Dor no joelho ao subir escada: causas e tratamento

Dor no joelho ao subir escada: causas e tratamento

O joelho é uma das articulações mais móveis do corpo, por isso sentir dor nele é um dos principais motivos de consulta com o ortopedista. Esta condição pode afetar desde jovens até pessoas da terceira idade, dependendo da atividade que desempenham.

As lesões no joelho podem ocorrer por diversas causas, como o desgaste da articulação, sobrepeso, ruptura de um ligamento ou lesão do menisco. Sofrer de algumas doenças como gota, artrite séptica ou até mesmo artrose tende a ser um fator desencadeante para que surja esta dor no joelho ao subir escadas.

Neste artigo do ONsalus vamos explicar em detalhe por que surge a dor no joelho ao subir escada: causas e tratamento.

Idade

A idade é um fator desencadeante para o aparecimento da dor no joelho ao subir escadas: o envelhecimento desgasta as cartilagens presentes na articulação como consequência da idade e de uma atividade física constante, se tornando bastante evidente a partir dos 50 anos.

Tratamento

Se você não apresentar outro sintoma na área da articulação, deve consultar um ortopedista, ele te indicará o tratamento a ser feito após examinar seu joelho, podendo te indicar fazer fisioterapia e um tratamento farmacológico, dependendo dos sintomas que apresentar.

Obesidade

O sobrepeso e a obesidade nas pessoas causam uma sobrecarga da articulação do joelho, provocando o desgaste da mesma. Isto repercute na hora de realizar uma atividade física, como por exemplo, ao subir escadas.

Tratamento

Para aliviar esta condição, o único tratamento a ser feito é perder peso, desta forma será possível evitar que a articulação continue sofrendo esta sobrecarga e evitar que você continue sentindo dor no joelho ao subir escada ou ao fazer outras atividades quotidianas.

Prática de alguns esportes

Os exercícios e a prática esportiva diária de algumas atividades como correr, jogar futebol e esquiar podem lesionar as estruturas moles da articulação do joelho, como os meniscos ou ligamentos. Esta lesão ou entorse no joelho pode provocar o aparecimento da dor no joelho ao subir escadas ou outras atividades.

Tratamento

O tratamento desta alteração se baseia em suspender a prática esportiva que estiver causando os desconforto na articulação do joelho. Além disto, você deve consultar um ortopedista para avaliar o estado da articulação e fazer o tratamento que for indicado de acordo com os sintomas que apresentar.

Uso de calçado inadequado

O uso de saltos, no caso das mulheres, pode causar algumas lesões e transtornos na postura. Um calçado inapropriado durante a prática de algum esporte também pode ser um fator desencadeante de problemas que surgem na articulação do joelho.

Tratamento

Mulheres que apresentam dor no joelho ao subir escada podem solucionar este problema simplesmente parando de usar sapatos de salto, bem como usando um calçado esportivo adequado, de acordo com as atividades físicas que farão.

Passar muito tempo sentado(a)

Não mexer o joelho por muito tempo, como ao ficar sentado(a) durante uma longa viagem ou durante horas no escritório em frente ao computador, causa dor no joelho ao subir escadas e fazer outras atividades similares.

Tratamento

O exercício físico é a melhor forma de evitar a dor no joelho ao subir escadas. Depois de ficar sentado ou sem fazer atividades com os membros inferiores por longos períodos de tempo, é recomendável caminhar ou mudar de posição para evitar que esta dor ocorra.

Se esta condição persistir, consulte um médico, ele te indicará o que fazer de acordo com os sintomas que apresentar.

Doenças como a artrite no joelho

A artrite no joelho pode surgir devido a inflamação e dano da articulação do joelho como consequência de:

  • Uma infecção.
  • Causas genéticas.
  • Doenças como o lúpus eritematoso sistémico.

Esta alteração causadora de dor nos joelhos se caracteriza pela presença de sintomas como:

  • Dor aguda durante uma atividade física.
  • Rigidez.
  • Inflamação.
  • Deformação.
  • Dor no joelho ao subir escadas.

Tratamento

A primeira opção é melhorar os sintomas através do tratamento farmacológico com analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides para diminuir a dor e a inflamação.

Os medicamentos antirreumáticos, como o Metotrexato e corticosteroides, são indicados para prevenir novos ataques do sistema imunológico à articulação.

Nos casos onde o tratamento farmacológico não funcionar, o médico recomendará a opção cirúrgica.

Condromalácia patelar

Esta alteração ocorre pela degeneração da cartilagem rotuliana, que é responsável por evitar que um osso fique em contato com o outro. A condromalácia patelar causa dor no joelho após ficar muito tempo sentado ou após começar uma atividade física, como caminhar ou subir escadas. Há uma sensação de falha, onde o joelho não responde e isto gera dor e inflamação no mesmo.

A condromalácia patelar da cartilagem pode ser causada pela sobrecarga da articulação ou por praticar excessivamente uma atividade física.

