Menstruação atrasada tomando anticoncepcional, é normal?

Menstruação atrasada tomando anticoncepcional, é normal?

Você começou a tomar anticoncepcionais e sua menstruação ainda não desceu? Isto não deveria estar acontecendo. Primeiramente, você deve descartar a possibilidade de uma gravidez e, em segundo lugar, se trata de um sinal de alerta incomum.

As pílulas anticoncepcionais têm como objetivo impedir que você engravide, seja impedindo a ovulação ou gerando certas condições desfavoráveis para um óvulo ser fecundado no útero.

Está interessado em saber se é normal ter a menstruação atrasada tomando anticoncepcional? Então, continue lendo este artigo do ONsalus onde encontrará todas as informações que precisa saber a respeito.

Por que a menstruação desce a cada mês?

Em uma mulher em idade fértil e em equilíbrio físico e mental, a menstruação deve descer a cada 28 ou 29 dias. Nela, são produzidas uma série de alterações hormonais que vão modificando pouco a pouco o estado do útero, das mamas e do corpo em geral. Isto acontece para que ela possa engravidar.

As mudanças hormonais podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Menstruação: o primeiro dia do ciclo menstrual feminino é quando a menstruação desce. Ocorre porque as paredes do útero que se engrossaram para receber o óvulo fecundado não fazem seu papel, ou seja, o óvulo não é fecundado. Em resposta, uma parte deste útero se solta.
  • Ovulação: por volta de 15 dias depois de que desceu a menstruação, o ovário desprende um óvulo. Este esperará ser fecundado por um espermatozoide, o qual vem através de uma relação sexual sem proteção.
  • Fase lútea: se trata da última parte do ciclo feminino que surge após a ovulação. O útero vai se engrossando cada vez mais para permitir a formação do óvulo fecundado. No 28º dia o organismo "se dá conta" de que não há uma gravidez, desencadeia uma reação hormonal para que seja gerada a menstruação e o ciclo recomece.

Menstruação atrasada tomando anticoncepcional, é normal?

Se você entende como seu corpo funciona quando está em equilíbrio e não está precisando tomar nenhum tipo de medicamento, é mais fácil compreender como o ciclo sexual feminino é modificado quando toma as pílulas anticoncepcionais.

A menstruação deve ocorrer em todas as mulheres férteis e saudáveis a cada mês. Esta deveria:

  • Durar entre 4 ou 5 dias;
  • Não ser muito abundante, mas também não ser rala;
  • Não produzir incômodos como dor, inchaço nos seios ou mau humor.

Sabemos que isto não é o que acontece na maioria de nós, sendo que ocorre por causa de desequilíbrios, as vezes mais leves e outras mais graves. Frequentemente consideramos normal ter dores intensas, fluxo muito abundante ou que dure muito tempo e vice-versa, mas se menstruação não desce diretamente, é porque há algo fora do normal.

Como funcionam os anticoncepcionais

Os anticoncepcionais são basicamente hormônios sintéticos, ou seja, se trata de um composto químico fabricado para estimular os hormônios que seu corpo produz e quem vão variando de acordo com a fase do ciclo menstrual.

Normalmente, são doses baixas mas potentes de compostos similares ao estrógeno, a progesterona ou uma combinação de ambos. Existem diferentes protocolos de acordo com a marca e a medicação que for utilizada. O mais comum é que sejam ingeridos comprimidos com hormônios diariamente durante 3 semanas e que, depois, sejam interrompidos. A semana restante devem ser usados comprimidos placebos (sem hormônios) ou nenhum comprimido, dependendo da marca.

O resultado disto é manifestado de diferentes formas no seu corpo:

  • O útero se torna menos receptivo para formar um embrião, mas ainda assim engrossa suas paredes;
  • É produzido mais muco cervical;
  • Não ocorre a ovulação.

Como pode ver, não faz parte dos objetivos das pílulas anticoncepcionais não gerarem a menstruação. Na verdade, o normal é que após as três primeiras semanas, nas quais você tomou as pílulas, ao diminuir a quantidade de hormônios, seu útero "entenda" que não houve gravidez.

Depois de uma semana de interrupção hormonal, ocorre a menstruação. Portanto, não é normal que a menstruação não desça tomando anticoncepcionais.

É claro que, quando tomar pílulas deste tipo, seu corpo vai sobre uma variação hormonal anormal. Isto pode aprofundar os desequilíbrios que este já tem. Assim, é possível que seu útero não se engrosse e desprenda a cada mês, não provocando a descida da menstruação.

Por isso recomendamos que se notar que seu ciclo menstrual foi alterado desta forma ao começar a tomar anticoncepcionais, tente voltar ao estado de saúde que está perdendo. De outra forma, podem aparecer consequências indesejadas mais adiante, tais como: problemas hormonais de outros tipos, doenças metabólicas, sobrepeso, etc.

Muitas vezes, não damos importância a este tipo de problema, na verdade, algumas mulheres veem como algo benéfico não ter que lidar com a menstruação a cada mês, mas a verdade é que não devemos manter nosso corpo em tal situação por muito tempo.

Menstruação atrasada tomando anticoncepcional, o que fazer?

Se sua menstruação não está descendo por causa de que começou a tomar pílulas anticoncepcionais, a primeira sugestão que podemos te fazer é que pare de tomá-las. Antes de começar seu tratamento com pílulas, é fundamental que seu corpo esteja saudável e em equilíbrio. Entenda como está sua digestão, observe sua pele ou fique atento àqueles sintomas que talvez você possa estar ignorando.

Se há algo fora do normal, você deve procurar melhorar isso, não somente com medicamentos, que omitem os sintomas que você tem podendo causar consequências mais para frente.

Identificar se seus hábitos são saudáveis é essencial para recuperar o equilíbrio rapidamente. Preste atenção nos seguintes pontos:

  • Como está sua alimentação? A maioria das doenças têm algo a ver com isto. Se você come muito alimentos processados, carnes em excesso, laticínios, refinados, álcool, café , bebidas gaseificadas, etc.
  • Você descansa o suficiente? Os hábitos de sono são fundamentais para manter seu corpo saudável. São necessárias entre 6 a 8 horas de sono recuperador durante a noite.
  • Faz atividade física? Tanto praticar muitas atividades físicas quanto não fazer nada é prejudicial para a saúde.
  • Como está sua mente? A ansiedade, a depressão, o estresse, a raiva e outras emoções e pensamentos negativos claramente influenciam negativamente seu corpo.

No entanto, você deveria tentar usar outro método anticoncepcional não hormonal. E, se ainda assim quer continuar usando-os, recomendamos que você preste atenção ao que te faz bem e o que não serve para o seu organismo, assim evitará ter problemas mais complicados.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação atrasada tomando anticoncepcional, é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Regidor PA. Clinical relevance in present day hormonal contraception. Horm Mol Biol Clin Investig. 2018;37(1):/j/hmbci.2019.37.issue-1/hmbci-2018-0030/hmbci-2018-0030.xml. Published 2018 Oct 26. doi:10.1515/hmbci-2018-0030
  • Krashin J, Tang JH, Mody S, Lopez LM. Hormonal and intrauterine methods for contraception for women aged 25 years and younger. Cochrane Database Syst Rev. 2015 Aug 17;(8):CD009805. doi: 10.1002/14651858.CD009805.pub3. PMID: 26280888.
  • Kristjánsdóttir J, Sundelin C, Naessen T. Health-related quality of life in young women starting hormonal contraception: a pilot study. Eur J Contracept Reprod Health Care. 2018;23(3):171–178. doi:10.1080/13625187.2018.1455179