Mãos roxas, o que pode ser?

Mãos roxas, o que pode ser?

Normalmente, a hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos dá a sua coloração vermelha típica ao sangue que circula pelas artérias. O sangue que circula pelas veias tem um conteúdo menor em oxigênio, o que altera a formação da hemoglobina e faz com que ele fique mais escuro (arroxeado). É devido ao sangue arterial e à translucidez da pele que temos a coloração rosa habitual das palmas das mãos e das solas dos pés. No entanto, algumas condições temporárias ou crônicas podem fazer com que suas mãos adquiram uma coloração arroxeada. No artigo a seguir do ONsalus explicaremos em detalhes quais são as o que podem ser mãos roxas.

Mãos roxas: o que pode ser - 6 Causas

Em geral, a falta de oxigenação adequada nas mãos, por qualquer uma das causas que veremos a seguir, é o que faria com que estas ficassem roxas.

Existem seis grandes causas que geram esta falta de oxigênio em nossas mãos; as explicaremos por ordem de frequência nos próximos parágrafos:

  • Vasoespasmo
  • Má circulação
  • Cianose
  • Lúpus
  • Doença de Raynaud
  • Síndrome de Achenbach

Por que as mãos ficam roxas no frio: vasoespasmo

Chamamos de vasoespasmo o fenômeno em que as artérias se contraem e se fecham, ou diminuem seu diâmetro, de forma significativa e persistente. Como resultado, o fluxo sanguíneo para o local do vasoespasmo é reduzido.

A causa mais comum do vasoespasmo e das mãos arroxeadas é o frio. Ante situações de frio intenso (geral ou localizado), o sistema circulatório responde redistribuindo o fluxo de sangue e causando o vasoespasmo. Este acontece primeiro nas mãos e pés, depois no rosto e, em seguida, nos outros membros, começando pelos lugares mais distantes do centro do corpo. O objetivo é conservar calor e restringir o fluxo de sangue aos órgãos mais necessários para a preservação da vida: coração, cérebro, pulmões, fígado e rins.

O segundo motivo do vasoespasmo é o calor (incluindo a febre). Neste caso, seu organismo responde com o vasoespasmo para prevenir que o sangue fique extremamente quente e, assim, permite a liberação de calor do corpo.

Em casos raros, o vasoespasmo é produzido de forma grave em regiões específicas, causando, além da cor arroxeada, muita dor. Nestes casos, é importante consultar um médico para poder resolver a situação através do uso de nitratos e outros medicamentos que produzam vasodilatação.

Mãos roxas por má circulação

A má circulação causada pela alteração nas artérias devido a algumas doenças (arteriosclerose, diabetes, etc.) pode causar um fenômeno similar ao explicado anteriormente.

Novamente, a coloração roxa nas mãos aparece por falta de oxigênio, só que neste caso há alguns sintomas associados, como:

  • Dormência
  • Formigamento
  • Dor
  • Demora na cicatrização de feridas, entre outros.

Existem alguns medicamentos que contribuem para restaurar até certo ponto a circulação das áreas afetadas. Além disso, o chocolate preto (devido ao seu conteúdo de flavonoides), a cúrcuma, e o ginkgo biloba também contribuem, naturalmente, para melhorar a circulação.

Dedos roxos por cianose

A coloração roxa ou azul da pele e mucosas é chamada de cianose, em especial quando ocorre nas unhas e dedos das mãos e pés, e ao redor da boca (inclusive nos lábios).

Neste caso, a coloração arroxeada ou azul é produzida pela diminuição dos níveis de oxigênio que os glóbulos vermelhos do seu sangue transportam. Não há nenhuma alteração vascular, mas sim no transporte e fornecimento de oxigênio aos tecidos.

Pode ocorrer em pacientes com crises de asma, com algum transtorno nos pulmões (insuficiência respiratória por qualquer motivo), com insuficiência cardíaca ou com sepse (infecção do corpo inteiro).

Ao trazer oxigênio para o paciente e tratar a causa da cianose, a coloração azul nas mãos é corrigida imediatamente.

Mãos roxas e inchadas por lúpus

O lúpus é uma doença autoimune que ocorre quando seu sistema imunológico ataca seus tecidos e órgãos. Isto causa um estado permanente de inflamação que afeta articulações, rins, pele, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

Embora não se saiba o que causa o lúpus, existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sinais e sintomas. Os sintomas do lúpus são erráticos e podem incluir fadiga, febre, dor, inflamação ou rigidez das articulações, uma erupção cutânea com formato de asas de borboleta no rosto, lesões cutâneas que pioram com a exposição ao sol (fotossensibilidade), olhos secos, entre outros. É característico que as mãos fiquem roxas ao se expor ao estresse ou ao frio.

Mãos roxas por doença de Raynaud

É uma condição onde, diante de situações de estresse ou em resposta ao frio, as mãos, pés e algumas outras áreas do corpo apresentarão sensação de adormecimento, ficarão mais frias que o resto do corpo e vão mudar sua coloração.

É mais frequente em mulheres e, embora não seja uma doença incapacitante, pode afetar a qualidade de vida. Sua causa exata é desconhecida.

Diante de uma crise, a primeira coisa que acontece é que a região fica branca. A seguir, começa a ser sentida fria e dormente e, por fim, ficará arroxeada.

Para prevenir as crises, a pessoa que possui esta doença deve se agasalhar adequadamente quando sair ao ar livre, esquentar seu carro antes de entra, usar meias e manter sua casa em uma temperatura mais quente.

Síndrome de Achenbach ou Síndrome do dedo azul

Sua causa não é conhecida e, embora seja um processo "benigno", afeta a qualidade de vida de quem a sofre. Acontece quando algum vaso sanguíneo é ocluído (fechado) e afeta o território de algum dedo das mãos. Não se sabe o que desencadeia o aparecimento do fenômeno. É mais frequente em pessoas com mais de 65 anos, especialmente se estas apresentam alterações nos lipídios no sangue (hipercolesterolemia, etc.).

Os fenômenos mostrados abaixo são similares aos que já explicamos para as outras causas. A dor, a inflamação e o edema podem deixar a mão imóvel por um tempo.

Os sintomas incluem um início repentino de dor intensa, com sensação de ardência em todo o dedo, edema e avermelhamento do mesmo e o aparecimento da coloração azul ou roxa na mão ou somente no dedo afetado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mãos roxas, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.