Tratamento

O tratamento farmacológico para a condromalácia patelar será indicado com a finalidade de aliviar a dor, através de anti-inflamatórios e analgésicos.

Também podem ser feitas as seguintes recomendações:

  • Massagens.
  • Exercícios de alongamentos.
  • Aplicar gelo no local.

É sempre importante que haja um controle médico, a fim de observar a evolução dos sintomas.

Bursite no joelho

Esta alteração é outra causa de dor no joelho ao subir escadas. A bursite se trata da inflamação de uma bolsa chamada bursa, que fica cheia de líquido, localizada próxima da articulação. A sobrecarga desta ao se ajoelhar por muito tempo ou por causa de infecções bacterianas pode agravar esta condição.

A dor e a rigidez são características da bursite ao subir escadas.

Tratamento

No caso de uma bursite no joelho, o tratamento dependerá da causa que a gerar.

Caso seja uma infecção que tenha originado esta alteração, será indicado um antibiótico, bem como fisioterapia, para fortalecer a musculatura do joelho, aliviar a dor e evitar sofrer de forma recorrente da bursite no joelho.

Se esta persistir, as injeções com corticosteroides, além da cirurgia, são outras técnicas que o ortopedista pode utilizar.

Artrose no joelho

Esta doença surge no joelho quando a cartilagem desgastou devido ao uso e a idade. Esta alteração tão comum limita o funcionamento da articulação, causando dor, deformidade e limitação funcional do joelho ao fazer qualquer movimento, como por exemplo, subir escadas.

Tratamento

Para o tratamento da artrose no joelho é necessário pôr em prática uma série de medidas, como:

  • Perder peso.
  • Fazer exercícios de reabilitação para fortalecer a musculatura do joelho.
  • Tratamento farmacológico para aliviar os sintomas, como analgésicos e anti-inflamatórios para diminuir a dor e a inflamação.
  • Nos casos onde a artrose é grave, o médico recomendará resolver a situação cirurgicamente para devolver a mobilidade do joelho.

Lesão do menisco

Esta lesão ocorre quando se faz um giro muito brusco com o joelho. Posteriormente, qualquer movimento que for feito com o mesmo, como subir escadas, causa uma dor intensa por vários dias. A lesão do menisco é uma das lesões de joelho mais frequentes.

Tratamento

O tratamento desta lesão depende da idade, gravidade da mesma e a atividade que a pessoa for fazer. Caso se trate de uma lesão leve ou moderada você deve:

  • Descansar.
  • Colocar gelo no joelho.
  • Utilizar uma bandagem que servirá para imobilizar o joelho.
  • Manter o membro elevado o máximo que conseguir.

O tratamento farmacológico e a fisioterapia serão indicados para aliviar tanto a dor quanto a inflamação.

Nos casos em que se trate de uma lesão grave, o ortopedista, de acordo com o grau da lesão, te indicará uma solução cirúrgica.

Tendinite rotuliana

Esta alteração ocorre devido a inflamação do tendão rotuliano, um tecido que une a rótula com a tíbia ou osso da canela. A tendinite rotuliana causa dor na parte de trás do joelho ao subir escadas, como consequência da sobrecarga da articulação, o que causa outros incômodos ao flexionar, estender ou erguer a perna.

Tratamento

O tratamento será iniciado após uma avaliação médica para ver o grau da lesão e assim recomendar um tratamento farmacológico para aliviar a dor através de analgésicos, como o Ibuprofeno ou Naproxeno.

Recomenda-se a prática de algumas medidas para diminuir os sintomas da tendinite rotuliana como:

  • Exercícios de alongamento para fortalecer os músculos da região do joelho.
  • Iontoforese.

No caso disto não surtir efeito, o médico colocará em prática outros tratamentos, como injeções com corticosteroides ou plasma rico em plaquetas.

Em último caso, será feita uma cirurgia para resolver o problema.

Gota

O acúmulo de cristais de ácido úrico na articulação do joelho gera uma condição chamada gota, embora surja mais frequentemente no dedão do pé, também pode aparecer no joelho.

Tal alteração é causada pela ingestão de certos alimentos, como o consumo elevado de carnes vermelhas e mariscos, causando dor na articulação ao fazer qualquer movimento, inclusive os de subir e descer escadas.

Tratamento

O tratamento se baseia em aliviar a dor na articulação. O médico indicará o tratamento farmacológico para aliviar a dor e a inflamação com analgésicos ou anti-inflamatórios não esteroides, como o Ibuprofeno, Indometacina e Colchicina.

Ele também indicará corticoides para aliviar a dor em menos de 48 horas, além de recomendar seguir uma dieta para a gota, com poucas carnes vermelhas e purinas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no joelho ao subir escada: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Collado, A. El dolor femoropatelar en el deportista: qué es y cómo tratarlo.
  • Dubón Peniche, M. D. C., & Romero Vilchis, M. E. (2012). Sinovitis de rodilla, condromalacia: Caso CONAMED. Revista de la Facultad de Medicina (México), 55(5), 37-43.