Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento

Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento

Você sente dor no joelho ao dobrar? Alguma vez teve dificuldade para dobrar os joelhos? Em certas circunstâncias, podemos manifestar dor nos joelhos ao dobrá-los, como depois de uma queda, após realizar um movimento brusco ou longas caminhadas. Contudo, quando ocorre com frequência, é um sinal de alerta de que você precisa de atendimento médico imediato, já que os joelhos são articulações importantes que funcionam em conjunto com outros órgãos, como ossos, ligamentos, músculos e tendões, além de sustentarem o peso do corpo ao caminhar, correr ou, simplesmente, ficar de pé. Por isso, existe a possibilidade de haver lesões neles, problemas no menisco, algumas doenças específicas e sobrepeso, que podem causar problema para flexioná-los.

Se você não consegue dobrar o joelho completamente e deseja saber suas causas e tratamentos, preste atenção a este artigo do ONsalus.

Sobrepeso ou obesidade

O sobrepeso é uma das causas mais comuns que provoca incômodos ao dobrar o joelho, gerando uma pressão significativa nesta região. Um excesso de peso causa um desgaste considerável nas articulações, por isso que é preciso perder peso o quanto antes para evitar maiores danos, como chegar ao ponto de não conseguir mais caminhar.

Como tratar

Para acabar com o sobrepeso, é necessário seguir uma dieta equilibrada, preferivelmente indicada por um nutricionista, acompanhada de uma rotina de exercícios. Em situações especiais, nas quais a obesidade é extrema, a pessoa obrigatoriamente deve seguir instruções rigorosas de uma equipe completa de especialistas como clínicos gerais, cardiologistas, traumatologistas, entre outros.

Convém ressaltar a importância de manter o peso adequado, pois cada quilo adicional pressiona o joelho em aproximadamente 5 quilos a mais, submetendo-o a possíveis dores, inflamação e dificuldade para movê-lo e flexioná-lo. Por isso é muito comum o relato de pessoas que não conseguem dobrar o joelho por estarem acima do peso.

Lesões no menisco

Em geral, as lesões no menisco acontecem por causa de movimentos bruscos ou de alto impacto de forma constante. Frequentemente, é vista em atletas muito ativos, manifestando dor intensa ao flexionar o joelho, acompanhada de outros sintomas como inflamação, estalido e imobilidade parcial do joelho.

Como tratar

  • Recomenda-se erguer o joelho lesionado, dentro do possível, nas primeiras 24 horas afim de drenar o líquido.
  • Em seguida, colocar compressas frias na região afetada por 15 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia, para acalmar a dor e minimizar a inflamação.
  • Ficar de repouso, evitar qualquer movimento brusco no joelho e consultar imediatamente um especialista para que avalie o dano e determine se é necessário imobilizar o local através de gesso, bandagem ou joelheira, bem como conversar sobre a possibilidade de tomar analgésicos específicos para aliviar a dor e a inflamação.

Lesões nos ligamentos

É muito comum em jogadores de futebol e de basquete, esquiadores ou pessoas que sofreram algum acidente de trânsito. Estes traumas ou lesões provocam bastante dor, inflamação e um bloqueio absoluto do joelho. Ocorre normalmente ao realizar um movimento violento do corpo e o pé está no chão. Entre as mais comuns estão: as lesões por ruptura do ligamento cruzado anterior, ruptura do ligamento cruzado posterior ou entorse.

Como tratar

Tratar este tipo de lesão se concentra em ficar em repouso imediatamente, colocar gelo e elevar o joelho até que um especialista em traumatologia o avalie.

Em geral, é recomendado eliminar o líquido articular, imobilizar a área afetada com uma tala, tomar medicamentos anti-inflamatórios e fazer exercícios para reativar a estabilidade, força e flexibilidade.

Existem casos em que é necessário substituir o ligamento, por isso é preciso realizar uma intervenção cirúrgica, conforme determinar o médico.

Bursite

A bursite é uma condição inflamatória da bursa, conhecida como um pequeno saco de líquido encarregado por amortecer a articulação e reduzir a fricção das partes móveis. Esta inflamação causa dor intensa em toda a região do joelho.

Como tratar

O tratamento para a bursite é focado em descansar ou deixar o joelho em repouso e aplicar compressas de gelo na área várias vezes.

Normalmente, a dor no joelho e a inflamação da bursite tendem a se acalmar com analgésicos, previamente indicados pelo especialista.

Em alguns casos, os sintomas costumam permanecer, por isso o médico pode sugerir injeções de corticosteroides e exercícios terapêuticos, que ajudem a minimizar a dor e fortalecer o joelho, tentando manter sua estabilidade e flexibilidade.

Neste outro artigo falamos sobre a dor no joelho ao subir escadas, suas causas e tratamentos.

