Manchas amarelas nas mãos: causas e tratamento

Manchas amarelas nas mãos: causas e tratamento

A cor amarelada da pele é algo mais comum do que parece e é lógico que você ficará preocupado se suas mãos estão com manchas amarelas. Algumas vezes, são questões simples de resolver, como diminuir o consumo de cenouras ou tomates, outras vezes, pode se tratar de problemas mais complicados, como uma doença no fígado.

Do ponto de vista da Ayurveda, a cor amarela da pele e das secreções corporais, assim como a palma da mão amarela, tem a ver com o excesso de calor.

Neste artigo você pode encontrar todas as possíveis causas das manchas amarelas nas mãos e seu tratamento.

Manchas amarelas na mão causadas por icterícia

A coloração amarelada das conjuntivas dos olhos, mucosas e pele é conhecida como icterícia. Este problema pode estar relacionado com diversas doenças que mencionaremos a seguir, mas saiba que costuma estar associada, principalmente, a problemas no fígado.

Doenças do fígado

Problemas hepáticos sérios podem provocar uma coloração amarelada nas conjuntivas oculares, mucosa da boca e outras mucosas. Se o problema for mais grave, também será possível observar as palmas das mãos amarelas, assim como as solas dos pés e, mais tarde, o resto da pele.

Problemas nos dutos internos do fígado

Também conhecidos como via biliar. Se há alguma obstrução (por exemplo, devido à cálculos) ou algum tipo de inflamação, é impedida a passagem da bílis e esta fica acumulada. Quando isto acontece, ela não termina de se degradar e gera uma cor amarelada nas mucosas, conjuntivas e pele, inclusive manchas amarelas na mão. Neste outro artigo mostramos sucos para limpar o fígado.

Problemas pancreáticos

Um cálculo na drenagem do pâncreas ao sistema digestivo ou presença de um tumor podem fazer com que as mucosas ou a pele fiquem mais amareladas. A dor é um sintoma que costuma estar associado a este tipo de problema.

O que fazer?

É muito importante que você assuma o controle da sua saúde. Primeiramente, rever seus hábitos é essencial para recuperar o equilíbrio: alimentação, descanso, atividades físicas, controle do estresse e emoções. Tudo isto parece uma tarefa difícil, mas para alcançarmos um bem-estar real é preciso reavaliarmos e buscar a causa real.

Também é importante realizar uma consulta médica para identificar qual é o problema físico, mas sem deixar de considerar que desenvolver este problema de saúde e, especialmente tratá-lo, tem muito a ver com seus hábitos.

Podem ser sugeridos tratamentos com medicamentos para desinchar o fígado. Para desfazer cálculos na via biliar podem ser sugeridas cirurgias para tratar os cálculos ou também tratamentos mais intensos para tratar um tumor pancreático.

Consumo excessivo de betacarotenos

Os betacarotenos são substâncias que dão cor aos vegetais como a cenoura, a abóbora, o tomate, as verduras de folha verde, o mamão, entre outros.

O que fazer?

Se você está consumindo uma quantidade excessiva destes alimentos e notar as mãos amarelas, além da solas dos pés, você deve rever a proporção de alimentos que está consumindo. Tente manter uma dieta saudável, mas um pouco mais equilibrada, por exemplo, acrescentando cereais integrais e legumes.

Problemas com o metabolismo da vitamina A

Os betacarotenos se transformam em vitamina A, daí o famoso conceito de que "a cenoura ajuda a melhorar a visão", mas quando o metabolismo que transforma os betacarotenos dos alimentos em vitamina A é produzido de forma inadequada, pode surgir uma cor amarelada nas mucosas e na pele.

Esta coloração também pode ser gerada por um consumo excessivo de vitamina A. A hipervitaminose A provoca vários sintomas, como tonturas, sonolência, problemas nos ossos, dor de cabeça, náuseas, entre outros.

O que fazer?

Se não mudou sua dieta e não acrescentou suplementos vitamínicos que contenham vitamina A e notar uma mudança na coloração da sua pele, aconselhamos que você consulte um(a) médico(a). Desta forma, é possível diferenciar as possíveis causas das manchas amareladas nas mãos.

Contudo, se desde que está consumindo vitamina A apareceram os problemas, é aconselhável que suspenda seu uso e também faça uma consulta médica.

Tente manter uma alimentação leve rica em cereais integrais, frutas e verduras da estação, sem exagerar naqueles alimentos que contêm betacarotenos, que certamente poderão causar manchas amarelas nas mãos.

Envelhecimento da pele

Não acontece sempre, mas em alguns casos está associada a cor amarelada generalizada na pele ao envelhecimento da mesma. Não necessariamente tem a ver com a idade, mas como você trata ou maltrata seu corpo.

Hábitos como o tabagismo, tomar álcool, café, chá ou mate em excesso, praticar atividades físicas de forma exagerada, ter maus hábitos alimentares, dormir mal e viver estressado são algumas das causas do envelhecimento prematuro da pele.

O que fazer?

Neste e em qualquer outro caso, é essencial adotar hábitos saudáveis. Você logo verá os benefícios em suas mãos, na sua pele e no resto do seu corpo.

A digestão saudável e correta é o primeiro passo para recuperar o equilíbrio do seu organismo.

Infecção

Uma lesão que tenha pus pode parecer uma área mais amarelada e inflamada em suas mãos. Costumam se tratar de infecções bacterianas que doem e, frequentemente, há um histórico de lesão ou coceira nesta área.

O que fazer?

É importante manter as mãos bem limpas e desinfetar a pele onde está a ferida. Convém ir a uma unidade de saúde se a lesão for grande, te incomoda muito ou se tem alguma doença, como por exemplo, diabetes.

Manipulação de tintas

Algumas substâncias podem fazer com que suas mãos fiquem manchadas e adquiram um tom amarelado, como é o caso da cúrcuma, batata, cenoura e abóbora. Também pode acontecer o mesmo com outros tipos de corantes.

O que fazer?

A maioria dos corantes naturais sairão com o passar dos dias. Você pode aplicar limão para ajudar a branquear a área um pouco mais rápido. Se as manchas amarelas nas mãos persistirem, então elas não surgiram apenas pelo manuseio destes alimentos.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem provocar manchas amarelas nas mãos como parte de um efeito colateral. Entre os medicamentos que podem causar este problema, podemos citar:

  • Antirretrovirais.
  • Antipalúdicos.
  • Alguns antiparasitários.

O que fazer?

Se o problema começou após estar tomando algum novo medicamento, convém consultar o médico(a) que te indicou o tratamento, a fim de que possa avaliar se é conveniente ou não continuá-lo. Te aconselhamos que não o interrompa por conta própria.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas amarelas nas mãos: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Priyadarshani AMB. Insights of hypercarotenaemia: A brief review. Clin Nutr ESPEN. 2018; 23:19-24
  • James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM. Nutritional diseases. In: James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM, eds. Andrews' Diseases of the Skin. 13th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2020:chap 22.
  • Institute of Medicine (US) Panel on Micronutrients. Dietary Reference Intakes for Vitamin A, Vitamin K, Arsenic, Boron, Chromium, Copper, Iodine, Iron, Manganese, Molybdenum, Nickel, Silicon, Vanadium, and Zinc. Washington, DC: National Academies Press; 2001. PMID: 25057538 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25057538/.