
Uma nova técnica cirúrgica é a laparoscopia, que permite que as operações sejam realizadas por meio de pequenas incisões que reduzem o trauma ao mínimo, acelerando o processo de recuperação. É certamente um método menos invasivo, mas muitas pessoas sentem o desconforto do gás após a operação; isso se deve ao uso de dióxido de carbono para insuflar o abdômen.
Isso é necessário para facilitar a visualização dos órgãos internos, bem como a manipulação dos órgãos e a anestesia, que causam acúmulo de gás. Há muitos hábitos que podem ser adotados para aliviar esse desconforto: manter-se hidratado, atividade física moderada, como caminhar, algumas posições, como deitar-se de lado.
Embora sua duração dependa de pessoa para pessoa, se durar mais de uma semana, é importante consultar seu especialista. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, convidamos você a consultar este artigo do ONsalus, onde responderemos à pergunta: Como eliminar gases após uma laparoscopia? Continue lendo!
Como é uma operação laparoscópica?
Uma nova técnica que agora é amplamente utilizada é a laparoscopia; essa técnica cirúrgica minimamente invasiva permite que as intervenções sejam realizadas por meio de pequenas incisões em vez de uma grande abertura, como costumava ser a norma. O laparoscópio é o instrumento usado pelo cirurgião, que nada mais é do que um tubo fino com uma câmera e uma luz que permite a visualização do interior do abdômen ou da pelve.
A incisão feita é de aproximadamente 0,5 a 1 cm e permite a observação em tempo real do interior do corpo por meio de um monitor. O que é feito é insuflar o abdômen com dióxido de carbono; isso cria espaço e facilita o acesso aos órgãos, enquanto outras incisões são feitas para inserir os instrumentos cirúrgicos especializados para realizar a cirurgia. É comumente usado em:
- Colecistectomia.
- Reparo de hérnia.
- Apendicectomia.
- Ligadura das trompas de falópio.
- Tratamento de uma gravidez ectópica.
É vantajoso porque:
- Minimiza o tempo de recuperação.
- Reduz a dor pós-operatória.
- Deixa cicatrizes muito menores do que a cirurgia aberta.
Geralmente, as pacientes retornam às suas atividades em um período mais curto, melhorando sua qualidade de vida.
Por que tenho gases após uma laparoscopia?
Após a cirurgia laparoscópica, é normal sentir gases; isso ocorre devido ao uso de dióxido de carbono (CO2) durante a operação. Esse gás é usado para insuflar a cavidade abdominal ou pélvica e criar um espaço que permita ao cirurgião acessar e observar facilmente os órgãos internos.
Normalmente, o dióxido de carbono (CO2) é absorvido e eliminado em um curto período; enquanto isso acontece, geralmente causa desconforto. Da mesma forma, após a cirurgia, embora minimamente invasiva, a manipulação dos órgãos internos e a anestesia afetam o sistema digestivo, retardando o trânsito intestinal e causando gases. Da mesma forma, a adoção de hábitos alimentares diferentes após a cirurgia pode contribuir para a produção de gases.
Como se livrar dos gases após uma cirurgia laparoscópica
O uso de dióxido de carbono é necessário durante a cirurgia, mas sua remoção costuma ser desconfortável, portanto, há muitos hábitos que podem ser eficazes na eliminação de gases após a laparoscopia:
- Mantenha-se hidratado; beber bastante água ajudará a facilitar a eliminação de gases pelo intestino. Isso mantém o sistema digestivo em movimento.
- Caminhe regularmente.
- Pratique atividades físicas leves que facilitem a movimentação intestinal.
- Adotar certas posições, como inclinar-se para a frente ou deitar-se de lado, pode ajudar a liberar gases.
- Evite alimentos que produzam gases, como legumes, couve-flor, brócolis, feijão, bebidas gaseificadas, etc.
- Evite deitar-se imediatamente após comer.
- Tente comer devagar, mastigando bem os alimentos.
- Pratique exercícios de respiração profunda: inspire pelo nariz e expire lentamente pela boca; isso relaxará o abdômen e facilitará a expulsão dos gases.
- Chá de hortelã, camomila ou gengibre pode ajudar a eliminar gases; consulte seu médico antes.
- Aplique compressas quentes no abdômen para relaxar os músculos e aliviar a dor relacionada aos gases.
- Alguns medicamentos de venda livre, como simeticona, podem ajudar a reduzir o acúmulo de gases após uma laparotomia.
- Massagens abdominais realizadas no abdômen em movimentos circulares estimulam o movimento dos intestinos; isso ajudará a liberar o gás acumulado.
Lembre-se de que é importante seguir as recomendações do seu médico e entrar em contato com ele se sentir dor intensa, se não se sentir melhor, se tiver febre ou qualquer outro sintoma incomum.
Quanto tempo dura o gás após a laparoscopia?
Obviamente, aqueles que experimentam esse sintoma desagradável e desconfortável podem pensar que ele permanecerá por muito tempo; no entanto, é um sintoma temporário que se resolve com o tempo.
A duração é variável e depende de cada pessoa, mas, em geral, esse sintoma pode persistir de 1 a 7 dias.
Durante os primeiros 3 dias, os gases diminuem significativamente; no entanto, algumas pessoas relatam que o desconforto e o inchaço duram mais tempo. Nesse caso, se os sintomas persistirem por mais de 7 dias, é importante uma avaliação médica imediata.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar dos gases após uma cirurgia laparoscópica, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.
- Laparoscopia, (s.f.), Stanford Medicine Children´s Healt, https://www.stanfordchildrens.org/es/topic/default?id=laparoscopy-92-P09293
- Cómo controlar el dolor después de una cirugía abdominal robótica o laparoscópica, (2023/21/09), Memorial Sloan Kettering Cáncer Center, https://www.mskcc.org/es/cancer-care/patient-education/ways-manage-pain-after-laparoscopic-abdominal-surgery