Gastroenterite infantil: tratamento, causas e sintomas

Gastroenterite infantil: tratamento, causas e sintomas

Dor abdominal, febre e diarreia abundante costumam ser os característicos sintomas da gastroenterite em crianças. O que é a gastroenterite? Se trata de uma doença causada pela inflamação do estômago e intestino delgado que, na maioria dos casos, é originada pelo rotavírus, um vírus que infecta quase todas as crianças antes de completarem os cinco anos de idade.

Devido à inflamação e irritação de todo o trato digestivo, é muito importante prestar atenção e fazer mudanças na alimentação da criança com gastroenterite para promover uma melhora do mal-estar estomacal e para ajudar com que o aparelho digestivo assimile com mais facilidade os alimentos. O mal-estar desta doença pode ser similar ao de outras condições, por isso é muito importante identificar os sintomas da gastroenterite infantil, assim como os melhores tratamentos e dietas para o problema. Para isso, te convidamos a continuar lendo este artigo do ONsalus.

Sintomas de gastroenterite infantil

A gastroenterite infantil é uma doença que causa um mal-estar muito incômodo que leva a criança a um estado preocupante de fraqueza e desidratação. Esses são os sintomas de gastroenterite infantil mais comuns:

  • Diarreia aquosa.
  • Dor abdominal intensa.
  • Vômitos.
  • Náuseas.
  • Cólicas estomacais.
  • Pele pálida.
  • Olheiras.
  • Perda de apetite.
  • Febre.

A gastroenterite é uma doença altamente contagiosa e o período em que há maior aumento no risco de contágio é durante a manifestação de seus sintomas. Por esta razão, é importante que, se seu filho estiver com gastroenterite, você use uma máscara para cobrir sua boca e lave suas mãos frequentemente para evitar contrair esta doença e, desta forma, poder continuar cuidando da criança. Evitar tomar bebidas no mesmo copo ou utilizar os mesmos pratos e talheres de uma pessoa com gastroenterite também se faz necessário para prevenir a transmissão.

O que causa gastroenterite infantil

Como mencionamos anteriormente, a principal causa da gastroenterite em crianças é o contágio com o vírus rotavírus que, normalmente, afeta crianças com menos de 5 anos que não foram vacinadas. Contudo, existem outros vírus, bactérias e microrganismos que podem desencadear uma gastroenterite na criança, vamos conhecer quais são:

  • Vírus como o adenovírus, astrovírus e calicivírus.
  • Algumas bactérias que são encontradas principalmente nos alimentos mal cozidos podem causar gastroenterite em crianças. Algumas destas são a salmonella, campylobacter, shigella, aeromonas e yersinia. O contágio da gastroenterite por estes microrganismos é mais frequente em crianças que vivem em países em desenvolvimento.
  • O parasita Giardia lamblia também pode causar a gastroenterite.
  • Qualquer infecção do trato intestinal pode ser causa de episódios agudos de diarreia.
  • As crianças que são intolerantes a certos compostos alimentícios, como a lactose ou o glúten, podem apresentar episódios de gastroenterite.
  • Doenças inflamatórias do intestino como a doença de Crohn.

Gastroenterite infantil: tratamento

Como tratar gastroenterite infantil? Você deve saber que o tratamento de gastroenterite em crianças consta de três passos fundamentais:

Hidratação

A gastroenterite representa um risco de desidratação ao organismo devido à quantidade de líquido perdido nas evacuações. Portanto, evitar que a criança se desidrate é o principal objetivo que devemos ter em mente para tratar a gastroenterite infantil. É importante que a criança beba ao menos 3 litros de água por dia. Ela também pode ser hidratada através do consumo de sopas ou caldos.

Medicação

A criança não deve ser medicada com nenhum tipo de medicamento que o médico não tenha receitado. Os únicos medicamentos necessários sem receita são aqueles que ajudam a baixar a febre.

Dieta para gastroenterite infantil

A alimentação tem um papel muito importante, por exemplo, recomenda-se que, durante as 24 primeiras horas com gastroenterite, a criança não consuma nenhum tipo de alimento, exceto líquidos como sucos, água ou caldos. Também não deve consumir açúcar, já que estimula a diarreia. Entre os melhores alimentos para se incluir na dieta para a gastroenterite infantil estão o peito de frango bem cozido, maçã verde e arroz branco.

No caso de gastroenterite em bebê, que estão sendo alimentados com amamentação materna, não é necessário fazer nenhuma mudança em sua nutrição, pelo contrário, a mãe deverá continuar oferecendo leite materno ao bebê durante e depois de superada a doença. Se a mãe está sofrendo de gastroenterite também e você deseja saber se mãe com virose pode amamentar, consulte esse outro artigo: Pode amamentar com gastroenterite?

Uma boa forma de manter a criança hidratada é oferecendo uma solução fisiológica oral, já que esta substância age imediatamente repondo o líquido e a quantidade de eletrólitos que a criança possa ter perdido durante as evacuações. Da mesma forma, a criança deve consumir somente alimentos que lhe sejam apetitosos, afim de evitar náuseas, um destes alimentos costuma ser o macarrão. Entre as comidas que é preferível evitar estão as carnes, gorduras, peixes, derivados do leite, frutas e qualquer comida com poder laxante, como ameixas e pipocas.

Como prevenir a gastroenterite infantil

A higiene é a melhor forma de prevenir a gastroenterite em crianças:

  • Lavar as mãos da criança com sabonete antibacteriano várias vezes ao dia.
  • Ter um prato, copo e talheres para o uso exclusivo da criança.
  • Evitar que a criança compartilhe sua comida, bebidas ou qualquer alimento com outras crianças ou pessoas.
  • Lavar bem os alimentos.
  • Enxaguar os vegetais com vinagre para eliminar qualquer bactéria ou parasita.
  • Cozinhar bem os alimentos para evitar que a carne fique crua.
  • Evitar comer na rua ou em lugares pouco confiáveis.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gastroenterite infantil: tratamento, causas e sintomas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • COCHRAN, William J., MD, Associate, Department of Pediatrics, GI, and Nutrition, Geisinger Clinic; Clinical Professor, Department of Pediatrics, Temple University School of Medicine. Gastroenterite em crianças. Disponível em <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-digestivos-nas-crian%C3%A7as/gastroenterite-em-crian%C3%A7as> Acesso em: 21 de janeiro de 2019.