Melhor posição para soltar gases

Melhor posição para soltar gases

Alguma vez você já sentiu o abdômen inchado como se fosse uma bola? Podem existir diversos motivos para isso, contudo, normalmente o acúmulo de gases na região do intestino e estômago provoca este inchaço e dor nestas áreas. Sem sombra de dúvidas, é uma sensação muito desagradável e incômoda que pode te limitar em suas atividades cotidianas. Este mal-estar geralmente ocorre pela ingestão em excesso de carboidratos, gorduras e bebidas gasosas, a digestão inapropriada de certos alimentos e a reação a alguns medicamentos em determinado momento.

Uma das melhoras formas de eliminar os gases se foca em colocar em prática certas posições de ioga e exercícios úteis, os quais você pode fazer em casa sem problemas. Se você sofre com frequência deste mal-estar e ainda não conhece as melhores posições para soltar gases, preste atenção neste artigo do ONsalus.

Dobrar-se para frente com as pernas esticadas

Iniciamos nossa lista das melhores posições para soltar gases com ssta postura muito conhecida e que permite eliminar os gases com bastante facilidade.

Para isso, uma vez sentado/sentada com as pernas alongadas, toque os pés com as mãos ou tente se aproximar o máximo que puder dos dedos dos pés. É importante não flexionar os joelhos.

Neste outro artigo te mostramos como ganhar flexibilidade nas pernas.

Agachamentos

Este exercício é muito simples, sendo que você pode fazê-lo no quarto, na sala ou no quintal. É eficaz para aliviar o mal-estar dos gases, já que conforme o realiza, pressiona o estômago.

Para colocá-lo em prática, basta descer o tronco do corpo flexionando os joelhos pouco a pouco enquanto vai aproximando os glúteos das suas panturrilhas. Leve os braços para frente sem dobrá-los, suba e abaixe várias vezes, sem pressa. Para muitas pessoas, essa é a melhor posição para soltar gases.

Abdominais

Os abdominais são um dos exercícios mais realizados no mundo esportivo. Devido a sua natureza, fazem com que os músculos do estômago fiquem em constante movimento de relaxamento e contração, por isso ajudam a liberar os gases acumulados na região do abdômen.

Para realizá-lo da forma correta, fique de barriga para cima sobre uma colchonete ou superfície confortável, flexionando um pouco os joelhos e coloque as mãos atrás da cabeça. Comece o exercício erguendo a cabeça, pescoço e ombros, tentando tocar os joelhos, depois abaixe a cabeça com cuidado. Repita 12 ou 15 vezes.

Postura de liberação de vento ou Pavanmuktasana

Esta asana, típica dos exercícios de ioga, é frequentemente praticada para minimizar o excesso de gases armazenados nos intestinos.

Para fazê-la, você deve ficar de barriga para cima com as pernas estendidas. Em seguida, puxe o joelho direito até o peito lentamente com a ajuda das mãos e mantenha essa posição por um tempo, enquanto a outra perna fica estendida. Em seguida, relaxe e repita o exercício com a outra perna, o que certamente é uma das melhores posições para soltar gases.

Girar o tronco

Os exercícios que envolvem girar o tronco são essenciais na hora de soltar gases, uma vez que, assim como nas posturas anteriores, você pressiona algumas partes do abdômen. Estes movimentos são frequentemente realizados em sessões de ioga.

É realmente um exercício muito fácil, que pode ser feito sentado ou de pé. O principal ponto é girar o tronco pouco a pouco de um lado e, depois, para o outro, repetidamente.

Joelhos no peito ou Apanasana

A apanasana também é um exercício muito comum nas aulas de ioga, sendo bastante relacionado com a energia.

Para praticar esta postura, você precisa se deitar de barriga para cima, flexionar as pernas e os joelhos até o peito, segurando-os com as mãos por alguns segundos. Depois, descanse as pernas e volte a repetir o exercício várias vezes. É também considerada uma das melhores posições para soltar gases.

