Como curar um machucado no freio da glande

Como curar um machucado no freio da glande

O freio da glande ou freio do pênis nada mais é que uma dobra de pele, de forma triangular, que está localizado na parte inferior da glande e no interior do prepúcio, ajudando a retrai-lo. O freio conta com diversos receptores nervosos, sendo considerado uma área erógena. As funções deste pedaço de pele são bem definidas: uma delas é ajudar a devolver o prepúcio retraído à sua posição normal durante a flacidez.

Mas quando o freio é muito curto, este movimento fica restringido e causa incômodos durante a atividade sexual. Neste caso, é provável que o freio se rompa e apareçam feridas, as quais provoquem dor e sangramento. Isto costuma ser tratado com medidas básicas de primeiros socorros mas, para eliminar a causa de forma definitiva, será necessária a realização de algum deste procedimentos cirúrgicos: frenuloplastia, frenectomia ou circuncisão.

Se quer saber mais sobre este assunto, te convidamos para que continue lendo este artigo do ONsalus sobre como curar um machucado no freio da glande.

O que é o freio da glande e quais são suas funções

O freio é uma dobra de pele de forma triangular, localizada desde o meato uretral até o corpo do pênis. Ele une a glande com a parte interior do prepúcio, ajudando a retrair o prepúcio sobre a glande durante a flacidez do pênis.

O freio fica sensível quando o homem retrai o prepúcio ou durante a ereção, do contrário, permanece guardado ou oculto atrás do prepúcio. Conta com diversas terminações nervosas, sendo considerada uma área erógena no homem.

As funções do freio da glande são bem definidas:

  • Protege a glande quando o pênis está flácido, já que ajuda a manter o prepúcio em sua posição, ou seja, sobre a glande.
  • Permite o deslocamento do prepúcio durante as relações sexuais.
  • A inervação da área faz com que as sensações durante as relações sexuais sejam intensas.

Causas do machucado no freio da glande

Um homem pode ter um machucado no freio da glande quando sofre de freio curto, condição que limita a mobilidade do prepúcio sobre a glande durante a ereção no ato sexual. Trata-se uma condição que acontece durante o desenvolvimento e crescimento na puberdade.

O problema disto é o incômodo causado durante a ereção e relações sexuais, juntamente com a falta de higiene que esta área pode ter devido ao fato da mobilização do prepúcio ser limitada. Tudo isso pode levar ao aumento das chances de sofrer infecções.

Uma das consequências que você pode apresentar ao sofrer de freio curto é que ele pode vir a rasgar, causando dor e sangramento. Felizmente, isto não representa uma emergência médica, mas requer alguns cuidados e tratamentos.

Normalmente, o freio curto costuma ser confundido com a fimose, mas não se tratam da mesma coisa. O ideal é que seu médico te avalie para dar o diagnóstico correto.

Se quer ver mais informações sobre as diferenças entre estas duas condições, consulte o artigo como saber se tenho fimose.

Como curar um machucado no freio da glande

Machucados no prepúcio e no freio da grande podem ocorrer e, por isso, vamos explicar como curar possíveis feridas nesta região:

Para a hemorragia

O machucado no freio da glande ocorre pelo rasgo dele, associado ao freio curto, o que gera sangramento e dor intensa. A hemorragia de um machucado no freio da glande pode ser bastante séria devido à concentração de sangue no local, uma vez que isto costuma acontecer quando o pênis está ereto.

Para parar a hemorragia do machucado no freio da glande (no prepúcio):

  • A primeira coisa e mais importante a se fazer é parar o sangramento. Faça pressão na área com uma compressa ou pano limpo.
  • É normal que a hemorragia demore até 20 minutos para parar por causa da ereção.

Cicatrização

Se você quer saber como tratar um corte no prepúcio ou no freio curto, a ruptura pode ser parcial ou total:

  • Se for parcial, pode cicatrizar e se regenerar sozinho.
  • Se for total, pode exigir a realização de alguns pontos de sutura por um especialista ou médico do pronto-socorro.

Recomendações

Para que a cura seja completa, estas são algumas recomendações essenciais para se levar em consideração nos casos de machucado:

  • Evitar o contato íntimo durante 2 a 4 semanas, dependendo da pele e tipo da ferida.
  • Manter uma boa higiene da área para evitar infecções.
  • Evitar esportes de impacto que possam atingir a região, como o futebol.
  • Lavar a área genital depois de urinar.
  • Utilizar um creme cicatrizante a cada 8 ou 12 horas para favorecer e acelerar a cicatrização.

Com o passar dos dias, conforme o machucado no prepúcio for cicatrizando, o incômodo diminuirá de forma gradual e, com isso, os incômodos sintomas de ardência e dor também diminuirão.

Como evitar machucados no freio da glande

Sem sombra de dúvidas, o melhor jeito de evitar um machucado no freio do pênis ou um corte no prepúcio é iniciando as relações sexuais de forma suave para avaliar o grau de alongamento do freio.

Também é recomendável utilizar um lubrificante, já que estes produtos evitam que a pele seja muito retraída.

Quando consultar um médico

Os primeiros cuidados para o machucado no freio da glande podem ser feitos em casa. Somente é aconselhado consultar um médico:

  • Se a dor for intensa e aumentar com o passar do tempo.
  • Se após pelo menos 1 semana não houver sinais de cicatrização.
  • Se o sangramento não diminuir com a compressão da área.
  • Se também aparecerem sinais de infecção, como pus, vermelhidão e inchaço.

Se o freio cicatrizar e voltar a aparecer outro machucado, será necessário fazer uma avaliação médica a fim de identificar qual o procedimento adequado a ser feito diante desta situação e, desta forma, evitar que o problema se torne recorrente.

Frenuloplastia: a solução para o freio curto

Embora você possa ter ouvido falar sobre os exercícios para aumentar a flexibilidade do freio curto do pênis, a solução mais eficaz é a intervenção cirúrgica, como é o caso da frenuloplastia, bem como de outras intervenções.

Frenuloplastia

A frenuloplastia é conhecida como a liberação do freio. É uma intervenção simples e ambulatória que corrige o problema do freio curto soltando o ponto de tensão. O procedimento é bastante rápido e feito com anestesia local, a fim de eliminar o freio e o excesso de pele circundante. Com isso são obtidos resultados mais estéticos. Normalmente, são necessários alguns pontos de sutura na ferida.

Outras intervenções

Além da frenuloplastia, existem outras possíveis soluções para reparar o freio curto:

  • A circuncisão, onde retira-se completamente o prepúcio e a glande fica descoberta.
  • A frenulectomia ou frenectomia, onde retira-se completamente o freio. É uma técnica cirúrgica funcional, bastando soltar o freio.

Qualquer um destes procedimentos normalmente dura menos de 30 minutos e a recuperação costuma ser rápida. Estima-se que haja uma recuperação completa após 4 semanas.

Se você tem um machucado no freio do prepúcio, não precisa se preocupar. O sangramento será abundante por causa da ereção, mas ele deve parar nos primeiros 20 minutos. A avaliação médica será útil se esta situação for recorrente, desta forma poderá receber o tratamento cirúrgico ideal.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar um machucado no freio da glande, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • Lalakea, M. L., & Messner, A. H. (2002). Frenotomy and frenuloplasty: If, when, and how. Operative Techniques in Otolaryngology-Head and Neck Surgery, 13(1), 93-97.