Como tirar melasma do rosto

Como tirar melasma do rosto

Se você tem manchas na pele e se pergunta o que pode ser, neste artigo falaremos sobre o melasma no rosto, que é uma alteração que consiste no aparecimento de manchas marrons ou acinzentadas na pele, mais especificamente, no rosto, maçãs da face e lábio superior.

Esta condição é mais comum em mulheres de pele escura, durante e depois da gravidez e, inclusive, na menopausa. Para muitas mulheres, a presença do melasma no rosto é muito difícil de lidar, razão pela qual veem a necessidade de recorrer a diferentes tratamentos estéticos e caseiros para conseguir eliminar estas lesões.

Se você quer saber em detalhes como tirar melasma do rosto e como preveni-lo, continue lendo este artigo do ONsalus.

Quais as causas do melasma no rosto?

O aparecimento do melasma é marcado por diversos fatores que você conhecerá a seguir:

  • Alterações hormonais: onde podem estar envolvidos os anticoncepcionais com níveis elevados de estrógenos. Durante a gravidez por níveis elevados de progesterona, neste caso, também podem se chamar cloasma gravídico, sendo que o aparecimento destas lesões é muito mais frequente durante esta etapa. As mulheres que durante a menopausa estão fazendo uma terapia de reposição hormonal estão mais propensas ao aparecimento do melasma no rosto.
  • Exposição aos raios ultravioletas sem proteção: estes raios ativam a formação de melanina na pele, o que aumenta o risco de aparecimento do melasma no rosto e em lugares expostos ao sol.
  • Alterações cosméticas causadas por agentes químicos ou alérgicos como a maquiagem, cremes hidratantes, entre outros. Alguns produtos de beleza provocam irritação em pessoas com predisposição a alergias, o que pode agravar a presença do melasma.
  • Doenças endócrinas: algumas doenças de origem endócrina podem desencadear o aparecimento do melasma no rosto. Embora não seja uma causa mais frequente, doenças como a diabetes mellitus, em alguns casos, podem ser o gatilho do aparecimento destas lesões.
  • Estresse: não se sabe ao certo se o estresse causa o melasma, contudo, este pode agravar as lesões já existentes, por isso, é importante controlar o mesmo.

Sintomas do melasma no rosto

A presença dos seguintes sintomas caracterizam o melasma no rosto:

  • As manchas, quando aparecem, são de cor marrom e estão localizados em áreas como as bochechas, testa ou lábio superior.
  • São manchas bilaterais e simétricas.
  • A forma da mancha é uniforme, de bordas difusas, sem a presença de crostas.

Talvez este outro artigo sobre manchas nos pés possa te interessar.

Como tirar melasma do rosto

Para tirar o melasma do rosto, inicialmente se deve detectar sua causa para, desta forma, o médico especialista indicar o tratamento que mais te convenha realizar.

A primeira recomendação do especialista é indicar cremes clareadores como, por exemplo:

  • Hidroquinona e tretinoína: ambas podem ser usadas juntas ou separadas, seu efeito é de clarear a pele. A apresentação é em gel e devem ser aplicados de acordo com as indicações médicas.
  • Corticoesteroides: estes tipos de cremes têm efeito clareador na pele, devendo ser utilizados em concentrações pequenas para evitar o surgimento de efeitos colaterais. A mistura dos corticoesteroides, hidroquinona e tretinoína são de grande ajuda para tirar o melasma no rosto.

Tratamentos estéticos

  • Esfoliação química: a aplicação de soluções ácidas pelo dermatologista ajudará a eliminar o excesso de pigmentação na área tratada. Este tratamento melhora de forma significativa o melasma no rosto.
  • Laser: é uma técnica que consiste na aplicação de um feixe de luz sobre o local da lesão, o qual age superficialmente na epiderme, por isso requer várias sessões para que a pele seja clareada. Dependendo da lesão e dos sintomas que você apresentar, pode atuar em camadas mais profundas da pele como a derme.

Remédios caseiros para tirar o melasma do rosto

Se você deseja eliminar o melasma no rosto e clarear sua pele, pode recorrer a alguns dos seguintes remédios naturais, sempre e quando seu médico não te recomendar o contrário. Além disso, você deve ter em conta que estes remédios podem ajudar a atenuar as manchas, mas não a eliminá-las por completo:

  • Banana: conta com excelentes propriedades e benefícios para a pele. O ideal é utilizar uma máscara a base de banana madura e aplicá-la sobre a pele do rosto, em seguida, deixe agir durante 15 minutos 4 vezes na semana.
  • Pepino: o suco de pepino é uma excelente opção no tratamento do melasma. Você pode aplicá-lo untando um chumaço de algodão com ele e passando no rosto ou como se fosse uma máscara, sendo preciso passá-lo 3 vezes na semana para ver os resultados.
  • Aloe vera: o gel de aloe vera ou babosa pode ser aplicado no rosto na forma de massagem. Após algumas semana será possível ver os resultados e, por isso, é uma boa opção de como tirar o melasma do rosto.
  • Suco de limão: a aplicação diária do suco de limão consegue melhorar a aparência da pele, além de diminuir a pigmentação da mesma de forma rápida e segura. O ácido cítrico é um dos componentes do limão, através dele, se elimina a camada externa da pele sem danificá-la ou maltratá-la. Deve ser aplicado com a ajuda de um algodão nos locais onde está o melasma e deixar agir por 10 a 15 minutos, depois, remova-o do rosto com água corrente. Deve ser aplicado durante a noite para evitar a exposição solar.

Como prevenir o melasma no rosto

A primeira coisa que deve saber é que se deseja prevenir o melasma no rosto deve evitar a exposição solar e utilizar protetor solar de fator alto. Com isto, as manchas serão muito mais fáceis de serem tratadas quando aparecerem.

Evite o uso de produtos cosméticos irritantes que possam agravar ainda mais as lesões já existentes. Os produtos utilizados, como maquiagens, cremes e produtos de limpeza, devem ser os mais naturais possíveis para que não prejudiquem o rosto.

A presença do melasma no rosto deve ser tratado por um dermatologista. É importante consultá-lo para que ele faça uma avaliação médica, te indique o que precisa para eliminá-lo do seu rosto ou de qualquer local onde estiver.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar melasma do rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.