Dicas para melhorar a postura

Dicas para melhorar a postura

A má postura é um problema que afeta muitas pessoas e que poucas dão importância. Passar todo o dia sentado no escritório ou em casa em frente a um computador, trabalhar de pé, usar o tamanho do sutiã incorreto e ignorar os ombros caídos, são alguns dos fatores que podem vir a afetar tanto sua postura corporal quanto deformar nossa coluna vertebral e desencadear uma série de problemas graves para a saúde.

Manter a postura correta não só faz bem para nosso corpo, como também para como as pessoas nos enxergam. Provavelmente você já notou que pessoas que caminham com o pescoço erguido, as costas retas e os ombros para trás parecem mais seguras de si, têm melhor imagem e, embora talvez não acredite, têm menor volume abdominal. Se quiser saber por que é tão importante cuidar da posição do nosso corpo o tempo todo, continue lendo este artigo do ONsalus onde também te mostramos as melhores dicas para melhorar a postura.

Por que é importante manter uma boa postura?

A postura desempenha um papel muito importante na saúde do organismo, e se nos acostumamos a manter uma postura inadequada, diferentes partes do corpo podem ser afetadas, causando, a longo prazo, lesões que podem ser irreparáveis. Entre as consequências mais importantes de não manter uma boa postura, temos:

  • Lombalgia: dor na parte inferior das costas que pode se estender até os glúteos e pernas. É causada por ficar muito tempo sentado em uma posição ruim ou por carregar objetos muito pesados com uma postura inadequada.
  • Dor no meio das costas: é resultante de se sentar com uma curva exagerada na região dorsal, com os ombros para frente ou ficando de pé com a barriga para fora. Causa pontadas de dor nas costas.
  • Lesões na cervical: ocorre geralmente quando a pessoa está durante muito tempo olhando fixamente para frente, tencionando os músculos do pescoço e o trapézio. Este tipo de contração causa muito mal-estar corporal assim como dor, também estando associada com tonturas, pontadas, cãibras, formigamento e até perda de equilíbrio.
  • Aumento da barriga: a má postura pode fazer com que os músculos do abdômen fiquem flácidos, fazendo com que a barriga apareça.

Todas estas condições podem ser prevenidas ou corrigidas mantendo uma boa postura corporal. Ao contrário do que se pensa, uma pessoa que normalmente fica curvada pode melhorar sua condição e adotar a posição correta do corpo em cada ação que realiza. Para conseguir isso, existem dicas para melhorar a postura corporal e devolver, desta forma, a saúde da musculatura e das articulações da coluna vertebral. Continue lendo este artigo para conhecer as melhores dicas para melhorar a postura.

Qual é a postura corporal correta?

Postura correta para sentar

Na postura ideal para ficar sentado, os ombros sempre devem ficar para trás e para baixo, as costas erguidas assim como o pescoço e os pés devem ficar apoiados no chão. Deve-se evitar cruzar as pernas para evitar problemas de circulação.

Postura correta ao ficar de pé

O jeito correto de ficar de pé é com o abdômen contraído, as costas retas, o peito para cima, os joelhos semiflexionados e o peso corporal bem distribuído em ambas as pernas.

Postura correta ao caminhar

A cabeça deve ficar para cima e o pescoço erguido. Deve-se evitar olhar para baixo para evitar a dor cervical.

Postura correta para dormir

A melhor forma de dormir é de lado e com as pernas encolhidas. Esta posição, conhecida como postura fetal, é a melhor forma de manter a coluna na posição correta.

Imagem: dredgarutino.com.br

Dicas para melhorar a postura

1. Se sentar na beirada da cadeira

Quando estamos sentados, geralmente apoiamos as costas no encosto da cadeira e, normalmente, fazemos isso de forma inadequada. Uma boa dica para melhorar a postura é sentar na beirada da cadeira, com um pé no chão e o outro esticado para frente. Isto faz com que as costas fiquem em posição reta e o pescoço erguido, impedindo que você possa relaxar para trás. A posição dos pés nesta dica é essencial para manter o equilíbrio das costas e não gerar cansaço.

2. Olhar-se em espelhos

Outra dica para melhorar a postura é ficar sempre se olhando em todos os espelhos que encontrar. Isto permitirá que você observe se está andando ou sentando de forma incorreta. É importante que, ao se ver no espelho, corrija sua postura, analise a posição dos seus ombros, pescoço, costas e abdômen. Uma vez que o pescoço esteja erguido, o abdômen contraído, as costas retas e os ombros caídos, estará corrigindo sua postura.

