Partilhar

Cotovelo ressecado: causas e remédios caseiros

Cotovelo ressecado: causas e remédios caseiros

Cada vez mais as pessoas se preocupam com a aparência da sua pele, rosto e cabelo. O que antes parecia um problema exclusivamente feminino, a cada dia vai ganhando mais terreno no campo masculino, fazendo com que eles também se preocupem com sua aparência.

Algumas áreas principais da pele como a testa ou as mãos representam a maior parte dos cuidados no que se refere a tratamentos para a pele, não obstante, algumas outras áreas do corpo, mais esquecidas, são as que sofrem os problemas da desatenção.

Os cotovelos são os grandes esquecidos do nosso corpo, por isso que não é de se estranhar que em muitas pessoas eles pareçam rachados e secos. O fato de não os vermos diretamente influi muito nisso, por isso é tão normal a presença de cotovelos secos em tantas pessoas. No seguinte artigo do ONsalus falaremos de cotovelos secos: causas e remédios caseiros para que você sabia claramente qual é a causa que os origina e quais tratamentos existem para acabar com eles.

Cotovelo seco: o que pode ser?

O fato de você notar o seu cotovelo ressacado e descamando não se deve apenas a um motivo. Dependendo da pessoa, é possível ter uma predisposição devido a um fator ou outro, por isso, a seguir lhe falaremos sobre as causas mais frequentes dos cotovelos ressecados:

  • Quanto mais grossa é a pele, mais propensa é de se ressecar e, dado que a do cotovelo é uma das mais grossas do corpo, é normal que tenha tendência a secar.
  • Durante grande parte do dia, os cotovelos estão em contínuo atrito com as superfícies de apoio, isto provoca o que se conhece como hiperqueratosis, o engrossamento da pele desta área, provocada por um acúmulo de queratina.
  • O uso de sabões ou loções muito fortes podem fazer com que a pele fique ressecada, especialmente na área dos cotovelos e dos joelhos.
  • Doenças crônicas e condições específicas da pele como o eczema ou a psoríase causam os cotovelos secos.
  • A falta de nutrientes, como a vitamina E e a vitamina A, também se manifestam como cotovelos secos.
  • Os cotovelos são uma das áreas do corpo que pior lavamos, seja porque não nos lembramos ou porque não lhe prestamos atenção suficiente, isto faz com que em alguns casos fiquem ressecados.

Remédios caseiros para cotovelo ressecado

Os remédios caseiros para tratar cotovelos ressecados devem ser orientados a dois objetivos diferentes. Por um lado, deve-se utilizar a exfoliação para minimizar a espessura da pele e, pelo outro, hidratar a derme para que fique constantemente úmida. A seguir lhe explicaremos alguns dos melhores remédios caseiros para cotovelo ressecado:

Exfoliação para cotovelos ressecados

  • Uma forma muito simples de exfoliar os cotovelos secos é utilizar uma esponja natural enquanto toma banho. Fazendo movimentos circulares, você conseguirá eliminar a camada de pele morta mais superficial, fazendo com que a nova nasça saudável.
  • Outra opção é fazer um exfoliante caseiro com açúcar e azeite de oliva. Misture duas colheres do açúcar com 3 de azeite de oliva e, em seguida, aplique-o com movimentos circulares sobre a pele do cotovelo. Deixe por 10 minutos para que a mistura faça efeito e lave a zona água morna.
  • Esprema o suco de um limão e coloque-o em um copo, em seguida misture-o com duas colheres de bicarbonato de sódio. Mexa-o até que se forme uma pasta espessa e esfregue-a sobre os cotovelos, deixando-a agir por 15 minutos.

Hidratação dos cotovelos

Quando já estiver com cotovelos exfoliados, o próximo passo é mantê-los bastante hidratados para que não fiquem ainda mais machucados. Para isso, você conta com diferentes alternativas que explicaremos a seguir:

  • Se optar por um creme hidratante, deve se assegurar de que este contenha vitamina E e áloe vera, o que te trará os nutrientes necessários para manter a pele dos cotovelos hidratada.
  • Passar óleo nos cotovelos vai mantê-los em perfeito estado de hidratação: o óleo de coco, azeite de oliva ou óleo de lavanda são perfeitos para estes casos. Evite usar óleos com fragrâncias ou álcool, pois piorarão ainda mais seu estado.
  • Seja com o creme hidratante ou com algum óleo, cubra os cotovelos com papel filme deixando por meia hora depois de aplicar o hidratante.

Cotovelo ressecado: causas e remédios caseiros - Remédios caseiros para cotovelo ressecado

Outros conselhos para os cotovelos secos

Além dos remédios caseiros para os cotovelos secos, te recomendamos fazer algumas mudanças no seu estilo de vida para evitar que esta condição aconteça novamente:

  • Se você sofre de eczemas ou psoríase nos cotovelos, consulte um médico para que ele receite um tratamento adequado.
  • Experimente usar um sabão mais suave, de origem natural, para ver se deste modo os sintomas desaparecem.
  • Você conhece as propriedades da vitamina E para sua pele? Aumente o consumo de alimentos ricos nesta proteína para tratar os cotovelos secos.
  • Outra forma de prevenir esta condição da derme é evitar os ambientes secos, por exemplo, usando um umidificador nos ambientes onde passa mais tempo, sobretudo no inverno.
  • Evite passar muito tempo no banho e não use água muito quente.
  • Se a pele do cotovelo ressecado é muito rugosa, você pode optar por usar pedra-pomes para exfoliar, com especial cuidado para não causar nenhuma ferida nem sangramento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cotovelo ressecado: causas e remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.

Escrever comentário sobre Cotovelo ressecado: causas e remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Virginia Monteiro
Ótima dica! Vou fazer para ver se melhora meu cotovelo ressecado!

Cotovelo ressecado: causas e remédios caseiros
1 de 2
Cotovelo ressecado: causas e remédios caseiros

Voltar ao topo da página