Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento

Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento

O joelho é a maior articulação do corpo e é submetido pressões constantes que o tornam vulnerável a lesões e doenças degenerativas. Suporta nosso peso corporal e é composto por um complexo conjunto de elementos que permitem o seu correto funcionamento tais como: ossos, músculos, tendões, ligamentos e meniscos.

A dor no joelho é muito comum e aparece em todas as idades e afeta ambos os sexos. Ao dobrar o joelho, pode surgir dor na área anterior ou posterior que se pode dever a várias causas distintas. No ONsalus, lhe explicaremos detalhadamente quais são as causas da dor no joelho ao dobrar e, além disso, qual é o tratamento ideal para este problema.

Dor no joelho ao dobrar: sintomas e fatores predispostos

A dor no joelho ao flexionar é bastante comum dentro dos motivos de consulta com o ortopedista. Está associada à manifestação de sintomas específicos como:

  1. Ranger no joelho.
  2. Dor frequente no joelho, mesmo em repouso.
  3. Dor no joelho ao correr ou fazendo outros movimentos como saltar.

Entre os fatores predispostos relacionados com a dor no joelho, se encontram:

  1. Obesidade ou sobrepeso: desgasta substancialmente mais rápido a articulação.
  2. A idade: quanto mais velho for o paciente, maior a degeneração dos elementos que compõem o joelho.
  3. Ocupação, profissão e esportes: permanecer de pé por longos períodos, usar sapatos de salto alto e movimentos repetitivos ou de grande impacto podem afetar em maior grau a articulação.
  4. Falta de flexibilidade ou força muscular: músculos fracos (hipotróficos) por falta de atividade física ou ingestão inapropriada de proteínas dão menos estabilidade ao joelho e o tornam mais suscetível a lesões.

Dor no joelho ao dobrar e esticar a perna: causas frequentes

Existem causas da dor no joelho ao dobrar mais específicas, de acordo com a área afetada.

Na região de trás ou na frente do joelho, as causas mais comuns da dor no joelho ao dobrar são:

  • Joelho de corredor: esta é uma condição também conhecida como "síndrome do estresse patelo femoral", comum em atletas. Gera-se um processo de desgaste da cartilagem da rótula, provocando dor e inflamação.
  • Tendinite dos quadríceps: devido a sobrecarga, gera-se inflamação no tendão do quadríceps (músculo que nasce na rótula e continua até o músculo), associado a atividades como o basquete, vôlei, futebol e esqui. É conhecida também como tendinopatia quadricipital.

De acordo com a Academia Estadunidense de Cirurgiões Ortopédicos[1], a dor no joelho anterior é comum em pessoas ativas, saudáveis e jovens, especialmente do sexo feminino.

Na região posterior ou por trás do joelho, as causas mais comuns são:

  • Tendinite poplítea: é uma doença pouco comum que consiste na inflamação do músculo denominado poplíteo. É caracterizada por uma dor na parte de trás do joelho que aumenta, sobretudo, quando se corre.
  • Cisto de Baker: também conhecido como cisto poplíteo. Nada mais é que um processo de acúmulo de líquido da articulação (sinovial) atrás do joelho, justamente onde está localizada a cavidade poplítea. Está associado a processos inflamatórios degenerativos, por isso, é comum em adultos mais velhos. Manifesta-se com rigidez e desconforto ao flexionar o joelho.
  • Condromalacia patelar: também chamada de síndrome da dor patelo femoral. É o desgaste da cartilagem da superfície da articulação da rótula, frequente em pessoas com sobrecarga ou excesso de pressão no joelho e em adultos devido ao desgaste da cartilagem articular. Manifesta-se com o aparecimento de dor no joelho durante os movimentos de flexão.

Tratamento para a dor no joelho ao dobrar a perna

Existem medidas gerais que podem ser seguidas no caso da dor no joelho, como é o caso do protocolo RICE assim como explica a Revista Médica da Costa Rica e América Central[2]: Descanso da extremidade, gelo no local, compressão com faixas elásticas ou joelheira e elevação do membro inferior afetado.

Estas medidas gerais são combinadas com:

  1. Analgésicos tipo AINES ou opioides, dependendo das circunstâncias que originam a dor e das doenças que o indivíduo possui. O médico tomará a decisão mais pertinente de acordo com caso, fica a critério deste indicar ou não fisioterapia ou outro tipo de tratamento local como, por exemplo, injeções com corticoides, ácido hialurônico ou plasma rico em plaquetas diretamente na articulação.
  2. A cirurgia é voltada para lesões mais graves onde as medidas gerais não conseguiram aliviar a dor, ou logo, em pacientes com lesões graves, seja através de uma artroscopia ou cirurgia aberta.

Conselhos e remédios para dor no joelho ao dobrar

  1. Manter um peso adequado diminui o impacto diário sobre o joelho e é o método mais eficaz para aliviar a dor.
  2. Exercitar-se com regularidade. Um grupo muscular fortalecido oferece melhor estabilidade à articulação.
  3. Exercício apropriado. Existem medidas que você pode tomar antes de se exercitar: um bom alongamento antes de um treinamento intenso é fundamental para evitar lesões, por outro lado, se você tem limitações devido à dor, pode realizar atividades de baixo impacto para os joelhos, como é o caso da natação. Sempre é recomendável que receba orientação de um treinador com experiência na área.
  4. Acupuntura: técnica milenar que pode aliviar a dor.
  5. A eletroterapia, a ultrassonoterapia, a hipertermia por contato, a termoterapia ou a mecanoterapia são técnicas não invasivas sob indicação médica.
  6. Uso de palmilhas ou calçado especial, especialmente em indivíduos com pé chato.

Exercícios para dor no joelho ao dobrar

Treinamento para melhorar o equilíbrio e estabilidade

  • Fortalecimento dos quadríceps: deitado de costas, flexione o joelho com o pé no chão e mantenha-o assim por 10 ou 20 segundos, enquanto mantém o outro estendido. Repita o movimento de 8 a 10 vezes, depois troque de lado.
  • Fortalecimento dos ísquios: deitado de barriga, mantendo os braços juntos ao corpo, levante a perna com o joelho estendido, tirando a coxa do chão, mantenha durante 5 segundos e repita 10 vezes com cada perna.
  • Fortalecimento das panturrilhas: de pé, com as mãos na parede, fique na ponta de ambos os pés, com o joelho sem flexionar, mantenha por 5 segundos, depois, descanse toda a sola do pé no chão. Repita 10 vezes.

Exercícios de flexibilidade e alongamento

  • Leve o calcanhar até o glúteo, com o joelho flexionado completamente e até atrás, com a mão segurando o tornozelo. Segure com a outra mão se necessário.
  • Sentado no chão, com as pernas esticadas, tente tocar os dedos do pé com a ponta dos dedos das mãos. Mantenha por 10 segundos e repita de 7 a 10 vezes.

A dor no joelho é comum nas consultas médicas apesar das causas serem diversas, a utilização de medicamentos naturais e exercícios podem ser empregados para melhorar seus incômodos sintomas, o ortopedista também saberá indicar o tratamento farmacológico caso necessário, ou alguma outra terapia complementar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no joelho ao dobrar: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Referências
  1. http://www.revistamedicacr.com/index.php/rmcr/article/view/75/60
  2. https://orthoinfo.aaos.org/es/diseases--conditions/dolor-de-rodilla-anterior-en-adolescentes-adolescent-anterior-knee-pain