3. Programe sua mente com uma cor

Há pessoas que são totalmente conscientes de que têm uma má postura, mas estão tão acostumadas a ela que não conseguem encontrar uma forma de se ajudar, pois adotam posições incorretas de forma inconsciente. Se este for o seu caso, esta dica pode ser de grande ajuda, pois fará com que se lembre que está em um processo de mudança.

O que você deve fazer é escolher uma cor de sua preferência, preferivelmente uma que seja bastante comum, memorizá-la e associá-la com a boa postura. Uma vez que tenha escolhido sua cor, sempre que estiver em casa, no trabalho ou na rua e vir essa cor, deverá corrigir imediatamente sua postura. Em algum momento isso se tornará um hábito e quando você ver a cor, perceberá que não tinha nada para corrigir porque estava na posição certa.

4. Um exercício eficaz

Não se trata de treinar ou fazer duas horas de academia. Trata-se de uma posição que você deve praticar em casa e que ajudará a relaxar os músculos tensos das suas costas para que permaneçam mais flexíveis e para que você possa adotar uma postura corporal adequada sem dor.

Deite-se em um colchonete de barriga para baixo, levante-se com seus braços como se fosse fazer uma flexão. Ao mesmo tempo, mantenha suas pernas e pés no colchonete e levante o corpo para cima da pélvis até a cabeça, como se uma corda estivesse puxando seu pescoço até o teto. Mantenha a posição durante 10 segundos e depois relaxe 20 segundos, fazendo 10 repetições.

Quando não puder fazer este exercício, também pode se lembrar dele e imaginar que essa corda está puxando seu pescoço no exato momento. Só de pensar nisso, sua mente te ajudará a adotar uma melhor postura corporal.

5. Peça ajuda

Outra dica para melhorar a postura é dizer às pessoas que são próximas a você que precisa melhorar sua postura corporal e que sempre que te virem curvado, com os ombros para frente, sentado de lado ou deitado na cadeira, te corrijam! Embora talvez não acredite, mas algumas pessoas levam isso tão a sério, que você terá vontade de se esconder delas para ficar sozinha um pouco e deixar as costas curvadas. Quanto mais pessoas convidar para participar desta dica, mais difícil será para você adotar uma má postura corporal.

6. Dê um descanso ao salto alto

Sim, sapatos com salto alto te deixam com mais estilo, ereta e esbelta, mas na verdade não é bem assim. Para seus músculos, o uso do salto alto têm outro significado: esforço extra para manter o equilíbrio, dificuldade para caminhar e tensão muscular. Tudo isso faz com que o corpo, a fim de tentar manter a postura do pé, adote posturas muito inadequadas que machucam os nervos e toda a musculatura corporal, portanto, use menos saltos e mais sapatilhas.

Conselhos para prevenir a má postura

Além das dicas para melhorar a postura mostradas anteriormente, podemos tentar prevenir as más posturas praticando uma série de conselhos:

  • Controle seu peso. O sobrepeso é um dos fatores que pode prejudicar a saúde das suas costas.
  • Não fique muito tempo sentado. Levante a cada meia hora, mesmo que seja para ir ao banheiro ou tomar um copo d'água.
  • Evite carregar peso frequentemente. Isto inclui bolsas, mochilas ou qualquer outra carga que costumamos levar conosco.
  • Mude a posição do seu colchão. O colchão vai deformando pouco a pouco. Por isso, é recomendável virá-lo de tempos em tempos para que nosso corpo descanse melhor.

E agora que você conferiu as melhores dicas para melhorar a postura, também recomendamos a leitura deste outro artigo em que te explicamos por que algumas pessoas têm as costelas saltadas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para melhorar a postura, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • Utino. Postura correta: as melhores dicas para uma postura correta. Disponível em: <https://www.dredgarutino.com.br/postura-correta-as-melhores-dicas-para-uma-postura-correta/>. Acesso em 16 de novembro de 2021.
  • Pellegrino, Luciano. Qual a postura correta?. Disponível em: <https://www.drlucianopellegrino.com.br/artigos/ma-postura-qual-postura-correta/>. Acesso em 16 de novembro de 2021.