Furúnculo no nariz: causas e como tratá-lo

Furúnculo no nariz: causas e como tratá-lo

Os furúnculos no nariz são uma infecção que surge como consequência da contaminação com a bactéria Staphylococcus aureus, infectando o folículo piloso na parte profunda e os tecidos contínuos, o que causa necrose ou morte das células e dá origem a uma espinha infetada com pus.

Muitas vezes, as pessoas jovens sofrem de furúnculos no nariz porque eles surgem em áreas com maior quantidade de pelos e onde existe mais atrito e suor, como o rosto, nariz, pescoço, axilas, couro cabeludo, nádegas e coxas.

O aparecimento de um furúnculo em áreas do rosto como o nariz ou lábio superior é provocado pela alta vascularização da área que está ligada a um maior número de vasos sanguíneos profundos, sendo aconselhável não manipular o furúnculo. Isso poderia causar uma trombose vascular na zona e deixar marca.

Neste artigo do ONsalus, você terá todas as informações necessárias sobre um furúnculo no nariz: causas e como tratá-lo.

Causas de furúnculos no nariz

Um número significativo de furúnculos aparece como resultado de um processo infeccioso devido à contaminação de uma bactéria conhecida como Staphylococcus aureus. Ela se encontra habitualmente na superfície da pele e pode danificar o folículo piloso e, desta forma, as bactérias penetram no interior dos tecidos, dando origem ao aparecimento do furúnculo.

Contudo, existem outras causas que desencadeiam o aparecimento de um furúnculo, tais como:

Má higiene

Uma higiene inadequada do rosto e, neste caso, do nariz, pode provocar o acúmulo de bactérias e células mortas, causando a obstrução do folículo piloso e desencadeando o aparecimento do furúnculo no nariz.

Eczema

Esta alteração é produzida pelo ressecamento da pele já que, quando esta perde umidade, deixa de oferecer proteção contra bactérias, alergênios ou agentes irritantes, tornando-se assim um fator influente no aparecimento de furúnculos no nariz.

Acne

Esta doença dermatológica é gerada pelo armazenamento de gordura e células mortas que levam à obstrução dos folículos capilares, causando, por sua vez, o aparecimento de furúnculos em zonascomo:

  • Rosto.
  • Nariz.
  • Testa.
  • Pescoço.
  • Peito.

Desordens imunológicas

As doenças que afetam o sistema imunológico requerem a ingestão de medicamentos imunossupressores, que podem desencadear lesões cutâneas, tais como furúnculos no nariz.

Contágio por contato

Manipular um furúnculo sem medidas de higiene adequadas contribui para a propagação da infecção para outras áreas próximas à lesão, neste caso a boca, lábios, bochechas e pescoço.

Diabetes

O controle inadequado do diabetes pode provocaf furúnculos devido aos elevados níveis de glicose no sangue que permitem a multiplicação de bactérias no corpo.

Sintomas de furúnculo no nariz

A presença de alguns sintomas caracteriza o aparecimento de um furúnculo no nariz, sendo os mais frequentes:

  • Aparecimento de um pequeno nódulo vermelho e firme, que depois se torna flutuante.
  • Vermelhidão e inchaço ao redor da lesão.
  • Dor moderada a intensa que aumenta à medida que o pus e o tecido morto enchem a área onde o furúnculo se encontra.
  • Calor no nariz, especificamente na área da lesão - pode ser na ala nasal interna ou externamente.

Como tratar furúnculos no nariz

O tratamento de um furúnculo nasal é rápido e fácil, são necessários apenas alguns dias e alguns passos para resolver esta situação.

  • A primeira coisa a considerar é a limpeza da área nasal onde a lesão está localizada com água e sabão abundantes, de preferência um antisséptico diário.
  • A aplicação de compressas com água morna no local da lesão facilitará a extração do pus até que o furúnculo no nariz desapareça completamente.

Se, após duas semanas, não houver melhora, recomendamos que você consulte um dermatologista. Ele indicará o tratamento que você precisa de acordo com os sintomas que você apresentar no momento da consulta.

Neste sentido, ele estabelecerá um tratamento local baseado em cremes, como por exemplo:

  • Furacin.
  • Neomicina.
  • Betamethasone com gentamicina.

Se o furúnculo surge de forma recorrente, o dermatologista indicará um tratamento local baseado em antibacterianos, como a mupirocina. No entanto, se necessário, ele recomendará a remoção cirúrgica do material purulento presente no furúnculo.

Como prevenir furúnculos no nariz

O aparecimento de furúnculos no nariz pode ser evitado pela implementação de certas medidas higiênicas, que você aprenderá a seguir:

  • Lave bem as mãos antes e depois de tocar um furúnculo.
  • Não compartilhe lenços de papel, use descartáveis.
  • Se ao furúnculo no nariz se drenar por si só, você deve lavar a região nasal com água e sabão.
  • Ao cobrir o furúnculo com compressas, você deve mudá-las sempre que estiverem úmidas.
  • Evite tocar o furúnculo, pois assim não correrá o risco de contaminar ainda mais a lesão ou de espalhar a infecção para áreas próximas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Furúnculo no nariz: causas e como tratá-lo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Bibliografia
  • Analina, B. G., Aleida, C. M., & Ruben, G. S. (2014, July). ESTUDIO MICROBIOLÓGICO DE FORÚNCULOS EN PIEL. In 8th Cuban Congress on Microbiology and Parasitology, 5th National Congress on Tropical Medicine and 5th International Symposium on HIV/aids infection in Cuba.
  • Loubejac, A. M., Capurro, F. G., & Piera, L. V. (1940). La fisioterapia en el tratamiento de los forúnculos y antrax de la cara. Revista Cirugía del Uruguay, 11(6), 251-265.