Dor nas costas ao tossir e como aliviá-la

Dor nas costas ao tossir e como aliviá-la

A tosse é um sintoma persistente e incômodo, é o primeiro a aparecer e o último a desaparecer dependendo da condição respiratória que a pessoa sofrer. Através dela, são expulsas secreções geradas devido a um processo infeccioso.

Este sintoma pode provocar dor nas costas por diferentes causas, que vão desde uma contração muscular até problemas nos pulmões, transtornos ósseos ou cálculos renais. Neste artigo do ONsalus, você encontrará as informações sobre A dor nas costas ao tossir e como aliviá-la uma vez que ela apareça.

Tosse seca ou produtiva repetitiva

É possível que a dor nas costas ao tossir ocorra pela tosse repetitiva, não importa se é seca ou vem acompanhada de catarro, já que ambas podem desencadear tosse persistente que provoca dor nas costas ao tossir. Isto se deve a um aumento de pressão na cavidade torácica. Os tendões que estão localizados nesta áreas costumam ficar tensos, especialmente se a tosse for frequente, o que impede o repouso e, é claro, se recuperar da pressão e a tensão que a tosse causa.

Tratamento

Para iniciar o tratamento da tosse, é necessário fazer um diagnóstico preciso de qual é a doença que está causando a tosse. Inicialmente, o tratamento é sintomático, enquanto se obtém o diagnóstico. Para isso, serão necessários alguns medicamentos como:

  • Derivados opiáceos: entre os quais estão a codeína ou antitussígenos não narcóticos, como o Dextrometorfano. Estes medicamentos possuem indicação específica para casos de tosse seca.
  • Medicamentos expectorantes: estes são indicados para fluidificar a secreção e, desta forma, permitir que ela possa ser eliminada.

Além disso, seu médico te recomendará que mantenha-se hidratado e em lugares quentes.

Neste outro artigo te contamos o que pode ser a tosse com catarro verde.

Contração muscular

Esta é outra causa da dor nas costas ao tossir, a qual provoca uma dor localizada como se fosse uma fisgada. Também pode doer quando toca nesta área sem tossir. Isto é um indicativo de que já tinha uma lesão nas costas e a tosse aumentará a tensão, gerando mais dor.

Tratamento

O tratamento será indicado pelo médico após uma avaliação e dependerá dos sintomas que você apresentar:

  • Farmacológico: o médico indicará analgésicos e anti-inflamatórios para diminuir a dor e a inflamação.
  • Meios físicos como o calor no local da contração é um tratamento frequentemente usado devido a sua fácil aplicação. Isto permite relaxar o músculo, além de ter um efeito analgésico.
  • Fisioterapia: este é o tratamento mais recomendado pelos especialistas. O fisioterapeuta se encarregará por fazer uma massagem para relaxar o músculo, diminuir a dor e fortalecer o músculo afetado. Com este tipo de tratamento é possível prevenir esta lesão.

Veja como curar uma lesão muscular na coxa neste outro artigo do ONsalus.

Pneumonia

A tosse não ocorre apenas por um processo com catarro, também podendo ser um sinal de que algo está acontecendo nos pulmões, como uma pneumonia ou bronquite. Neste caso, a dor nas costas ao tossir pode vir acompanhada de febre, calafrios e fraqueza geral.

A pneumonia ocorre devido à inflamação do tecido pulmonar, que é o jeito de avisar que algo está acontecendo nos pulmões.

Tratamento

Quando aparece um quadro de pneumonia, ele deve ser tratado por um médico especialista em pneumologia. Este indicará o tratamento a ser seguido e o tempo de duração do mesmo para evitar recaídas ou complicações, já que se isto não for atendido a tempo, pode se agravar até o ponto de causar dificuldade respiratória e pôr em risco a vida do paciente.

Lesão nas costelas

A presença de uma lesão na costela, como uma fissura, gera dor ao respirar profundamente ou ao tossir. Ao forçar esta área com a tosse, é possível vir a sentir desconforto na região, como fisgadas onde está a costela machucada.

Quando a tosse é muito forte e repetitiva, esta sozinha é capaz de lesionar uma costela.

Tratamento

Se este for o seu caso, deve consultar um médico para verificar o estado das costelas e iniciar um tratamento específico para a condição respiratória que está desencadeando a tosse.

No caso de uma lesão nas costelas como um trincado ou fratura, o indicado será ficar em repouso e imobilizado para permitir uma melhor consolidação óssea, acompanhada da ingestão de analgésicos ou outros medicamentos de acordo com os sintomas que apresentar.

Endometriose

O tecido que deve crescer no interior do útero, quando ocorre fora dele, é conhecido como endometriose. Um dos sintomas que podem te ajudar a reconhecer este problema é a dor nas costas ao tossir, embora o principal sintoma seja a dor pélvica intensa antes e durante a menstruação.

Tratamento

Uma vez realizado o diagnóstico da endometriose, o tratamento se baseará na indicação de medicamentos como:

  • Analgésicos: para aliviar as cólicas menstruais que são muito dolorosas.
  • Terapia hormonal: esta é recomendada pelo médico junto dos analgésicos.
  • Cirurgia: este tipo de procedimento é praticado por aquelas mulheres que desejam ficar grávidas. É chamada de cirurgia conservadora e é realizada para remover os implantes de endometriose e preservar tanto o útero quanto os ovários.

Cálculos renais

A presença de cálculos nos rins pode causar dor nas costas ao tossir. Se você sofre desta condição, sentirá constantemente esta dor, causando assim o que se conhece como cólica nefrítica e, especialmente, dor ao tossir na área onde estão os cálculos renais.

Caso se trate de pedras ou cálculos muito pequenos, você pode sentir dor na região dos rins apenas no qual faz o esforço para tossir.

Tratamento

O tratamento vai depender do tipo de cálculo e dos sintomas que apresentar. Seu médico te indicará analgésicos como o ibuprofeno ou naproxeno. Existem pessoas que costumam precisar de hospitalização para aliviar a dor.

Dependendo do tipo de cálculo e tamanho do mesmo, seu médico te indicará alguns medicamentos para decompor, eliminar ou evitar a formação de cálculos renais no futuro como:

  • Alupurinol: para os cálculos de ácido úrico.
  • Antibióticos: em caso de infecções.
  • Diuréticos.

Atualmente, são utilizados procedimentos cirúrgicos, dependendo do tamanho do cálculo, entre eles estão:

  • Litotrícia: este procedimento é utilizado para eliminar os cálculos que medem aproximadamente 1,25 cm e que estão próximos aos rins ou ao ureter. Isto é feito através de ondas sonoras ou ondas de choque que são responsáveis por quebrar os cálculos em pequenos fragmentos, os quais são expelidos através da urina.
  • Utilizando instrumentos especiais, os quais são passados por uma pequena incisão cirúrgica nas costas na altura dos rins. Este procedimento é usado quando os cálculos são grandes ou naqueles casos onde os rins ou a região que se vai tratar apresenta malformações. O cálculo é extraído através de um endoscópio.
  • Ureteroscopia: este procedimento é utilizado quando o cálculo está nas vias urinárias baixas, sendo utilizado um laser para quebrar tal cálculo.

Agora que você já sabe os diferentes motivos que te levam a sentir dor nas costas ao tossir, recomendamos a leitura do seguinte artigo sobre alimentos que pioram a tosse.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nas costas ao tossir e como aliviá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Bibliografia
  • Page, C. S., Test, C. U., Apps, A. T. P. C., & TEST, A. Dolor torácico.
  • Síntomas, A. Z. Dolor torácico.