Como usar bicarbonato para tirar manchas na pele

Como usar bicarbonato para tirar manchas na pele

A presença de manchas na nossa pele pode ser provocada por diferentes fatores, tais como a genética, alterações hormonais ou exposição solar excessiva. Geralmente, é difícil evitar o aparecimento destas manchas, uma vez que dependem da produção de melanina da própria pele.

No entanto, é possível melhorar a sua aparência e atenuar as manchas ligeiramente, e um dos remédios naturais mais eficazes é o uso de bicarbonato de sódio. É um produto utilizado principalmente para a saúde e gastronomia, mas também pode ser um grande aliado para limpar e embelezar a nossa pele. No ONsalus explicamos como usar bicarbonato para tirar manchas na pele, um truque caseiro simples e económico.

Causas das manchas na pele

Antes de começar, é importante conhecer as razões que podem causar as manchas na nossa pele:

  • Exposição solar: a exposição da pele aos raios solares aumenta a produção de melanina na pele naturalmente, mas fazê-lo em excesso pode alterar este processo e causar o aparecimento de manchas, o que é perigoso.
  • Idade: a passagem do tempo produz alterações na pele. Entre outras coisas, podem surgir rugas e também pequenas manchas escuras ou marrons. A melhor maneira de evitar isto é, sem dúvida, o cuidado regular da pele.
  • Desequilíbrios hormonais: Alterações nas hormonas causadas pela gravidez ou contracepção, por exemplo, podem levar a uma cor de pele irregular.
  • Razões hereditárias: a genética pode ser outra causa deste problema, já que os desequilíbrios melanínicos são hereditários. Se alguém na sua família também tem manchas na pele, provavelmente você tem essas manchas nos seus genes.
  • Acne: sofrer de acne é também um fator na aparência de manchas no rosto. Da mesma forma, pequenas irritações de pele podem levar a manchas escuras.
  • Outros: a falta de nutrientes como ferro, cálcio ou vitaminas A, E e B, algumas doenças endócrinas ou o uso de certos medicamentos também podem causar este problema.

Benefícios do bicarbonato para a pele

O bicarbonato de sódio é um bom remédio para clarear ligeiramente o tom de pele e também para esfoliar e remover as células mortas da derme. Por este motivo, é amplamente utilizado com o objetivo de remover manchas e suavizar a pele do rosto e das mãos.

Além disso, ajuda a conseguir uma limpeza profunda, que é perfeita para quem deseja remover espinhas, cravos e excesso de sebo em geral. Algumas pessoas até utilizam bicarbonato nas axilas como desodorizante natural devido às suas propriedades neutralizantes do odor.

Bicarbonato clareia manchas escuras pele?

O tom de pele não é um indicador de beleza, mas até as mulheres com pele mais clara apresentam manchas em zonas como o rosto, as axilas, as virilhas, os cotovelos ou os joelhos. Se essa diferença no tom de pele te incomoda, você pode usar o bicarbonato como remédio caseiro.

Como explicado antes, o bicarbonato de sódio possui propriedades clareadoras que ajudam a eliminar manchas e marcas da pele de forma natural. Contudo, o uso de bicarbonato de sódio por si só pode ser agressivo para a pele, pelo que é necessário combiná-lo com outros ingredientes para que seja apropriado para o contato com a pele.

Como usar bicarbonato para tirar manchas na pele do corpo

É muito simples. Você apenas precisa seguir estes passos:

  • Prepare um creme consistente com duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e um pouco de água.
  • Uma vez pronta, espalhe a pasta no seu rosto e esfregue-a cuidadosamente com os dedos por até um minuto. Desta forma, você irá esfoliar sua pele, revelando uma nova camada de pele muito mais clara e limpa.
  • Após 60 segundos, retire o creme com água morna e seque o seu rosto suavemente.
  • Se você quiser intensificar seu efeito, você pode adicionar algumas gotas de suco de limão à mistura; se você quiser amolecê-lo, tente adicionar um pouco de mel.

É importante que você não exagere; um minuto é mais do que suficiente. Se você deixar a mistura na pele por muito tempo você pode secá-la e piorá-la. Também recomendamos que não exponha a sua pele ao sol após a limpeza com bicarbonato, pois a pele ficará mais sensível aos raios solares e estes podem danificá-la.

Como tirar manchas escuras da virilha com bicarbonato

Você pode clarear a zona das virilhas com bicarbonato seguindo o seguinte passo a passo:

  • Misture uma parte de bicarbonato de sódio para uma parte igual de água.
  • Aplique uma camada fina na zona das virilhas, evitando a zona genital. A aplicação é igual a uma máscara facial ou corporal.
  • Deixe agir por 15 minutos, como mínimo, e enxagúe com água morna abundante.

Como mencionado antes, você deve evitar a exposição solar após usar bicarbonato para tirar manchas da virilha e axilas.

Dica: Este método também é apropriado para quem quer saber como tirar manchas das axilas com bicarbonato.

Como tirar manchas do rosto com bicarbonato

Se você quer saber como clarear manchas no rosto com bicarbonato e clarear a pele da cara, deve ter em conta que a pele dessa zona é mais sensível, exigindo mais cuidados. Para tirar manchas do rosto com bicarbonato, siga as instruções seguintes:

  • Prepare uma pasta consistente usando água e bicarbonato.
  • Em seguida, aplique a máscara no rosto, fazendo massagens suaves com as pontas dos dedos com movimentos circulares. Não aplique demasiado pressão e evite a zona dos olhos. Você pode massagear suavemente o rosto com a mistura por dois minutos.
  • Em seguida, lave o rosto com água morna.
  • Aplique um creme hidratante sobre a pele do rosto.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar bicarbonato para tirar manchas na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.