Fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?

Fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?

Você tem uma hérnia inguinal e tem medo de se submeter a uma cirurgia? Está preocupado com tudo relacionado à recuperação? A cirurgia para correção de hérnia é uma intervenção relativamente simples, além disso, uma má recuperação pode complicá-la, por isso que é importante saber tudo o que está relacionado com ela.

Decidir a qual tratamento se submeter para uma hérnia dependerá do médico. Ele será o responsável por avaliar, de acordo com a complexidade da hérnia, qual é a forma ideal para tratá-la. Caso você opte pela cirurgia, uma vez que tenha sido realizada e para que fique completamente recuperado, é importante levar em conta várias considerações. No ONsalus, te explicaremos quais são as recomendações mais importantes e responderemos a pergunta: "fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?".

O que é uma hérnia inguinal e como se manifesta

Uma hérnia é uma área enfraquecida, no caso da inguinal, da virilha, através da qual sobressai uma porção do intestino. Isso gera uma espécie de nódulo ou aumento de volume que tende a ser doloroso e que piora com a tosse ou após um esforço físico.

A melhor maneira para repará-la é através de uma cirurgia, evitando assim complicações como o alargamento ou estrangulamento da porção do intestino sobressalente. Trata-se de uma intervenção bastante comum. Os sintomas mais frequentes da hérnia inguinal são os seguintes:

  • Sensação de dor na área onde o nódulo ou protrusão intestinal é gerada.
  • Dor que piora ao realizar exercícios físicos.
  • Aumento de volume que aparece após tossir consecutivamente.

Todos estes sintomas devem ser avaliados por um especialista, para que ele possa dar o diagnóstico preciso e também confirmar se você precisa de uma cirurgia, antes que sejam geradas possíveis complicações.

É provável que sejam solicitados exames complementares, como um ultrassom da região inguinal e uma tomografia computadorizada, a fim de detectar estas protrusões e para determinar a gravidade delas.

Não perca este outro artigo em que falamos sobre dor na virilha do lado direito, o que pode ser?

Tempo de recuperação de uma cirurgia de hérnia inguinal

O ato cirúrgico das hérnias inguinais são simples, além disso, grande parte do pós-operatório dependerá da técnica utilizada na cirurgia. Estas podem ser feitas através de duas técnicas médicas distintas:

  • A cirurgia aberta.
  • A laparoscopia.

A dúvida de todo paciente que é operado é conhecer qual é o tempo de recuperação depois da cirurgia de hérnia inguinal, com dúvidas do que ele depende e, além disso, qual é o tempo adequado que se deve esperar para começar as relações sexuais.

A princípio, o tempo de recuperação pós-cirúrgico de uma hérnia inguinal vai depender do tipo de cirurgia, na verdade, o tempo de recuperação é muito mais rápido quando o reparo da hérnia é feito através da laparoscopia, no entanto, a recuperação total vai levar por volta de 3 a 4 semanas para que o paciente finalmente volte à sua rotina normal.

Em segundo lugar, vai depender do tamanho da hérnia. As que são maiores vão levar mais tempo para se recuperarem, indiferente da técnica utilizada para a cirurgia.

Por outro lado, é importante levar em conta que, durante o pós-operatório, certos aspectos e hábitos farão com que o tempo de recuperação seja encurtado ou prolongado. Entre estes encontramos:

  • A alimentação.
  • Os medicamentos indicados.
  • A cura da ferida.
  • As atividades físicas.

Quando posso ter relações sexuais depois de um hérnia inguinal?

Depois da realização de uma cirurgia, todos os pacientes devem manter cuidados importantes na hora de retomar a atividade sexual. Este é um ponto essencial para a recuperação completa do paciente.

Medicamente, é recomendado que o paciente somente volte a transar após 6 semanas da cirurgia de hérnia inguinal, tempo que permitirá que o paciente se recupere completamente do ato cirúrgico, evitando, além disso, que tenha qualquer incômodo ou sintomas dolorosos.

O sexo é uma das atividades físicas mais completas, por isso é importante, primeiramente, realizar atividade físicas de baixa intensidade, como por exemplo caminhar, a fim de melhorar a resistência física na hora de iniciar a atividade sexual depois da cirurgia.

É importante esclarecer que são os especialistas os responsáveis por passarem as recomendações individualizadas para cada caso, sendo as cirurgias inguinais as que mais precisam de cuidado.

É provável que quando o tempo de recuperação tiver passado, o paciente sinta não estar preparado para recomeçar a vida sexual por medo de apresentar dor na área onde foi feita a cirurgia, no entanto, sob supervisão médica e depois do tempo pós-cirúrgico adequado, a abstinência sexual não será mais um problema.

Hérnia inguinal e sexualidade: conselhos para melhorar

A seguir, te deixamos alguns conselhos para o pós-operatório da cirurgia de hérnia inguinal, o que irá te favorecer na hora de diminuir os tempos de recuperação e ajudar a ter relações sexuais mais cedo:

  • Sempre leve em consideração a prescrição médica. Manter relações sexuais envolvem movimentos difíceis com o corpo e, por se tratar da área da virilha, a qual exige mais cautela, é o médico quem deverá indicar o momento para se retornar a atividade sexual.
  • Abster-se de tomar bebidas alcoólicas, posto que é um componente vasodilatador que impedirá que a ferida cicatrize corretamente.
  • Posições confortáveis: além de ter cumprido o tempo de recuperação indicado pelo médico, é importante que, inicialmente, ao retomar as relações sexuais, elas sejam o mais relaxantes e confortáveis possíveis, para que o esforço necessário seja mínimo.

É importante levar em conta que tudo vai depender do tipo de hérnia, da técnica cirúrgica empregada e dos cuidados pós-operatórios que o paciente cumprir, sendo o médico o responsável por definir o tempo necessário para o paciente recomeçar as atividades sexuais, de acordo com suas melhoras após a cirurgia.

Agora que você já sabe o tempo de recuperação necessário para poder fazer sexo após a cirurgia de hérnia inguinal, talvez possa te interessar este outro artigo em que explicamos o que é hérnia de disco - sintomas e tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • CASAMAYOR CALLEJAS, Ernesto, et al. Características clínicas y epidemiológicas en pacientes operados de hernias inguinales. Medisan, 2018, vol. 22, no 6, p. 400-407. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1029-30192018000600003&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em 3 de junho de 2021.