Tendinite rotuliana

A tendinite rotuliana é uma lesão muito comum em pessoas que praticam ciclismo, atletismo e salto. Aparece devido aos movimentos bruscos ou violentos que a pessoa executa repetidamente, ultrapassando o limite de suporte e carga do tendão rotuliano. Este tipo de lesão causa uma dor intensa na parte de trás e da frente do joelho, uma perceptível inflamação e bastante dificuldade para caminhar e dobrar o joelho.

Como tratar

O recomendado ao sofrer com uma tendinite rotuliana é manter o joelho afetado em repouso durante os primeiros dias e colocar bandagens frias para reduzir a inflamação, até que consulte um especialista.

Quando é notada uma ruptura, o médico pode indicar a necessidade de uma cirurgia como medida para reparar o dano. Indiferente da circunstância, é importante realizar terapias de reabilitação.

Tendinite quadricipital

A tendinite quadricipital surge por causa de uma inflamação do tendão do quadríceps, que vai desde a rótula até o músculo. Normalmente, causa dor na parte superior e da frente do joelho. Esta condição ocorre devido a movimentos acelerados, bruscos, consecutivos, que afetam esta região. Frequentemente, é vista em atletas que fazem movimentos de velocidade, onde correm e param bruscamente.

Como tratar

Este tipo de tendinite costuma ser tratada colocando gelo na região do joelho várias vezes e tomando medicamentos anti-inflamatórios para a dor e inflamação, sempre sob supervisão médica.

As injeções de ácido hialurônico fazem parte do tratamento eficaz para estes casos, assim como a fisioterapia com ondas de choque e terapias a laser. Em casos mais sérios, o uso de aparelhos ortopédicos é fundamental.

Artrose

Outro motivo para a dor no joelho ao dobrar é a artrose, uma doença degenerativa articular, que pode se manifestar a partir dos 50 anos aproximadamente. Neste caso, a cartilagem e o osso começam a se desgastar, inflamando toda a área e gerando deformação nas articulações e causando dor no joelho ao estar em movimento. Esta doença costuma se intensificar com o passar dos anos, diminuindo a mobilidade e a estabilidade articular.

Como tratar

Esta doença normalmente costuma ser tratada com medicamentos indicados pelo especialista, a fim de aliviar a dor a falta de flexibilidade muscular, contudo, o esquema clínico dependerá da avaliação médica, pois cada caso tem uma dose e medicamentos específicos.

As injeções também são muito utilizadas para tratar diretamente a articulação, como por exemplo, de ácido hialurônico, que melhora a lubrificação e mobilidade das articulações. Da mesma forma, a glucosamina é um dos medicamentos mais recomendados nestes casos, já que protege as articulações.

Cisto de Baker

O cisto de Baker surge na parte posterior do joelho, resultado de um acúmulo de líquido sinovial. Pode ter diferentes tamanhos e, em geral, não incomoda, a não ser que seja de grande tamanho ou seja rompido. Nestes casos, causa dor, inflamação e hematoma nesta região. Assim, é comum sentir o joelho doendo ao dobrar.

Como tratar

Em geral, o cisto de Baker é tratado colocando gelo no local várias vezes ao dia e, de acordo com o caso, o especialista pode indicar o uso de meias elásticas ou joelheiras de apoio e terapias. Além disso, há casos que precisam de intervenção cirúrgica.

Recomendações importantes

  • Tratar um problema no joelho doendo ao dobrar envolve um amplo protocolo, que dependerá da causa que o gerar a fim de estabelecer um tratamento preciso e adequado. Em geral, aliviar a dificuldade para dobrar o joelho e a dor que esta provoca vem acompanhado de um conjunto de procedimentos farmacológicos, terapêuticos e, em casos particulares, cirúrgicos, que dependendo de cada caso definirão o tempo para a recuperação completa.
  • A medicina alternativa, em certas ocasiões, pode colaborar em aliviar os problemas de mobilidade do joelho através da acupuntura. Da mesma forma, alguns remédios caseiros como a folha de repolho, infusões de camomila, manjericão, massagens com óleos, etc., ajudam a desinchar e acalmar a dor nesta região.
  • Diante de qualquer dificuldade ou impedimento para mover ou flexionar o joelho, o mais conveniente é consultar um médico para que ele avalie com detalhes o dano e determine o diagnóstico correto.

Agora que você já sabe por que não consegue dobrar o joelho completamente, não perca este outro artigo em que falamos sobre como ganhar flexibilidade nas pernas rápido.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Não consigo dobrar o joelho completamente: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • MedlinePlus, (2022). Lesiones y enfermedades de la rodilla. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://medlineplus.gov/spanish/kneeinjuriesanddisorders.html>. Acesso em 16 de junho de 2022.
  • Mayoclinic (2021). Dolor de rodilla. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/knee-pain/diagnosis-treatment/drc-20350855>. Acesso em 16 de junho de 2022.
  • Maranes, L. Muñoz, C y col (2012). Lesiones de Rodilla. [Documento en Línea] Disponível em: <https://accedacris.ulpgc.es/bitstream/10553/9963/1/0514198_00029_0007.pdf>. Acesso em 16 de junho de 2022.