Fezes com pontos brancos - Causas e tratamento

Fezes com pontos brancos - Causas e tratamento

Muitas vezes, a aparência das fezes indica a forma em que a saúde está e contribui com o diagnóstico de certas condições. Para isso, é feita uma análise tanto do seu aspecto quanto de sua consistência.

Os pontos brancos nas fezes não devem ser um motivo de preocupação; seu surgimento pode ocorrer por diferentes causas, como por exemplo: a presença de restos de alimentos que não foram bem digeridos, transtornos digestivos, ingestão de alguns medicamentos ou a existência de parasitas no organismo.

A fim de ter maiores conhecimento sobre este tema, te convidamos para que continue lendo este artigo do ONsalus, onde explicaremos as fezes com pontos brancos, assim como seu tratamento. Se você está apresentando pontos brancos nas fezes e outros sintomas de mal-estar, recomendamos que vá ao médico para determinar a causa e como tratá-la.

Alimento não digerido

Frequentemente, alguns alimentos como as sementes, quinoa, nozes, milho ou verduras ricas em fibras podem passar pelo trato digestivo sem serem digeridas por completo, podendo causar a presença de pontos ou manchas brancas nas fezes.

Tratamento

Os problemas de digestão podem ser tratados com uma pequena mudança na alimentação durante alguns dias, tendo como objetivo controlar os alimentos que são facilmente digeridos e os que não são. Como parte do tratamento, o médico pode indicar a ingestão de enzimas digestivas para ajudar este processo.

Má absorção

Da mesma forma, quando os alimentos não são bem digeridos, pode haver uma má absorção em algumas pessoas, isto faz com que haja a formação de pontos brancos nas fezes. Se esta alteração for grave, seu tamanho também será afetado, já que poderão ser mais volumosas e pálidas, com um maior teor de gordura.

Tratamento

Entre os métodos de tratamento utilizados para controlar a má absorção está incluso o aumento do consumo de ferro e vitamina B12, além de tomar enzimas digestivas que facilitem a assimilação dos alimentos.

Doença celíaca

Esta é uma doença autoimune, pois apresenta uma resposta imune anormal à proteína do glúten que causa uma inflamação severa no sistema digestivo. Isto pode fazer com que haja uma diminuição na capacidade dos intestinos em absorver os nutrientes de forma adequada. Ao mesmo tempo, pode provocar o aparecimento de manchas brancas nas fezes acompanhadas de:

  • Diarreia.
  • Perda de peso.
  • Fadiga.
  • Inchaço.
  • Dor abdominal.

Tratamento

O tratamento da doença celíaca se baseia em mudar a alimentação, a qual deve ser completamente livre de glúten, incluindo derivados do trigo, cevada e centeio. Tomando estas medidas, os pontos brancos nas fezes desaparecerão.

Medicamentos

A cobertura externa de algumas pílulas são duras e o corpo absorve o medicamento mas não o invólucro. Por este motivo, podem aparecer bolinhas brancas nas fezes. Alguns medicamentos que podem causar pontinhos brancos nas fezes em adultos são:

  • Menformina de liberação prolongada, utilizada no tratamento da diabetes.
  • Oxycontin (analgésico).
  • Venlafaxina (um antidepressivo).

Tratamento

Quando os pontos brancos das fezes surgem após a ingestão de medicamentos, o médico recomendará sua suspensão ou substituição por uma apresentação diferente, ou seja, se anteriormente você o consumia por via oral, o especialista pode te recomendar o mesmo medicamento por via injetável até que termine o tratamento.

Parasitas

Existem diferentes tipos de parasitas que provocam o aparecimento de pontos brancos nas fezes, alguns são chamados Tênias, aparecem como manchas grandes e brancas nas fezes. Além destes, existem os Oxiúros, que são de cor branca e põem os ovos na região do ânus, causando incômodos neste local.

Tratamento

Para eliminá-los do sistema digestivo, o médico indicará medicamentos antiparasitários. Outra forma de erradicar estes organismos, é mantendo uma boa higiene. Para isso você precisará:

  • Lavar a roupa de cama, toalhas assim como sua roupa com água quente. Em seguida, passar tudo pela secadora.
  • Limpar sua casa, especialmente os banheiros.
  • Lavar suas mãos frequentemente.

Infecções por fungos

As infecções causadas por fungos podem causar um crescimento excessivo de leveduras como a Candida albicans (candidíase). Esta surge naqueles casos onde o sistema imunológico está muito debilitado ou você tomou antibióticos.

As lesões características desta condição se manifestam com massas de matéria branca na língua, coceira na região vaginal e pontos brancos nas fezes.

Tratamento

Este tipo de alteração é tratada com medicamentos antifúngicos específicos, assim como com a ajuda de uma alimentação pobre em gorduras e rica em fibras.

Esteatorreia

A esteatorreia é uma condição que pode ser causada por uma má absorção dos alimentos. Com esta condição, o sistema não pode absorver gorduras, açúcares, nem proteínas, o que provoca a presença de gordura ao defecar e pode se manifestar como fezes com pontinhos brancos.

Tratamento

O tratamento da esteatorreia depende da causa que esteja originando a presença destes pontos brancos. De início, a terapêutica se baseia em ter uma alimentação livre de gordura, pobre em carboidratos com alto conteúdo de fibra e verduras para um melhor aproveitamento dos nutrientes. O resto do tratamento será indicado de acordo com os sintomas que você apresentar.

Neste outro texto falamos sobre as bolinhas de gordura no corpo.

Muco nas fezes

O excesso de mucosidade no trato digestivo, resultado da inflamação da mucosa intestinal, é uma condição que pode provocar o aparecimento de pontos brancos nas fezes. Entre as doenças que a provocam existe o cólon irritável, colite e doença de Crohn.

Tratamento

Embora não exista uma cura para estas condições, há tratamentos que aliviam os sintomas. Isto é realizado fazendo ajustes nutricionais, reduzindo o estresse e ingerindo suplementos vitamínicos.

Se você apresenta pontos brancos nas fezes, lembre-se de visitar o médico para que faça o diagnóstico apropriado e indique o tratamento que você precisa de acordo com sua condição.

Agora que você já sabe as causas e tratamentos para diferentes casos de fezes com pontos brancos, não perca o artigo a seguir sobre sangue nas fezes.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fezes com pontos brancos - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • García Luna, P. P., & López Gallardo, G. (2007). Evaluación de la absorción y metabolismo intestinal. Nutrición hospitalaria, 22, 05-13.
  • Fernández, M. H., López, A. C., Serena, S. N., & García, L. G. (2020). Síndrome de malabsorción intestinal. Medicine-Programa de Formación Médica Continuada Acreditado, 13(1), 1-8.