Postura da cobra

A postura da cobra é feita ao contrário da Apanasana. Neste caso, você deve ficar de barriga para baixo com as pernas estendidas e os braços e mãos colocamos abaixo dos ombros. Uma vez nesta posição, levante o peito do chão esticando os braços o máximo que conseguir e faça pressão no quadril e glúteos, levando levemente a cabeça para trás. Depois, relaxe voltando à posição inicial. Repita este movimento de 5 a 6 vezes para soltar gases de forma mais rápida.

Postura do arado ou Halasana

Esta postura é outra das melhores posições para soltar gases abdominais. A princípio, pode parecer um pouco complicada, mas se você fizer da forma correta, não há muitas dificuldades.

Para realizá-la, coloque seu quadril acima da cintura e mexa os pés para trás. Coloque os braços e as mãos estendidos na direção oposta. Tente repetir os exercícios várias vezes, levando em conta a respiração e os intervalos de descanso entre cada repetição.

Postura da criança

Esta posição é muito relaxante porque suaviza a região das coxas e relaxa a lombar, favorecendo a expulsão dos gases acumulados na região abdominal.

É muito fácil de fazer, basta juntar as pernas e ficar de joelhos, em seguida, relaxe todo o tronco do corpo para baixo até repousá-lo sobre as coxas, alongue-se o máximo que conseguir levando os braços para frente. É importante fazer este exercício de forma pausada.

O que fazer para soltar os gases rápido

Existem algumas maneiras de soltar os gases rapidamente e aliviar o mal-estar que provocam. Para isso, é essencial considerar o seguinte:

  • A ingestão apropriada de alimentos ajuda rapidamente a liberar o excesso de gases. Neste sentido, é obrigatório cortar da dieta bebidas gaseificadas, laticínios, frituras e quaisquer alimentos que possam estar provocando este tipo de problemas.
  • Existem alguns remédios caseiros para ajudar a soltar gases. Entre os mais consumidos estão o suco de limão, o chá de camomila, o chá de anis, entre outros. Cada uma destas bebidas ajuda a ter uma digestão adequada.
  • As massagens específicas na região abdominal são benéficas para aliviar estes mal-estares, já que o contato contínuo das mãos nesta área gera calor e relaxa os músculos.

Sem sombra de dúvidas, os gases intestinais costumam ser muito dolorosos e estressantes, contudo, existem diversas alternativas para eliminá-los rapidamente. Além disso, é indispensável consultar um médico o quanto antes se você apresentar inflamação e dor constante no estômago, bem como outros sintomas que exijam atenção, como a diarreia e a febre.

Agora que você já conheceu as melhores posições para soltar gases, não perca este outro artigo sobre gases no peito, com suas causas e soluções.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melhor posição para soltar gases, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Accatino, L. (2003). Meteorismo crónico: manejo práctico. Disponível em: <https://www.medwave.cl/link.cgi/Medwave/PuestaDia/Cursos/3339>. Acesso em 4 de abril de 2022.
  • Benedía, J. y Romero, C. (2006). Antiflatulentos. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-antiflatulentos-13096650>. Acesso em 4 de abril de 2022.
  • Gut Microbiota for Health (2013). Se identifica a una bacteria responsable de las molestias por gases abdominales. Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.gutmicrobiotaforhealth.com/es/se-identifica-a-una-bacteria-responsable-de-las-molestias-por-gases-abdominales/>. Acesso em 4 de abril de 2022.
  • Mayo Clinic. (2022). Eructos, gases e hinchazón: consejos para reducirlos. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/gas-and-gas-pains/in-depth/gas-and-gas-pains/art-20044739>. Acesso em 4 de abril de 2022.
  • National Institute of Diabetes and Digestive and kidney Diseases. (2020). Gas en el tracto digestivo. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/health-information/informacion-de-la-salud/enfermedades-digestivas/gas-tracto-digestivo>. Acesso em 4 de abril de 2022.