Como baixar os leucócitos de forma natural

Como baixar os leucócitos de forma natural

Entre os compostos presentes no sangue estão os leucócitos, ou glóbulos brancos, chamados assim porque não contêm pigmentos. Estas células sanguíneas são produzidas pela medula óssea e o tecido linfático e estão presentes em todo o organismo, especialmente nos gânglios, amígdalas, linfa, baço e adenoides.

Os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico, ou seja, têm como principal função proteger o organismo contra qualquer agente patógeno que entrou ou substância estranha, e assim controlar diversas doenças. Por este motivo, é sempre importante contar com níveis adequados destas células, mas um aumento das mesmas pode ser um indicativo de que algo não está bem no corpo e o mais adequado é consultar um especialista para te examinar.

Quando os glóbulos brancos estão altos, o tratamento pode ser feito de diferentes formas. Se você está se perguntando como baixar os leucócitos de forma natural, neste artigo do ONsalus te oferecemos algumas alternativas que você pode utilizar como complemento.

Causas dos leucócitos altos

A condição do aumento na quantidade de leucócitos no sangue é conhecida como leucocitose e pode ocorrer porque sua produção é muito acelerada, sendo liberados em mais quantidade sem deixar reservas ou não são capturados corretamente pelos tecidos. Estas alterações podem ter diversas causas, entre as principais causas dos leucócitos altos, estão:

  • Inflamação em alguma parte do corpo, o que pode ser devido desde uma pancada até doenças inflamatórias como a artrite.
  • Infecção.
  • Estresse.
  • Reação alérgica.
  • Feridas no tecido, por exemplo por uma queimadura.
  • Certos medicamentos, principalmente os corticosteroides, a aspirina e a heparina.
  • Consumo de drogas ou estupefacientes.
  • Leucemia.
  • Tumor na medula óssea.
  • Doenças autoimunes.

Neste outro artigo você pode conhecer quais são as funções das plaquetas.

Frutas para baixar os leucócitos

Devido ao fato de que o aumento dos glóbulos brancos é majoritariamente uma resposta para combater alguma alteração, um tratamento para conseguir que eles baixem é preciso reforçar o sistema imunológico e as frutas cítricas são uma excelente maneira de fazer isso de forma natural, já que são ricas em vitamina C, ácido cítrico, limonoides, flavonoides e óleos essenciais. Por isso, ao consumi-las, estes nutrientes fornecem ao organismo propriedades antioxidantes, depurativas e anti-inflamatórias que favorecem:

  • A proteção das células.
  • A eliminação de substâncias prejudiciais.
  • A diminuição do processo inflamatório.

Para baixar os leucócitos de forma natural é possível comer diretamente a fruta ou preparar sucos com elas, especialmente o limão, a laranja, a lima e a tangerina.

Como baixar os leucócitos elevados no sangue: alho

O alho é muito popular como remédio caseiro para melhorar a circulação e evitar doenças cardiovasculares, controlar a diabetes, para perder peso, prevenir a retenção de líquidos, favorecer a digestão, entre muitas outras condições. Além disso, é o alimento mais completo e ideal para baixar os leucócitos de forma natural.

Além de aumentar a imunidade e fazer com que não seja necessário que o organismo gere uma grande quantidade de glóbulos brancos para combater certas condições, vale destacar seu efeito para eliminar as bactérias e os parasitas que produzem infecções, também diminui a inflamação e as reações alérgicas, todas elas principais causas dos leucócitos altos, por isso que sua concentração sempre tende a diminuir ao controlar a alteração. Estes benefícios são conseguidos comendo diariamente 1 ou 2 dentes de alho cru previamente esmagados.

No seguinte artigo de ONsalus te explicamos os benefícios do alho para a saúde.

Alimentação para baixar os leucócitos

Com as sementes de linhaça é possível baixar os leucócitos de forma natural, já que estas sementes, graças ao seu conteúdo rico em ômega 3, tem propriedades anti-inflamatórios e que previnem a proliferação de células cancerígenas, enquanto que sua composição mucilaginosa atrai substâncias prejudiciais e favorece sua eliminação, desta forma, se diminuem as alterações que fazem com que o organismo produza mais glóbulos brancos.

É especialmente importante para tratar doenças inflamatórias, nas quais os leucócitos frequentemente podem estar altos. Uma opção para consumi-las é adicionar uma colher de chá de linhaça em um copo com água e deixar de molho por 12 horas para depois tomar tudo, inclusive as sementes.

No entanto, o mais recomendado é comer as sementes de linhaça moídas para aproveitar melhor o ômega 3. Para isso, é preciso triturar a linhaça em casa, o suficiente para uma semana, e conservá-las em um recipiente hermético na geladeira, isto porque oxidam rapidamente. Pode-se adicionar 1 ou 2 colheres das sementes de linhaça em alimentos como o iogurte, cereal ou para preparar batidas.

Remédios para baixar os glóbulos brancos: cenoura

O efeito das cenouras para diminuir os glóbulos brancos consiste em fortalecer o sistema imunológico e fazer com que o organismo não precise de uma alta quantidade deles para se defender ou participar no processo de cicatrização. Isto ocorre graças, principalmente, ao seu conteúdo rico em betacarotenos, os quais também são antioxidantes e, junto com a vitamina C, ajudam a proteger as células de elementos nocivos e aceleram a cura das feridas na pele.

Para aproveitar as propriedades das cenouras na diminuição dos leucócitos altos de forma natural é muito fácil, já que podem ser consumidas cruas, raladas e com um pouco de limão. Também podem fazer parte de saladas de frutas ou junto com outros alimentos. Contudo, é preciso considerar que os betacarotenos se oxidam rapidamente, sendo melhor consumi-las logo após ralá-las ou cortá-las.

Alimentos que baixam os leucócitos: peixes oleosos

Se está em dúvida do que comer para baixar os glóbulos brancos, um dos melhores alimentos são os peixes oleosos, nos quais estão inclusos o salmão, a truta, o bacalhau, o atum, a cavala, a sardinha, anchova, biqueirão, bonito, carapau, entre outros. Assim, existe uma vasta gama de opções e pratos não fritos para alternar na nossa alimentação diária, já que também são excelentes para manter o organismo saudável, especialmente contra alterações cardiovasculares.

Seu conteúdo rico em ácidos graxos, ômega 3 e gorduras EPA e DHA os tornam um dos alimentos com maior efeito anti-inflamatório, reduzindo a liberação de leucócitos para controlar este processo muito comum. Da mesma forma, favorecem a ação dos antioxidantes no organismo prevenindo danos às células. Sua ingestão é muito recomendada para aquelas pessoas que sofrem de doenças inflamatórias e predisposição a ter células cancerígenas, cujo conteúdo em glóbulos brancos se mantém constantemente alto.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar os leucócitos de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema imunitário.