É normal sentir algo mexer na barriga?

É normal sentir algo mexer na barriga?

Você sente algo mexer na barriga e não sabe o que pode ser? A barriga não é apenas o centro da nossa digestão, como também é nela que são expressadas as emoções. Quando estamos nervosos ou preocupados, é comum sentir algo se mexendo no abdômen, sendo que este movimento também pode ser causado por certas condições físicas, como o cólon irritável. Outras possíveis causas para estes movimentos inexplicáveis na barriga podem ser uma gravidez, hérnias ou tumores na pele.

Se você quer saber se é normal sentir algo mexer na barriga e conhecer de forma mais profunda os motivos para isso, te convidamos para continuar lendo este artigo do ONsalus.

Intestino inflamado

Um dos motivos mais frequentes pelos quais se pode sentir algo se mexendo na barriga é a inflamação intestinal.

Os intestinos ficam constantemente expostos a tudo que consumimos, o que muitas vezes não é nada saudável: alimentos com conservantes, corantes, manteiga ou óleo vegetais, açúcar, adoçantes artificiais, álcool, café, etc.

Se somarmos a isto o estresse, o sedentarismo e a falta de descanso, entre outros hábitos pouco saudáveis, é lógico que surjam problemas como:

  • Constipação.
  • Diarreia.
  • Alternância de diarreia e constipação, conhecida como cólon irritável.
  • Má-absorção intestinal.
  • Intolerância alimentar.
  • Acidez
  • Etc.

Então se você se pergunta se é normal sentir algo mexer na barriga, saiba que, em muitos desses casos citados, sim, é comum isso acontecer. Outros possíveis sintomas são: gases, dor abdominal, inchaço e náuseas.

Seu corpo está falando através da sua barriga e talvez seja o momento de escutá-lo. Sentir-se mal ou "mais ou menos" não deveria ser uma opção.

Ter hábitos saudáveis te trará benefícios importantes. Coma com calma e de forma saudável, descanse bastante e faça exercícios.

Ansiedade

Quem nunca sentiu as famosas "borboletas no estômago"? Quando as emoções se apossam completamente da nossa mente e corpo, podem aparecer diversas sensações físicas, entre elas, que há algo dentro da sua barriga que está se mexendo. Pode vir acompanhada de outros sintomas como sensação de falta de ar, ter "algo" na garganta ou até dor no peito.

Se estas sensações forem esporádicas e estão relacionadas com alguma situação em particular (como uma prova ou ver alguém especial), realmente não precisa se preocupar, mas se notar que isto te impede de viver sua vida normalmente e sente esta ou outras sensações de angústia volta e meia, é hora de consultar um ou uma profissional. Assim, você poderá se orientar para controlar melhor o que está acontecendo.

Procure relaxar, descanse, coma melhor e faça atividades que te façam bem. Fabricar seu próprio bem-estar pode te ajudar a se sentir melhor.

Gravidez

É normal sentir algo mexer na barriga em caso de gravidez? Claro que sim, mas esta opção só é possível se você teve relações sexuais sem proteção. Se você acha que pode ser o seu caso, talvez seja melhor verificar através de um teste de gravidez.

Muitas vezes, uma mulher grávida pode sentir que algo se mexe na parte inferior da sua barriga. O feto costuma começar a fazer isso próximo do quarto ou quinto mês. Por sua vez, nos primeiros meses podem vir a aparecer contrações suaves, as quais podem dar a sensação de movimento na barriga.

Não hesite em consultar uma unidade de saúde se acha que está grávida, já que existem certos acompanhamentos necessários nesta etapa, ainda mais se não era algo planejado.

No seguinte artigo, você pode ver outros primeiros sintomas da gravidez.

Hérnia abdominal

Se aparecerem pequenas bolas no meio da barriga ao fazer força ou quando deita de barriga, é possível que você tenha uma hérnia abdominal. Nestes casos, é normal sentir algo mexer na barriga, que na verdade é mais uma sensação que algo mexendo de fato. O que acontece é que os músculos abdominais têm uma área frágil que permite que parte do conteúdo intestinal saia para fora.

Se não te causa dor e volta para dentro sozinha, normalmente, não é algo muito problemático, embora seja recomendado consultar um médico ou médica para que possam avaliar a melhor opção de tratamento.

Por sua vez, se está com dor ou precisa voltar o conteúdo da hérnia para dentro, é melhor consultar um(a) profissional urgentemente.

Tumor de pele abdominal

Diversas lesões na pele podem aparecer como nódulos que se mexem um pouco, sendo o mais provável que se mexam ao tocá-los ou ao se mexer.

Um lipoma é um tumor de gordura benigno que costuma estar localizado logo abaixo da pele e pode ter certo movimento. Não é algo tão grave, já que não costuma causar nada além de incômodos estéticos, em cujo caso pode fazer uma consulta para removê-lo cirurgicamente.

Os tumores de pele na parede da barriga não são muito comuns. Costumam vir acompanhados de outros sintomas como: sangramento, lesões que não curam ou que aumentam rapidamente. Esses casos sim merecem um controle o quanto antes.

Hematoma

Se você sofreu uma pancada, pode ser que apareça um hematoma na pele como se fosse um nódulo de cor marrom-amarelado ou arroxeado com algum movimento e, então, é normal sentir algo mexer na barriga, ou bem uma sensação disso.

Se você sente dor intensa, febre ou outros tipos de sintomas abdominais, a melhor coisa a se fazer é consultar imediatamente um centro médico.

Agora que você já sabe em quais casos é normal sentir algo mexer na barriga, não perca o artigo a seguir em que explicamos o que pode ser quando a barriga fica tremendo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal sentir algo mexer na barriga?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Holtmann G, Talley NJ. The stomach-brain axis. Best Pract Res Clin Gastroenterol. (2014) ;28(6):967–979. doi:10.1016/j.bpg.2014.10.001
  • Li YT, Wang PH. Perception of fetal movement in the pregnant women. J Chin Med Assoc. (2017) ;376(26):2566–2578. doi:10.1056/NEJMra1607547
  • Ford AC, Lacy BE, Talley NJ. Irritable Bowel Syndrome. N Engl J Med. (2017);376(26):2566–2578. doi:10.1056/NEJMra1607547