Como soltar o prepúcio sem dor

Como soltar o prepúcio sem dor

É importante conhecer a anatomia de ambos os gêneros para compreender diversas alterações. No caso do sexo masculino, seus genitais são uma das partes do corpo mais importantes e, ao mesmo tempo, vulneráveis. Um dos transtornos mais frequentes do órgão sexual dos homens é o que os especialistas chamam de fimose, que ocorre quando a pele cobre a glande e torna impossível baixar a pele conhecida pelo nome de prepúcio.

A fimose é totalmente natural em crianças, já que a glande e o prepúcio estão presos desde o momento do nascimento: contudo, as aderências desaparecem com o passar dos anos, embora possa acontecer de surgir alguma alteração que impeça esta separação. Diversos pacientes que querem baixar a pele dos genitais podem sentir muita dor.

É pelo exposto acima que se você está se perguntando como soltar o prepúcio sem dor, te aconselhamos que continue lendo o artigo a seguir do ONsalus.

Quando é considerado que uma pessoa tem fimose?

Quando o prepúcio é retraído para que a glande fique descoberta, alguns homens podem sentir dor na região e isto pode ser devido ao fato de que o freio do pênis (a dobra de pele que une a parte inferior da glande com o prepúcio) é curto e restringe o movimento do prepúcio, por isso que ao esticar e tencionar o freio, este costuma causar incômodos, especialmente, durante a atividade sexual.

No entanto, o fato de não poder baixar o prepúcio, inclusive sem ereção, e que além disso sinta dor ao tentar, na maioria das vezes, se deve ao fato de que a pessoa sofre de fimose. Esta condição se caracteriza pelo orifício do prepúcio ser muito estreito, não sendo possível esticá-lo para que a glande passe.

Apesar disso, é completamente normal não poder soltar o prepúcio nos primeiros anos de vida, já que os meninos nascem com estas aderências, que é quando a pele do prepúcio está presa à glande, e com um orifício do prepúcio estreito, por isso que é chamada de fimose fisiológica. Nestes casos, conforme a criança vai crescendo, esta dobra de pele se soltará da glande, ficando mais elástica e o orifício ficará mais largo, a fim de deixar a ponta da glande passar sem problemas. Geralmente, a fimose fisiológica desaparece sozinha entre os 3 e 5 anos de vida, mas em certos casos é possível que não seja corrigida com o passar dos anos e apareça como um problema na adolescência.

Além disso, a fimose nem sempre está relacionada com uma alteração no nascimento, sendo que homens que tiverem um bom desenvolvimento do prepúcio e não apresentaram problemas, podem sentir dor ao retrair o prepúcio. Embora não seja tão comum, pode se tratar de uma fimose adquirida ou patológica, a qual pode afetar homens de qualquer idade devido ao fato de que surge como uma consequência de doenças sexualmente transmissíveis ou por uma má higiene com acúmulo de secreções nas dobras de pele, lesões no órgão masculino, excesso de cicatrização no prepúcio, ter diabetes, entre outros.

Sintomas da fimose e complicações

Quando se trata da fimose fisiológica, é possível que não cause maiores problemas na criança devido ao fato da mesma costumar melhorar com o tempo, sendo sempre necessário manter uma boa higiene. Contudo, na maioria dos casos, seja fisiológica ou patológica, pode vir acompanhada de sintomas que são importantes detectar para consultar um médico o quanto antes, entre eles:

  • Dor ao baixar o prepúcio.
  • O prepúcio não é completamente retraído ou é apenas parcialmente.
  • Dificuldade ou dor ao urinar.
  • Inflamação da glande e prepúcio.
  • Desconforto durante as ereções, às vezes a dor pode ser intensa e impedir as relações sexuais.
  • Presença de resíduos esbranquiçados na glande.

Se não consultar um médico para fazer um tratamento ou não tomar as medidas higiênicas e cuidados necessários, a fimose pode desencadear as seguintes complicações:

  • Infecção das vias urinárias.
  • Retenção aguda de urina.
  • Aderências do prepúcio com a glande.
  • Parafimose, é quando o prepúcio fica retraído atrás da glande e não pode voltar à sua posição normal, comprimindo o pênis, o que impede a correta circulação de sangue, podendo causar riscos graves.
  • Câncer de pênis, embora seja muito raro de ocorrer.

A seguir mostraremos opções de tratamento para soltar o prepúcio sem dor.

Tratamento para soltar o prepúcio sem dor

Como foi dito anteriormente, a fimose em crianças é algo completamente normal e tende a melhorar sem necessidade de um tratamento nos primeiros anos de vida, mas em alguns casos pode levar um pouco mais de tempo para desaparecer e, atualmente, é recomendado esperar até os 8 a 10 anos de idade para recorrer a seu tratamento.

Durante este tempo, é importante que ninguém baixe o prepúcio à força, já que pode causar lesões que favorecem a permanência da fimose. No entanto, é possível tentar soltar suavemente de vez em quando durante o banho como medida de higiene. Da mesma forma, não é preciso submeter a crianças a cirurgia antes dos 5 anos de vida se a fimose não causar dor ou outros sintomas associados.

Quando a fimose ocorre em adolescentes ou adultos, é pouco provável que seja curada sozinha e a única forma de soltar o prepúcio sem dor é com o tratamento médico. Tanto em crianças quanto em adultos, o especialista pode optar pela aplicação de cremes corticoides ou a cirurgia, dependendo da idade do paciente, sintomas e grau da fimose. A melhor opção nos casos de fimose leve ou moderada são os cremes corticoides no prepúcio e na glande, já que oferecem excelentes resultados na maioria dos pacientes, uma vez que melhoram a elasticidade do prepúcio e eliminam as aderências.

Este tratamento pode durar de 1 a 3 meses e o especialista pode recomendar fazer alguns exercícios para soltar o prepúcio de forma bem-sucedida; no entanto, eles devem ser explicados por um profissional, para que possam ser feitos de forma correta e não piorarem a condição.

Por sua vez, no caso nas fimoses mais complicadas ou que não respondem ao tratamento com corticoides tópicos, é comum sugerir a cirurgia com conhecida como circuncisão. Para isso, é feita uma anestesia local e, embora as técnicas sejam variadas, o mais comum é que seja retirado todo o prepúcio. Devido ao processo de cicatrização e os incômodos pelo mesmo, é importante evitar se masturbar ou ter relações sexuais até que o médico diga que você está completamente recuperado.

Agora que você conheceu as opções de como soltar o prepúcio sem dor, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre prepúcio inflamado: tratamentos e causas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como soltar o prepúcio sem dor, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.