Cúrcuma: é um remédio natural que ajuda a prevenir a foliculite nas nádegas. Contém curcumina, um composto ativo que age contra o Staphylococcus aureus, que é a principal bactéria causadora desta alteração. Para obter seus benefícios, prepare uma pasta com cúrcuma e água e aplique-a diretamente na área da lesão até que ela desapareça.
  • Vinagre: um dos componentes do vinagre é o ácido acético, o qual possui um efeito antibacteriano que ajuda a equilibrar a pele. Adicione uma xícara de vinagre de maçã ou vinagre natural em uma banheira com água morna, depois, entre na água. Você pode repetir este processo duas ou três vezes por semana até ver uma melhora nas lesões.

Agora que você sabe os motivos e como tratar as espinhas nas nádegas, não perca este artigo sobre como acabar com as espinhas na testa.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com espinhas nas nádegas, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Esteban Jiménez, Ó., Pérez Oto, E., & López Félez, C. (2018). Foliculitis por Pseudomonas. Revista Clínica de Medicina de Familia, 11(2), 116-119.
  • PILOSEBÁCEO, F. (2003). Clínica y tratamiento. FARMACIA PROFESIONAL, 17(1).