Diarreia constante, o que pode ser?

Diarreia constante, o que pode ser?

Uma alteração como a diarreia é tão comum que a maioria da população a sofre pelo menos uma vez no ano. Nestes casos, a matéria fecal possui uma consistência mole a líquida, se defeca em maior volume, com mais frequência (pelo menos 3 evacuações ao dia) e muitas vezes com uma necessidade incontrolável. Os casos de diarreia são classificados em agudos, com uma duração inferior a 4 semanas, e crônicos quando ultrapassam as 4 semanas. Dependendo da intensidade da alteração, é possível notar outros sintomas como cólicas, náuseas, vômito, perda de apetite e fraqueza.

Além disso, há várias causas que podem estar causando este distúrbio intestinal e é necessário determiná-lo para que o médico possa fornecer o tratamento adequado, já que entre suas consequências se destaca a desidratação, a qual pode ser fatal. Diarreia constante, o que pode ser? Te explicamos as possibilidades neste post do OnSalus.

Diarreia constante por infecção gastrointestinal

Um dos principais motivos de poder ter diarreia muito frequentemente é sofrer de alguma infecção gastrointestinal, provocando uma gastroenterite, que é a inflamação no estômago e intestinos. Esta infecção pode ser por causa de bactérias, parasitas ou vírus, sendo estes últimos os casos mais frequentes, os quais entram no corpo através do consumo de alimentos ou líquidos contaminados. Por este motivo, se não tomar cuidado com o que consome ou sem medidas de higiene, é possível apresentar episódios de diarreia constantemente, além de ser muito mais fácil ser contagiado.

As diarreias por infecção não costumam durar mais de 15 dias, mas se parar com o tratamento antes do tempo por notar uma melhora, esta pode piorar e retornar, com você apresentando novamente as fezes líquidas. Embora não cheguem a ser situações graves e são de fácil recuperação, a desidratação que ela provoca pode representar um risco, sendo importante seguir as indicações médicas.

Diarreia frequente por doença inflamatória intestinal

Quando o próprio sistema imunológico ataca alguma parte dos intestinos, fazendo com que a mucosa dos mesmos fique inflamada, é diagnosticado que a pessoa sofre de uma doença inflamatória intestinal, que pode ser a doença de Crohn ou colite ulcerosa. Embora qualquer pessoa possa tê-la, costuma surgir entre os 15 e 35 anos de idade.

Se está se perguntando por quê tem diarreia frequentemente, esta pode ser uma das causas, já que é uma das principais características da doença, na qual a inflamação e a má absorção da água fazem com que as fezes percam seu formato normal e, em alguns casos, podem vir acompanhadas de muco e sangue. Devido ao fato de ser uma doença que não têm cura, é fundamental consultar um médico para ter um controle da mesma e evitar episódios recorrentes.

Síndrome do intestino irritável

Dentro dos sintomas comuns da síndrome do intestino irritável está a diarreia, que pode desaparecer e reaparecer mesmo após passado muito tempo e cuja intensidade pode variar em cada episódio. Embora não se conheça a causa específica de tal síndrome, se considera que alguns desencadeantes podem ser o estresse, mudanças na flora intestinal, má absorção de nutrientes ou após uma infecção gastrointestinal e, na maioria dos casos, se desenvolve em pessoas jovens.

Quando esta síndrome ocorre, há diversas alterações que impedem o funcionamento adequado do intestino, como na movimentação do mesmo, o que pode levar ao aparecimento alternado de diarreia e constipação. Em episódios de diarreia, a matéria fecal pode ser mole, semilíquida ou líquida, com necessidade frequente de defecar ao longo dia, inclusive a pessoa pode acordar de noite por causa da necessidade de defecar. Seu tratamento se baseia em aliviar os sintomas, já que é uma doença incurável.

Diarreia constante depois de comer por intolerâncias alimentares

Tudo o que como dá diarreia, o que pode ser? Se você frequentemente tem diarreia, é possível que seja intolerante a algum alimento que ingere e não percebeu, o mais comum é à lactose. Esta intolerância pode ser ao alimento em si ou a algum ingrediente dentro dele, como certos corantes. Às vezes, não é fácil determinar qual produto está causando tal reação, já que não necessariamente se manifesta de forma imediata, podendo surgir várias horas ou dias depois da ingestão.

As fezes moles ou líquidas da diarreia por causa desta condição ocorrem, geralmente, porque o corpo não conta determinadas enzimas digestivas, por isso que alguns alimentos não são digeridos ou assimilados corretamente. Os episódios de diarreia são evitados ao eliminar da dieta o alimento desencadeante ou por consumi-lo em pequenas quantidades.

Outras causas da diarreia frequente

A diarreia é um sintoma que pode indicar diversos transtornos corporais e, embora na maioria dos casos não seja uma condição grave, no caso dos episódios se prolongarem ou serem frequentes, pode indicar uma doença séria que deve ser tratada urgentemente. Se está se perguntando por quê tem diarreia muito frequentemente, outras causas poderiam ser:

  • Efeitos colaterais de medicamentos, especialmente, por seu uso prolongado. Entre eles, antibióticos, laxantes e suplementos dietéticos;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Estresse, ansiedade ou nervosismo constante;
  • Desnutrição;
  • Excesso de vitamina C;
  • Doença celíaca;
  • Insuficiência pancreática;
  • Doença hepática;
  • Hipertireoidismo;
  • Doença isquêmica do intestino.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diarreia constante, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.