Dor nos dedos das mãos: o que pode ser

Dor nos dedos das mãos: o que pode ser

É possível que, em algum momento do dia os dedos das suas mãos doam e você não tenha a mínima ideia de por quê isso ocorre. A dor pode surgir em um ou mais dedos e, geralmente, é causada por diversas condições ou lesões.

Além da característica dor nos dedos, é provável que você sinta ardência, sensibilidade, rigidez, formigamento ou inchaço. Dentro das condições relacionadas, encontramos a artrite, traumatismos ou problemas em algum nervo. Qualquer uma delas pode estar relacionada a fatores de risco como a prática de esportes, uso de alguma máquina no serviço ou em casa, quedas e também a realização de movimentos repetitivos.

Você quer saber como aliviar a dor nos dedos das mãos? Te explicaremos como, incluindo desde chás de cúrcuma até massagens com óleo de rícino. Se você quer saber mais sobre este tema, te convidamos para que continue lendo este artigo do ONsalus sobre a dor nos dedos das mãos: o que pode ser.

Dor nos dedos das mãos, o que pode ser?

Antes de descrever as causas mais frequentes da dor nos dedos das mãos, devemos considerar que este sintoma incômodo pode surgir associado a outros, como:

  • Ardência.
  • Aumento da sensibilidade.
  • Dormência.
  • Formigamento.
  • Frieza.
  • Inchaço.
  • Vermelhidão ou mudanças na coloração dos dedos.

Qualquer uma das condições relacionadas com a dor nos dedos pode causar algum dos sintomas anteriormente descritos.

Entre as possíveis causas da dor nos dedos das mãos, encontramos:

  • Síndrome do túnel cubital: ocorre quando há uma contusão, pancada ou traumatismo direto no cotovelo, razão pela qual um dos principais nervos do braço, o cubital, é comprimido ou irritado. Isto gera dor, formigamento e sensibilidade nos dedos da mão. Este nervo percorre desde o pescoço até a mão, especificamente, até ao dedo mindinho e a metade do dedo anelar, tanto no dorso quanto na palma. Geralmente, é afetado quando a contusão ocorre atrás do cotovelo.
  • Síndrome do túnel do carpo: neste caso, há um aumento da pressão no nervo mediano, este é encarregado de permitir a sensibilidade e o movimento nas mãos, incluindo a palma e os dedos polegar, indicador, médio e a metade do anelar, por isso que sua condição geraria formigamento, dormência, dor nas mãos e dedos. Isto ocorre, especialmente, em pessoas com o túnel do carpo pequeno, por movimentos repetitivos da mão e punho e pela utilização de ferramentas manuais vibratórias. Com a era da tecnologia os conhecimentos sobre esta condição aumentaram, já que está amplamente relacionada com o uso de computadores e mouse, assim como o uso de alguns instrumentos musicais ou a prática de algum esporte. Tende a ser comum entre os 30 e 60 anos de idade e é mais frequente em mulheres do que em homens.
  • Celulite infecciosa: esta é uma infecção bacteriana de pele bastante frequente que compromete até mesmo o tecido subcutâneo. Caracteriza-se pelo fato de existir dor, sensibilidade, vermelhidão, aumento de volume e sensação de calor na zona afetada. Como está associada a lesões de pele, qualquer corte, ferida ou queimadura direta na região das mãos ou dedos pode condicionar o aparecimento de celulite e, consequentemente, seus sintomas típicos.
  • Traumatismos: uma pancada direta no dedo que cause pressão no mesmo pode causar dor intensa.
  • Artrite: a inflamação de uma articulação, ou o que se conhece normalmente como artrite, pode ser sentida no ombro, cotovelo, punho, mãos e dedos e tende a causar dor, incômodo e limitação para realizar movimentos. A artrite se subdivide em algumas outras mais comuns como: gota, osteoartrite e artrite reumatoide.

