Dor no tornozelo sem entorse: causas e tratamento

Dor no tornozelo sem entorse: causas e tratamento

Você sente uma dor no tornozelo esquerdo? Ou a dor no tornozelo é no direito? Frequentemente, estamos expostos a entorses no tornozelo, o que provoca muita dor, mas a dor que pode surgir por diferentes causas. Muitas delas se devem a doenças crônicas com a artrite reumatoide, a osteoartrite, a gota, ao lúpus, ou as irregularidades no arco do pé.

Neste artigo do ONsalus, explicamos quais podem ser as possíveis causas da dor no tornozelo sem entorse e seu respectivo tratamento.

Arco irregular do pé

Algumas vezes podem existir irregularidades no arco do pé, sendo uma delas chamada de pé plano, o qual acontece quando o arco do pé não possui curvatura. Outra delas é o pé cavo, que ocorre quando o arco do pé tem uma curvatura exagerada, o que pode afetar o jeito de caminhar. Esta situação pressiona outras áreas do pé, tentando compensar o arco irregular.

Logo, fica claro ver como os tornozelos começam a sentir esta tensão, dores e incômodos sem ter sofrido um entorse.

Tratamento

Neste caso, o tratamento será indicado por um ortopedista ou podologista, os quais recomendarão o uso de calçados específicos, palmilhas para os calçados ou próteses personalizadas que te darão o apoio que precisa para o arco irregular.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que se caracteriza pelo fato do corpo começar a atacar o tecido saudável como, por exemplo, o revestimento das articulações, entre elas a do tornozelo. A dor no tornozelo pode vir acompanha de inchaço e rigidez nos dedos do pé.

Tratamento

No caso desta condição, o médico recomendará a combinação de exercícios e medicamentos como analgésicos, injeção de esteroides na articulação, bem como medicamento antirreumáticos, com os quais será possível diminuir a inflamação e retardar o avanço da doença.

Osteoartrite

A osteoartrite se caracteriza pelo desgaste gradual que as cartilagens sofrem entre dois ossos, o que faz com que eles fiquem em atrito, causando muita dor. Em geral, vem acompanhada de rigidez e sensibilidade, as quais podem piorar pela manhã ao acordar. Em alguns casos, esta dor no tornozelo pode aparecer de forma repentina.

Tratamento

Neste caso de dor no tornozelo, o médico indicará medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e cremes tópicos aplicados no tornozelo. Ele também pode recomendar o uso de aparelhos ortopédicos ou palmilhas para os calçados.

Tendinite de Aquiles

O tendão de Aquiles conecta o calcanhar com o músculo da panturrilha. O uso excessivo e repetitivo, como caminhar muito, tende a gerar um desgaste que acaba levando à inflamação deste tendão, causando dor no tornozelo, rigidez e inflamação.

O envelhecimento também pode enfraquecer o tendão de Aquiles causando dor e inchaço, o qual impedirá que o tornozelo possa ser movido ou flexionado.

Tratamento

O tratamento se baseará em exercícios de descanso e alongamento, além do uso de palmilhas nos calçados ou o uso de aparelhos ortopédicos. O médico irá sugerir reduzir a atividade física e indicará anti-inflamatórios ou corticosteroides. Se for muito grave, a cirurgia se torna uma opção para reparar os tendões.

Lúpus

A lúpus se trata de uma doença autoimune que causa dor de forma repentina no tornozelo sem sofrer nenhum entorse. Quando o organismo é afetado pela lúpus, ataca seus próprios tecidos, o que causa inflamação e acúmulo de líquido, especialmente nas articulações. Isto pode causar a dor no tornozelo sem sofrer uma lesão.

Tratamento

Para o tratamento desta doença, que pode provocar dor no tornozelo, seja ele o esquerdo ou o direito, o médico irá sugerir repouso assim como anti-inflamatórios não esteroides. Contudo, o tratamento vai depender de se a doença está ativa.

Gota

A gota é uma artrite inflamatória muito dolorosa que ocorre pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. Comumente a parte afetada é o dedão do pé, mas também pode afetar outras articulações como a do tornozelo, por isso que é uma causa de dor sem entorse.

Tratamento

Se você sofre de gota é possível que tenha um tratamento de longa duração com inibidores das xantinas, oxidases e probenecida. Isto tem como objetivo prevenir ataques dolorosos. Diante de um surto de gota, seu médico te recomendará anti-inflamatórios não esteroides, corticosteroides ou colchicina. Este último é o medicamento utilizado contra a gota. Além disso, o médico indicará uma mudança na dieta e a prática de atividade física.

Bursite no tornozelo

Existem bolsas cheias de líquido na articulação do tornozelo, as quais atuam como amortecedores entre os ossos que fazem parte desta articulação. A inflamação destas bolsas origina a bursite do tornozelo. O uso excessivo do tornozelo ou a tensão no mesmo podem ser a causa da dor.

Tratamento

No caso de ter uma bursite, o médico te indicará ficar em repouso e medicamentos anti-inflamatórios. Também será uma opção utilizar compressas, colocar uma tala ou usar um aparelho ortopédico para aliviar a dor. Caso necessário, o médico indicará antibióticos nos casos onde é preciso drenar o líquido da bolsa e for constatada a presença de uma infecção.

Esclerodermia

Esta doença também é conhecida como esclerose sistémica progressiva. É uma condição autoimune que surge quando o sistema imunológico provoca a superprodução de colágeno, o que faz com que a pele se torne mais grossa e dura.

A inflamação que caracteriza esta condição pode provocar inchaço e danificar órgãos e articulações, entre elas, os tornozelos, ficando evidente pelo aparecimento de dor e rigidez no tornozelo afetado.

Tratamento

O médico se encarregará por impedir que a doença avance através do uso de imunossupressores. Anti-inflamatórios e corticosteroides serão usados para aliviar a dor.

Lesão osteocondral do tálus

É produzido por uma lesão anterior acumulada durante anos na cartilagem e no osso na parte superior e inferior da articulação do tornozelo. Esta pode se agravar ao saltar ou correr e pode ser identificada ao ouvir um estalido, o qual gera a dor no tornozelo.

Tratamento

Quando a dor no tornozelo é por esta lesão, o médico indicará o reparo ou a substituição da cartilagem, o que deve ser feito com muito cuidado e levando em conta o tipo de lesão que o paciente apresentar.

Infecções bacterianas

Infecções causadas por bactérias, como a Enterobacter, Staphylococcus ureus e Estreptococo, podem causar infecções nos ossos e articulações podendo chegar até os tornozelos e causar dor.

Tratamento

Nestes casos, o médico solicitará um exame de sangue ou cultivo de tecidos para encontrar a bactéria causadora da infecção no tornozelo. Uma vez feito isto, ele indicará o antibiótico adequado para acabar com a infecção e, consequentemente, com a dor no tornozelo.

Agora que você já sabe as principais causas para tor no tornozelo, não perca este outro artigo sobre o que pode ser a dor no peito do pé.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no tornozelo sem entorse: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Acerboni, F., Marcano, F. A., & González, J. A. (2017, January). PIE Y TOBILLO. In PIE (Vol. 31, No. 1).
  • Batista, J., Roncolato, D., Logioco, L., Godoy, G., & Teper, S. (2011). Síndromes dolorosos posteriores del tobillo. Artroscopia, 18(2), 65-70.