Ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas

Ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas

A ejaculação retrógrada é uma condição pouco comum que pode ocorrer em homens que contam com diversas patologias ou que estão submetidos a tratamentos médicos específicos. Isso ocorre quando o sêmen, no lugar de sair para o exterior e ser expulso regularmente, viaja para a bexiga. Os homens que contam com esta condição podem sentir prazer no ato sexual sendo, contudo, incapazes de expulsar o sêmen ou expulsando uma quantidade muito reduzida. Isso pode dificultar uma possível gestação no caso de isso ser seu desejo. No ONsalus, explicamos detalhadamente as causas, sintomas e tratamento da ejaculação retrógrada.

Ejaculação retrógrada: causas

A ejaculação retrógrada ocorre porque o esfíncter urinário, que deve fechar durante a ejaculação, não o faz de forma adequada. Isso faz com que o sêmen acabe viajando para a bexiga no lugar de sair para o exterior, para posteriormente ser expelido através da urina. Isto pode resultar na ausência total de ejaculação ou numa presença muito reduzida em comparação com o habitual, uma situação que leva a pessoa afetada a consultar um urologista.

O sêmen na urina não origina nenhum tipo de lesão, no entanto, esta condição dificulta claramente a reprodução, o que representa um problema se o homem quiser ser pai. Deste modo, é importante procurar ajuda nestes casos.

As causas da ejaculação retrógrada são:

  • Intervenção recente na próstata ou na uretra;
  • Diabetes, especialmente se não está controlada;
  • Uso de medicação para a pressão arterial alta;
  • Uso de antidepressivos, especialmente os tricíclicos;
  • Uso de medicação para os problemas da próstata.

Ejaculação retrógrada: sintomas

Existem dois sintomas de ejaculação retrógrada muito simples:

  • Ausência de sêmen ou presença muito reduzida durante a ejaculação;
  • Urina turva após a ejaculação, o que indica a presença de sêmen na mesma.

Se você nota a presença destes sinais deve consultar um urologista. É recomendável que você leve uma lista da medicação que consome, caso exista, para que o especialista consiga encontrar a origem desta patologia.

Ejaculação retrógrada tem cura?

Se a ejaculação retrógrada ocorre pela ingestão de um determinado medicamento, a suspensão do mesmo deve ser suficiente para recuperar o funcionamento normal após alguns dias.

Caso a condição ocorra devido a uma falta de controlo da diabetes ou como consequência de uma cirurgia à próstata ou à uretra, é provável que a mesma não se possa reverter. Em certos casos, você pode tentar a ingestão de medicamentos, no entanto, apenas um especialista pode confirmar a sua eficácia.

Posso ser pai se tenho ejaculação retrógrada?

É claro que, sem ejaculação, a gravidez é impossível. No entanto, nos casos em que a condição pode ser revertida é possível conseguir uma gestação normal.

Os homens que contam com uma condição irreversível podem realizar uma extração do esperma localizado na urina e usar um método de reprodução assistida que favoreça a gestação. O método utilizado pode variar, dependendo da concentração e da mobilidade do esperma.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ejaculação retrógrada: tratamento, sintomas e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.