Curva glicêmica - Valores de referência

Curva glicêmica - Valores de referência

A curva de tolerância à glicose é um exame médico que tem como finalidade determinar se o nosso corpo manifesta sinais de resistência à insulina, o que poderia indicar que em um futuro próximo, e caso não se tomem as medidas necessárias, poderemos sofrer de diabetes. Este exame costuma ser aplicado a pacientes em que se suspeita que sofrem de resistência à insulina ou que possam ter diabetes, mas também aqueles que contam com fatores de risco para sofrer esta condição ou a mulher grávidas com a finalidade de descartar a diabetes gestacional. No ONsalus.com.br explicamos a você, detalhadamente, em que consiste a curva glicêmica e os seus valores de referência.

Em que consiste o exame da curva de tolerância à glicose?

O exame de tolerância à glicose consiste em uma análise que permite medir tanto a nossa glicose basal, ou seja, a que se encontra no nosso corpo sem ingerir alimentos, assim como os níveis de glicose que se apresentam no nosso corpo depois de ingerir grandes quantidades de açúcar em um período de até 3 horas.

Para começar, deverá estar completamente em jejum, sem ter ingerido nenhum alimento ou bebida e sem ter feito exercício, fumado ou consumido nenhum tipo de medicamento nas últimas 8 horas. Será então feito um exame de glicemia para medir os níveis de glicose basal, posteriormente deverá ingerir um líquido muito doce que contém 75 gramas de glicose e em seguida serão tomadas novas amostras de sangue a cada 30 ou 60 minutos para medir os seus níveis de glicose.

Os valores da curva de tolerância indicarão se você se encontra saudável, se possui resistência à insulina ou se tem diabetes.

Curva glicêmica: Valores de referência

Os valores de referência para a curva glicêmica quando se administram 75 gramas de solução são:

  • Em jejum: de 60 a 100 mg/dL
  • 30 minutos depois: menos de 200 mg/dL
  • 1 hora depois: menos de 200 mg/dL
  • 2 horas depois: menos de 140 mg/dL
  • 3 horas depois: menos de 120 mg/dL

 

Valores anormais na curva glicêmica

Os dados anteriores servem como referência dos valores de tolerância à glicose normais em uma pessoa saudável. Os seguintes valores determinam que a tolerância à glicose é anormal e que portante há uma condição à qual se deve responder:

Resistência à insulina ou pré-diabetes:

  • Em jejum: entre 100 a 125 mg/dL
  • 2 horas depois: entre 140 e 199 mg/dL

Diabetes:

  • Em jejum: mais de 126 mg/dL
  • 2 horas depois: mais de 200 mg/dL

 

Em que casos se realiza este exame?

A curva de tolerância à glicose é um exame que se realiza quando:

  • Se suspeita da existência de diabetes e se quer chegar a um diagnóstico correto.
  • No caso das mulheres grávidas que se encontram entre a semana 24 e 28 com a finalidade de determinar se sofrem de diabetes gestacional.
  • Quando se suspeita de resistência à insulina.
  • Em pacientes que contam com um elevado risco de sofrer de diabetes devido a fatores hereditários e obesidade.
  • Para descartar problemas de resistência à insulina ou diabetes.

Quando devo recorrer ao médico?

Se os resultados dos exames indicam valores anormais é necessário recorrer o quanto antes a um médico para uma revisão completa. Realizar uma mudança profunda de hábitos entre os quais se incluem uma dieta equilibrada e saudável e a prática de exercício físico será fundamental para garantir o nosso bem-estar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Curva glicêmica - Valores de referência, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema endocrino.