Esfoliante caseiro para as pernas: receitas naturais

Esfoliante caseiro para as pernas: receitas naturais

Um bom esfoliante de pernas pode ser seu melhor aliado para conseguir pernas sedosas, sem espinhas ou bolinhas e lindas de uma vez por todas. Através da esfoliação, você consegue eliminar todas as células mortas que estão se acumulando na superfície da pele e que, pouco a pouco, conferem um aspecto pouco agradável, além de contribuirem para o aparecimento de impurezas.

Para esfoliar suas pernas, não é necessário recorrer a loções comerciais, pois existem vários produtos naturais que são ideais para esfoliar a pele sem irritá-la ou danificá-la. Pelo contrário, você conseguirá hidratá-la e potenciar a saúde da derme. Continue lendo este artigo da ONsalus para descobrir como fazer esfoliante caseiro para as pernas e como aplicá-lo corretamente.

Importância do esfoliante para as pernas

Esfoliar corretamente as pernas uma vez por semana é uma tarefa que permite eliminar todas as células mortas acumuladas na área e garantir que os tecidos estarão bem oxigenados e preparados para aproveitar ao máximo os princípios ativos e nutrientes dos tratamentos e cremes que você aplicará posteriormente. Além disso, com a esfoliação do corpo você consegue evitar a obstrução dos poros da pele das pernas e que, portanto, estas parecem livres de bolinhas, pontos negros e espinhas.

Também é importante ter em conta que o processo natural de regeneração da pele leva aproximadamente 28 dias, sendo que vai se tornando mais lento à medida que envelhecemos. Se esfoliarmos o corpo regularmente, ajudamos este processo a ter mais sucesso e nossa pele sempre parece saudável, macia e hidratada sem aquele ressecamento superficial que às vezes é tão visível.

Abaixo estão alguns dos principais benefícios da esfoliação regular de suas pernas:

  • Todas as células mortas são removidas, dando à pele de suas pernas um aspecto muito mais suave, macio e saudável.
  • As bolinhas e todos os tipos de impurezas são evitadas e eliminadas.
  • A pele das pernas fica muito mais hidratada, evitando o ressecamento.
  • A circulação sanguínea nas pernas é ativada, o que, entre outras coisas, ajuda a combater a retenção de líquidos e a eliminar a celulite ou a pele casca de laranja.
  • Os poros não são bloqueados e o excesso de gordura é controlado.
  • A esfoliação das pernas antes da depilação é um bom método para evitar o aparecimento de espinhas após a depilação e para facilitar a remoção dos pêlos. Também ajuda a evitar o aparecimento de pêlos encravados, que são aqueles pêlos que crescem para dentro e ficam incrustados na pele.

Continue lendo para descobrir como fazer uma esfoliação caseira eficaz e totalmente natural das pernas.

Esfoliante caseiro para as pernas com sal

Um dos melhores remédios caseiros para esfoliar a pele de suas pernas é o sal. Os grãos de sal ajudam a remover todas as células mortas e, ao mesmo tempo, absorvem o excesso de óleo da pele. Além disso, combinado com um óleo essencial como a lavanda, ele é perfeito para eliminar o ressecamento extremo. Tome nota das seguintes receitas para esfoliar suas pernas com sal:

Esfoliante caseiro de sal e lavanda

  1. Coloque 1/2 xícara de sal em uma tigela.
  2. Adicione 1/4 xícara de óleo vegetal como coco, amêndoas, jojoba, etc.
  3. Adicione cerca de 10 gotas de óleo essencial de lavanda.
  4. Misture todos os ingredientes até obter uma pasta granular homogênea.

Esfoliante caseiro de sal e mel

  1. Coloque 1 xícara de sal em um recipiente.
  2. Adicione 2 colheres de sopa de mel orgânico.
  3. Misture bem até que ambos os ingredientes estejam totalmente integrados.
  4. Se a mistura for muito espessa, você pode adicionar um fio de azeite de oliva.

Esfoliante para pernas e glúteos com celulite

Se além de esfoliar suas pernas, você quiser se livrar da celulite ou da casca de laranja, então nada melhor do que fazer uma esfoliação caseira das pernas com café. A razão é que a cafeína pode ajudar a reduzir os depósitos de gordura localizada sob a pele porque inibe uma enzima que é a chave para a formação de tecido adiposo. Desta forma, além de eliminar células mortas, você conseguirá agir sobre a gordura corporal e reduzir a celulite presente em suas pernas e nádegas. Escreva a receita!

Ingredientes

  1. 1/2 xícara de café moído
  2. 1/4 xícara de chá de açúcar
  3. 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas, azeite de oliva ou óleo de roseira brava
  4. 2 gotas de um óleo essencial anticelulítico, como gerânio ou limão.

Preparação

  1. Misture o café moído com o óleo vegetal selecionado.
  2. Adicione o açúcar à mistura anterior e mexa.
  3. Finalmente, acrescente o óleo essencial.
  4. Se você quiser experimentar outros tratamentos anti-celulite com café, não perca o artigo Como acabar com a celulite com café.

Esfoliante caseiro para as pernas com bolinhas

A farinha de aveia é outro grande remédio caseiro para esfoliar a pele das pernas, pois limpa profundamente a pele, remove as células mortas e todo óleo acumulado sem causar irritação. Além disso, é perfeito para evitar espinhas e conseguir umas pernas suaves, pois tem propriedades anti-acne que reduzem o excesso de sebo e ajudam a fechar os poros.

  1. Em uma tigela, misture 1 xícara de aveia com 1/4 de xícara de açúcar.
  2. Adicione 1 colher de sopa de mel e 1/3 xícara de óleo de coco líquido.
  3. Misture bem todos os ingredientes até obter uma esfoliação suave e uniforme.

Esfoliante para pelos encravados nas pernas de açúcar e mel

Uma esfoliação caseira muito eficaz para hidratar a pele das pernas e remover as células mortas antes da depilação é preparada com açúcar e mel. O mel não é apenas um grande hidratante natural, mas também é antisséptico, anti-inflamatório e antibacteriano, portanto a pele estará perfeitamente protegida contra os danos que podem ser causados pela depilação.

  1. Coloque 1/2 xícara de açúcar em um recipiente.
  2. Adicione 3 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas.
  3. Mexa bem todos os ingredientes até que estejam completamente integrados e pronto.

Como esfoliar as pernas passo a passo

Uma vez selecionado o esfoliante caseiro para as pernas mais adequado às suas necessidades, é importante que você siga os passos listados abaixo para fazer uma boa aplicação e obter os melhores resultados:

  1. O melhor momento para esfoliar as pernas é durante o banho, quando a pele está molhada, porque se você fizer isso na pele seca, pode irritar e secar ainda mais.
  2. Molhe suas pernas e aplique o esfoliante caseiro com as mãos ou com uma luva de crina de cavalo, se preferir. Este é um bom acessório para uma esfoliação mais precisa e profunda.
  3. Aplique o esfoliante massageando em movimento circular nas pernas e para cima, começando pelos tornozelos e trabalhando até as nádegas. Desta forma, você também ativará a circulação do sangue na área e ajudará a eliminar a celulite existente.
  4. Remova o excesso de esfoliante com água morna em abundância e depois seque suas pernas com uma toalha.
  5. Finalmente, aplique um creme hidratante nas pernas e você verá como elas são muito mais macias e mais bonitas.

Importante: evite a esfoliação em áreas da pele com feridas ou irritações.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Esfoliante caseiro para as pernas: receitas naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.