Dor nos grandes lábios: o que pode ser

Dor nos grandes lábios: o que pode ser

Muitas mulheres, em algum momento da vida, sentiram dor nos lábios genitais. São várias as causas capazes de desencadear este sintoma, algumas delas vão desde processos infecciosos ou traumatismos até maus hábitos de higiene.

É importante conhecer as causas que causam dor nos grandes lábios, a fim de evitar seu agravamento e fazer o diagnóstico preciso de forma rápida e assertiva. Desta forma, será possível iniciar o tratamento adequado no menor tempo possível a partir da mão de um especialista na área.

Se você deseja ter saber o que pode ser dor nos grades lábios, suas causas e tratamento, continue lendo o artigo a seguir do ONsalus.

Dor nos lábios genitais, o que pode ser?

O aparecimento de dor nos lábios genitais pode ocorrer por diferentes causas, entre as quais podemos citar:

Bartolinite

Uma das causas da dor nos lábios genitais é resultado da inflamação das glândulas de Bartholin devido a infecção ou a presença de cistos. As glândulas de Bartholin ficam na vagina, especificamente entre o hímen e os lábios vaginais, e sua inflamação provoca:

  • Dor nos lábios genitais
  • Mudança de coloração
  • Inflamação e irritação dos lábios genitais
  • Aumento das glândulas de Bartholin

O ginecologista será o encarregado por determinar a causa que originou a inflamação e seu tratamento.

Vulvodinia

É um problema que surge na área ao redor da vulva e se caracteriza pela presença de dor, irritação, ardência e inflamação, que pode durar alguns meses ou até mesmo anos.

Causa dor nos lábios genitais ao ter relações sexuais ou ficar muito tempo na mesma posição, sobretudo, sentada.

É fundamental consultar um ginecologista para fazer seu diagnóstico.

Tensão pré-menstrual

Pode causar incômodos emocionais e físicos que aparecem dias antes da menstruação, os quais podem ir desde um leve desconforto na região até dor, formigamento ou inchaço devido às mudanças hormonais.

Continue se informando no artigo Síndrome de tensão pré-menstrual: tratamento, causas e duração.

Vaginite

Também é conhecida como vulvovaginite e ocorre por causa de uma infecção ou inflamação da vagina, podendo afetar o órgão genital da mulher causando dor, coceira, secreção vaginal e cheiro de peixe. Esta alteração surge frequentemente em mulheres em idade fértil.

Ocorre quando há um desequilíbrio nas bactérias ou leveduras que normalmente habitam a vagina.

Vestibulodinia provocada

Esta alteração é assim chamada por afetar o vestíbulo vulvar e se caracteriza pela inflamação na abertura da vagina e na parte interna dos lábios genitais. Esta alteração pode afetar o dia a dia das pacientes por causa da dor e inflamação nesta área.

A vestibulodinia provocada pode ser crônica, portanto pode durar meses ou até mesmo anos.

Infecções vaginais

A grande maioria delas causa uma série de sintomas nos pequenos e grandes lábios, entre eles estão a irritação, a dor e a ardência, as quais podem ser causadas pela falta de higiene na área genital, assim como excesso de calor e umidade da vulva.

Relações sexuais

O contato sexual é uma causa eventual da dor nos grandes lábios devido ao excesso de contato, penetrações bruscas ou falta de lubrificação. Todas elas podem desencadear dor nos lábios genitais.

Traumatismo genital

Sofrer um impacto na região genital causa dor nos lábios genitais, seja pela prática contínua de exercícios ou um traumatismo acidental na região genital.

Uso de roupas justas no corpo

O uso de roupa íntimas de lycra ou roupas muito justas no corpo, como calças ou shorts, pode gerar processos infecciosos ou traumáticos que tragam, como consequência, dor e inflamação nos lábios vaginais.

Dor nos grandes lábios na gravidez

Durante a gravidez, a área vaginal sofre diferentes mudanças e, em alguns casos, pode apresentar dor vaginal causada por incômodos na região da pélvis. Estes incômodos pélvicos e vaginais podem estar relacionados com o deslocamento do canal do parto que as vezes ocorre durante a gravidez. Além disso, conforme vai se aproximando do parto, é normal que a região vaginal se alongue, podendo aparecer cãibras genitais que causam dor. Caso este tipo de desconforto seja muito intenso ou apareçam no início da gravidez, é importante ir ao ginecologista.

Outras condições que podem causar dor nos lábios genitais durante a gravidez são:

  • Infecções por bactérias ou fungos: podem causar processos inflamatórios acompanhados de dor nos grandes lábios.
  • Varizes vulvares: várias mulheres apresentam um aumento de volume dos lábios maiores ou dos menores durante a gravidez, devido ao aumento de pressão e do tamanho do útero, o que origina as varizes vulvares. A presença destas lesões é vista mais frequentemente em mulheres que: passaram por vários partos; durante a gravidez ficam muito tempo em uma mesma posição de pé ou sentadas; sofrem mudanças bruscas de temperatura; usam roupas justas durante a gravidez.
  • Aumento do corrimento vaginal: os hormônios presentes durante a gravidez e a maior vascularização da região genital promovem o aumento da umidade vaginal, o que é conhecido como leucorreia na gravidez. Isto pode causar lesões nos lábios genitais, como coceira, ardência e dor. Neste caso, é imprescindível cuidar da higiene genital mantendo a região seca e trocando de roupa íntima frequentemente. Saiba mais sobre o corrimento no início da gravidez nesse artigo.

Tratamento da dor nos grandes lábios

O tratamento da dor nos grandes lábios dependerá das causas que estejam originando este sintomas. O profissional especialista neste assunto é o ginecologista, o qual, após a avaliação da paciente, estabelecerá uma prescrição médica de acordo com os sintomas que ela apresentar.

  • Nos casos onde ocorra por causa de uma infecção bacteriana ou por fungos, o médico indicará antibióticos ou antimicóticos para tratar esta condição. O tratamento deve ser tomado pelo tempo que o médico especificar, a fim de evitar futuras reinfecções.
  • Para aliviar a dor, ele pode indicar analgésicos e anti-inflamatórios por via oral ou tópica.
  • Para tratar a vaginite causada por uma infecção bacteriana, é preciso indicar antibióticos via oral ou tópica. Nos casos onde se tenha uma vida sexual ativa, é necessário usar camisinha durante as relações.
  • Ao tratar a vulvodinia, o tratamento é personalizado, consistindo em aliviar os sintomas que a paciente apresentar. Baseia-se na combinação de medicamentos, como esteroides, antidepressivos e anti-histamínicos para aliviar a coceira.
  • Em alguns casos, é necessário fazer uma intervenção cirúrgica, como no caso da bartolinite, onde o procedimento se baseia na remoção da glândula ou, nos casos mais leves, na drenagem da mesma.

O cuidado genital é de suma importância para evitar o aparecimento de incômodos nesta área, especialmente as medidas higiênicas, bem como consultar um ginecologista. É fundamental se consultar com um especialista regularmente para prevenir desconforto ou dor nos grandes lábios.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nos grandes lábios: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.