Manchas escuras na perna: causas e tratamento

Manchas escuras na perna: causas e tratamento

A hiperpigmentação cutânea pode ser um problema para quem quer ter pernas perfeitas. Trata-se do aparecimento de manchas em diferentes áreas da pele, as quais podem aparecer se você costuma se expor ao sol exageradamente, se teve alguma lesão ou também pela idade.

Nste artigo do ONsalus explicamos tudo o que pode estar relacionado com as causas das manchas escuras nas pernas e seus tratamentos.

Manchas escuras nas pernas por causa do sol

É saudável e desejável se expor ao sol cerca de 10 a 15 minutos por dia, sem protetor solar, para receber os raios ultravioletas, já que estes são necessários para a produção corporal da vitamina D, mas se você tomar sol durante muitas horas frequentemente, sua pele pode acabar sofrendo com isso.

No começo, pode notar vermelhidão, ardência e a pele pode descascar, mas com o tempo, as consequências serão uma pele mais deteriorada, enrugada e com manchas. Isto ocorre porque as células da pele encarregadas por sua cor, em uma tentativa de proteger a pele, acabam ficando estimuladas devido aos danos do sol.

Hiperpigmentação por causa de lesões nas pernas

Se você sofreu ou sofre de lesões nas pernas, precisa garantir ter um cuidado especial com as mesmas. Quando a cicatrização se atrasa ou ocorre de forma inapropriada, é mais provável que apareçam manchas escuras nesta área.

Um caso especial é a depilação, pois frequentemente machuca ou queima a pele dependendo da técnica que for usada, o que favorece o aparecimento da hiperpigmentação.

Manchas escuras nas pernas por causas hormonais

Quando há mudanças hormonais nas mulheres, como acontece na adolescência, na menstruação, na gravidez ou na menopausa, pode haver uma tendência maior em sofrer manchas na pele.

As pernas não estão livres disso, sobretudo, naquelas mulheres que expõe muito sua pele ao sol e cujos hábitos são menos saudáveis.

Manchas senis

Com a idade, podem aparecer manchas escuras na pele, por isso são chamadas de manchas senis. As pessoas mais propensas a isso são as de constituição forte, mas cuja digestão costuma ter problemas, como acidez ou refluxo e aquelas com tendência a serem impulsivas.

Estas manchas podem aparecer em diferentes partes do corpo, como o rosto, as costas, os braços e as pernas, ainda mais quando estas áreas ficam expostas ao sol por várias horas.

Manchas mescuras nas pernas por medicamentos

Alguns medicamentos podem favorecer o aparecimento de manchas escuras nas pernas ou outras partes do corpo. Entre as mais estudadas estão:

  • Prostaglandinas;
  • Minociclina;
  • Fenotiazina;
  • Remédios para a malária.

Se notar que as manchas começaram depois de estar tomando alguma delas, é importante consultar seu médico ou médica para avaliar outras possibilidades, mas não suspenda por sua conta estes medicamentos.

Como tirar manchas da perna

É fundamental parar de se expor por tanto tempo ao sol intenso. Sua pele está sofrendo com isso. Passar um protetor solar natural pode te ajudar, assim como cobrir sua pele com peças de roupa leves e optar por lugares frescos em épocas de muito calor.

Existem alguns produtos farmacológicos que têm como objetivo descolorir estas manchas. Entre os mais comuns você encontrará os que possuem hidroquinona, ácido glicólico ou ácido alfa hidroxilo. Estes medicamentos possuem um efeito lento, ou seja, você deve ter paciência para que, pouco a pouco, clareiem a hiperpigmentação cutânea e estar sob supervisão médica.

Tratamento natural para as manchas escuras nas pernas

Se você prefere opções naturais e sem substâncias químicas artificiais, pode optar por seguir estes conselhos:

Pare de fumar

A nicotina pode causar o escurecimento da pele em algumas áreas, entre muitos outros efeitos negativos sobre o corpo.

Portanto, parar com este hábito fará com que seu corpo tenha mais chances de evitar novas manchas e fazer desaparecer as que já tem.

Tomar água de uvas passas

Deixe de molho 1 colher de sopa de uvas passas em 1 colher de sopa de água durante uma noite. Na manhã seguinte, adicione 3 colheres de sopa de água fervendo e tome-a como se fosse um chá.

Se tomar este chá diariamente, notará que sua digestão melhorará com o tempo e as manchas também melhorarão.

Use ghee em suas refeições

Um dos principais pontos na hora de melhorar a aparência da pele é melhorar a digestão.

A manteiga clarificada, ou ghee, não só tem este objetivo, como também é fundamental para melhorar a nutrição corporal, algo muito necessário na regeneração dos tecidos, inclusive da pele.

Limão

Você pode aplicar algumas gotas de limão diretamente na área de pele manchada. Se repetir isto diariamente, a pele será clareada pouco a pouco.

Aloe vera

O efeito regenerador e anestésico desta planta é bastante conhecido para diferentes lesões de pele. Em estudos recentes também foi comprovada sua eficácia no clareamento de lesões hiperpigmentadas da pele.

Opte por alimentos saudáveis

Uma dieta rica em frutas, verduras, cereais integrais e legumes favorece uma nutrição adequada. É importante combinar adequadamente os alimentos e preferir refeições simples e naturais.

Além disso, foi demonstrado que alimentos ricos em vitamina C são excelentes para combater a hiperpigmentação cutânea, em especial, notou-se que as amoras têm este efeito.

Se sua alimentação contém alimentos processados, refinados ou uma quantidade excessiva de carne, laticínios ou óleos vegetais, é muito fácil ficar com o corpo desequilibrado. Desta forma, sua pele e o resto dos tecidos serão afetados.

Se você se contenta com tratamentos superficiais e não pretende melhorar seus hábitos, o mais provável é que não consiga recuperar seu estado de saúde, apenas esconderá os sinais que seu corpo está dando.

Descanse bem

O sono é fundamental para conservar seu equilíbrio corporal. Todo organismo precisa dormir entre 6 e 8 horas pela noite.

Nossas rotinas, atividades e costumes podem ser diferentes, mas não é por isso que quer dizer que não sejam saudáveis ou não tenham efeito sobre o corpo. As manchas nas pernas desaparecerão mais facilmente se você recuperar seu equilíbrio corporal, assim como melhorarão outros problemas de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas escuras na perna: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Krause W. Association of skin hyperpigmentation and drug use: a systematic review. G Ital Dermatol Venereol. 2016 Dec;151(6):694-699. Epub 2016 Jun 1. PMID: 27248149.
  • Hollinger JC, Angra K, Halder RM. Are Natural Ingredients Effective in the Management of Hyperpigmentation? A Systematic Review. J Clin Aesthet Dermatol. 2018 Feb;11(2):28-37. Epub 2018 Feb 1. PMID: 29552273; PMCID: PMC5843359.
  • Santra G, Paul R, Ghosh SK, Chakraborty D, Das S, Pradhan S, Das A. Generalised hyperpigmentation in vitamin B12 deficiency. J Assoc Physicians India. 2014 Aug;62(8):714-6. PMID: 25856944.