Como saber se preciso de um implante capilar?

Como saber se preciso de um implante capilar?

O implante capilar é cada dia mais comum entre a população masculina como uma opção incrível aos diversos tratamentos capilares que existem. Trata-se de um procedimento cirúrgico, mas muito eficiente para lutar contra a ausência de cabelo.

Realizar um implante capilar é uma opção puramente pessoal que, fundamentalmente, vai depender de fatores emocionais e econômicos. Este tipo de cirurgia vai melhorar significativamente a qualidade de vida daquelas pessoas que perderam a autoestima por considerarem isso um problema estético sério, assim como por aquelas que sofreram alopecia por causa de um tratamento oncológico ou alguma outra doença como o lúpus.

Indiferente do caso, cabe se perguntar quando é necessário realizar um implante capilar, pois é possível que a perda de cabelo seja devido a um problema pontual, como por exemplo, o estresse, sendo que neste caso o cabelo voltará a crescer sem maiores problemas. Para ter certeza de que precisa deste tipo de intervenção, deve se tratar de uma alopecia irreversível, em cujo caso, somente um clínica especializada poderá confirmar esta situação.

O que é preciso saber antes de se submeter a uma intervenção cirúrgica de implante capilar

Nos casos de perda abundante de cabelo, quando a cabeça começa a apresentar zonas de calvície, você deve se perguntar qual é a origem desta queda. Os motivos podem ser diversos, como por exemplo, uma reação devido ao momento do ano (mudança de estação), pelo estigma filogenético, efeitos colaterais pelo consumo de um medicamento, pelo eflúvio telógeno, por ser sintoma de alguma doença, por uma infecção fúngica, pela alopecia areata, alopecia traumática…

Somente uma clínica especializada em saúde capilar pode confirmar a origem desta queda. Portanto, é possível imaginar a importância de consultar um centro médico reconhecido. Graças a equipes de pessoas altamente capacitadas e as mais modernas tecnologias, será possível saber à qual é a raiz do problema.

Quando se é um bom candidato a um transplante de cabelo

Um implante capilar não deve ser considerado um tratamento estético qualquer, pois trata-se de uma intervenção cirúrgica, embora seja minimamente invasiva. Portanto, para se submeter a ela, o paciente deve possuir certas característica. Para ser um candidato válido a um enxerto de cabelo, é preciso considerar os seguintes fatores.

O tipo de alopecia

Como já foi indicado brevemente neste mesmo artigo, é preciso saber o que é que está causando esta queda em excesso do cabelo. Pois nem todos os tipos de alopecia estão aptos a realizar um implante capilar. Sem mais delongas, se a origem estiver em uma alopecia areata ou uma alopecia frontal fibrosante que permanece ativa, não será realizada a intervenção.

Além disso, o médico deve comprovar que, efetivamente, pode realizar a extração da região doadora a quantidade dos folículos que precisa para cobrir a parte calva. No caso destes folículos não serem de qualidade suficiente ou não houver a quantidade suficiente de cabelo necessária, também será colocada em dúvida a viabilidade do procedimento.

O paciente deve estar saudável

Embora a princípio não pareça ter uma relação, para que seja feito um transplante de cabelo é preciso apresentar um bom estado de saúde. Em alguns casos, se o paciente apresentar fragilidades em aspectos como doenças autoimunes, problemas de cicatrização ou coagulação, alguma doença dermatológica, o médico pode negar ou desaconselhar a realização da intervenção.

A escolha da clínica

Com base nos pontos anteriores, não há dúvidas de que a qualidade da clínica é fundamental. Ao se tratar de uma intervenção médica - cirúrgica, somente uma equipe médica perfeitamente qualificada, com bastante experiência e de posse das mais recentes tecnologias, poderá garantir o sucesso.

Vontades e expectativas do paciente

As expectativas e vontades do paciente devem ser comunicadas ao profissional médico para saber se é compatível com a realidade ou não. É preciso ser realista com o resultado que vai alcançar, e se estes concordam com as chances de um aspecto favorável, então o paciente poderá se submeter à operação de implante capilar sem medo de ficar desapontado.

Estar preparado para o pós-operatório

É possível que você ache que uma vez passada pela cirurgia tudo terá terminado, mas isto não é bem assim. O paciente deverá estar preparado para passar por um pós-operatório, um acompanhamento, para garantir o sucesso da intervenção, o qual consistirá em um tratamento médico adaptado ao paciente. Se ele tiver algum tipo de alergia ou reação a estes medicamentos, também não um bom candidato.

Agora que você já sabe mais sobre o implante capilar, não perca este outro artigo sobre os benefícios do bicarbonado de sódio para o cabelo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se preciso de um implante capilar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.