Outras causas da dor nos dedos das mãos

Os dedos nas mãos também podem doer por situações como:

  • Síndrome compartimental: esta é definida como o processo de inflamação e de aumento de pressão nos músculos, nervos e vasos sanguíneos que pode causar danos nos mesmos. É um problema sério que requer atendimento médico imediato. Entre cada músculo, existe uma camada de tecido chamada fáscia que, por sua vez, está localizada em um espaço conhecido como compartimento. É neste lugar que ficam os nervos, vasos sanguíneos e tecido muscular. Qualquer processo inflamatório trará consigo o aumento de pressão neste espaço, oprimindo todos seus componentes. Caso seja muito forte, pode causar um bloqueio no fluxo de sangue, causando lesões permanentes na musculatura e nos nervos. O braço, neste caso, pode inclusive parar de funcionar normalmente.
  • Dedo em gatilho: resultado de uma inflamação do tendão na qual o dedo fica nessa posição, em gatilho, dificultando esticá-lo ou dobrá-lo.
  • Fenômeno de Raynaud: embora esta condição seja pouco frequente, é uma das que pode causar dor nos dedos. É um transtorno dos vasos sanguíneos no qual existe um estreitamento dos mesmos em momentos de estresse ou frio. Faz com que os dedos de tornem azulados. Uma vez que o fluxo sanguíneo tenha voltado ao normal, a pele ficará avermelhada e haverá sensação de formigamento. Isto é comum em pessoas que vivem em climas frios.

Outras causas da dor nos dedos são:

  • Torções nos dedos.
  • Feridas ou cortes.
  • Fratura no dedo.
  • Tenosinovite por uso excessivo.
  • Tendinite.
  • Praticar algum esporte de contato.
  • Utilizar alguma máquina em especifico.
  • Depois de atividades como o esqui.
  • Depois de atividades na cozinha.
  • Depois de movimentos repetitivos.

Remédios caseiros para a dor nos dedos das mãos

Existem vários remédios naturais que você pode utilizar para aliviar a dor nos dedos das mãos, no entanto, deve eliminar qualquer fator de risco que esteja diretamente relacionado com seu aparecimento caso sejam claramente modificáveis.

Entre os remédios caseiros para aliviar a dor nos dedos das mãos você pode utilizar:

  1. Cúrcuma: provavelmente já tenha ouvido que a cúrcuma é um anti-inflamatório natural, além disso conta com propriedades antibacterianas e antioxidantes. Todos estes benefícios são úteis para aliviar a dor nos dedos. Recomenda-se diluir 1 colher de chá em 1 copo com leite e mel ou, na falta destes, com água, e tomar até que o sintoma tenha desaparecido.
  2. Óleo de rícino: este poderoso óleo tem dentro de seus componentes outro ácido que age como anti-inflamatório e analgésico, ou seja, eficaz para tratar a inflamação e a dor. Recomenda-se fazer uma massagem nos dedos doloridos 2 vezes ao dia com o óleo.
  3. Alecrim: poderoso remédio para desinflamar e acalmar a dor. Recomenda-se submergir as mãos em uma mistura feita com água morna, 5 ramas de alecrim e algumas gotas de óleo de lavanda. Mantenha as mãos submersas neste preparo durante alguns minutos e você sentirá um alívio.
  4. Aloe vera: é eficaz para acalmar a dor e diminuir a tensão muscular. Retire o gel da folha da babosa e utilize-o para massagear as áreas que estiver com dor.
  5. Calêndula: seja o óleo ou utilizando suas flores, a calêndula é eficaz contra as dores nas articulações, musculares e inflamações. Você pode submergir as mãos em uma mistura feita com flores de calêndula e água, ou fazer massagens nos dedos e mãos com o óleo.

Você também pode utilizar:

  • Óleo de linhaça.
  • Vitamina B6.
  • Ômega 3.

Não hesite em ir consultar o seu médico quando sentir dor nos dedos das mãos e não melhorar com a utilização de nenhum remédio para aliviá-lo e se, além disso, persistir por muito mais tempo. É possível que, neste momento, seja necessário utilizar um tratamento farmacológico de acordo com a causa ou fator desencadeante para acalmar a dor.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nos dedos das mãos: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.