Como baixar a febre em adultos em casa

Como baixar a febre em adultos em casa

A febre é um dos sintomas mais comuns, já que muitas doenças podem começar desta forma ou tê-la como possível sintoma em algum momento. Na verdade, recentemente foi demonstrado que não é tão prejudicial como se acreditava, embora cause muito mal-estar, durante uma infecção pode ser benéfica para impedir a proliferação das bactérias.

Se você quer saber como baixar a febre em adultos em casa com medicamentos e com remédios caseiros, quando é considerado que um adulto está com febre e quando é conveniente consultar um(a) profissional, te convidamos para continuar lendo este artigo do ONsalus.

Quando ocorre a febre em adultos?

A temperatura corporal é um fenômeno muito complexo e do qual cada vez se conhece mais. Tem sido visto que ela é benéfica para combater infecções, por isso que não é adequado combatê-la com antipiréticos logo que começar, já que tem sua função, por mais que não seja uma sensação agradável. No entanto, em crianças ou adultos, pode ser prejudicial se esta durar muito tempo.

Geralmente, existe o conceito na prática médica que uma pessoa, seja adulto ou criança, que tenha mais de 38°C, está com febre, e isto é verdade. Embora atualmente seja considerado que temperaturas acima dos 37,2°C medidas na axila ou ouvido, 37,3 °C medida na boca ou 37,5°C se o termômetro for colocado no reto já sejam consideradas febres se virem acompanhadas de sudoração, pele avermelhada e respiração agitada (hiperventilação).

Em idosos, o assunto é mais complicado, porque diante de uma infecção, eles podem não apresentar aumento da temperatura devido ao fato de que a resposta do seu corpo, às vezes, é mais lenta ou não ocorre da mesma forma. Desta forma, é importante prestar atenção a mudanças de comportamento, desorientação, perda de apetite, sonolência, entre outros. Entretanto, esta é uma das causas pelas quais as infecções em adultos mais velhos, às vezes, são mais graves ou difíceis de diagnosticar precocemente.

Nem sempre as infeções são as causadoras da febre, existem muitas razões que geram este desequilíbrio corporal, por isso que diante de uma febre persistente é conveniente consultar um médico. No seguinte artigo, respondemos se alergia dá febre?

Medicamentos para baixar a febre

Existem diferentes medicamentos que podem ser utilizados para baixar a febre em adultos. Se um médico te indicar, eles podem ser alternados caso um deles não seja suficiente para controlar a temperatura elevada.

O que tem melhor efeito e menor quantidade de efeitos colaterais é o paracetamol, por isso que os médicos o indicam mais frequentemente diante deste sintoma. É possível tomá-lo em doses de 500mg a cada 6 horas ou 1g a cada 12 horas.

Outro medicamento que costuma ser usado é o ibuprofeno, pode ser considerado como segunda opção ou quando há outros problemas associados. A dose para um adulto é de 400mg a cada 8 horas ou 600mg a cada 12 horas.

Caso necessário, a dipirona também pode ser usada para combater a febre. Ela foi associada a alguns problemas sanguíneos, o que tem levado a diminuição do seu uso nos últimos anos, mas quando seu uso é controlado e o caso é avaliado, o médico pode indicá-lo.

Outra alternativa é a aspirina (ácido acetilsalicílico), mas como esta tem vários outros efeitos, entre eles de ser anticoagulante, seu uso regular não é aconselhado sem a indicação expressa de um médico.

Remédios caseiros para baixar a febre

Existem várias formas de diminuir a febre de forma natural sem medicamentos, mas devemos nos lembrar que a febre tem seu efeito benéfico para combater a infecção presente, por isso que suportar um pouco o mal-estar que ela provoca pode ser bom para o organismo:

  • Banho: um banho com água em temperatura ambiente ou levemente fria é adequado para ajudar a diminuir a temperatura corporal.
  • Deixar os pés de molho: quando todo o corpo está quente, inclusive os pés, deixar eles de molho em água fria pode ajudar a diminuir esta sensação de calor, já que além de diminuir a temperatura, ajudará a melhorar a circulação de todo o corpo ao favorecer o retorno venoso.
  • Panos de água fria ou compressas: podem ser feitos somente com água ou também com água e terra ou argila (fazendo um tipo de barro). Nesta última técnica, o barro deve ser colocada entre dois panos. Ambos os jeitos ajudam a esfriar o corpo. Se estes panos forem aplicados sobre o abdômen, ajudam a manter todo o corpo fresco.
  • Cuide de sua alimentação: tem sido visto que uma dieta leve rica em frutas e verduras cruas ajuda na recuperação do organismo, já que se o corpo não tem demandas do seu aparelho digestivo pode se ocupar com o funcionamento do que está precisando neste momento: combater uma infecção. É comprovado que os alimentos cozidos aumentam a temperatura corporal quando você está saudável.
  • Coma somente se tiver fome: não se obrigue a comer se seu corpo não pedir, o repouso corporal muitas vezes deve vir acompanhado do gástrico.
  • Beba bastante água: deixe de lado outras bebidas com açúcar ou adoçantes, a água pura, chá de ervas naturais ou sucos de frutas te manterão hidratado, outras bebidas, pelo contrário, podem dificultar com que seu corpo se recupere.
  • Limão: o suco de limão recém espremido é um bom remédio caseiro para baixar a febre. Deve ser tomado longe das refeições (1 hora antes ou 2 depois).
  • Suco de cenoura: devido as suas propriedades revitalizantes e sua alto conteúdo em minerais e vitaminas A, B e C, é utilizado para diminuir a temperatura corporal quando esta está alta.
  • E o mais importante: fique de repouso.

Febre em adultos: quando ir ao hospital?

  • Um adulto com febre que não passa ou cuja febre volta com o passar de poucas horas antes de dar o horário da próxima dose, deve consultar um médico.
  • Uma febre persistente por vários dias também deve ser um motivo para se consultar.
  • Todo adulto mais velho com febre deve consultar um hospital, porque, como foi dito anteriormente, eles dificilmente manifestam temperaturas elevadas, sendo que uma febre já representa um sintoma grave na maioria das vezes.
  • Se uma pessoa com febre apresenta dificuldade respiratória grave, dor abdominal, vômitos ou alteração de consciência (como sonolência, desorientação, etc.) também deve ir para um posto de saúde o quanto antes.

Você pode ver mais informações sobre este assunto consultando o artigo quando ir ao médico por febre.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar a febre em adultos em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema imunitário.

Bibliografia
  • Cunha BA, Lortholary O, Cunha CB. Fever of unknown origin: a clinical approach. Am J Med. 2015;128(10):1138.e1–1138.e15. doi:10.1016/j.amjmed.2015.06.001
  • Tansey EA, Johnson CD. Recent advances in thermoregulation. Adv Physiol Educ. 2015;39(3):139–148. doi:10.1152/advan.00126.2014
  • Harden LM, Kent S, Pittman QJ, Roth J. Fever and sickness behavior: Friend or foe?. Brain Behav Immun. 2015;50:322–333. doi:10.1016/j.bbi.2015.07.012