Nariz entupido sem catarro: causas, tratamento e remédios

Nariz entupido sem catarro: causas, tratamento e remédios

A obstrução das fossas nasais é um problema que causa bastante incômodo para quem o sofre, sendo que a dificuldade em respirar pode desencadear outras alterações, as quais podem pôr o paciente em risco.

A sensação de nariz entupido seco ocorre frequentemente por diferentes causas e pode fazer com a pessoa afetada tenha que respirar pela boca, o que não é muito aconselhável. Além disso, esta congestão nasal pode causar transtornos auditivos, assim como roncos, transtornos no sono e, inclusive, o que se conhece como apneia do sono. A seguir, neste artigo do ONsalus, você aprenderá muito mais sobre o nariz entupido sem catarro: as causas que o desencadeiam, os tratamentos médicos adequados e os remédios caseiros mais utilizados para aliviar este incômodo.

Nariz entupido sem catarro: causas

A congestão nasal sem catarro pode acontecer por diversas causas, entre as quais podemos citar:

  • Processos infecciosos dos seios paranasais ou das adenoides: o acúmulo de secreção em cavidades, como os seios paranasais, ou outras cavidades do rosto que vão até o nariz podem provocar a obstrução nasal e, ao mesmo tempo, causar uma sinusite. A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios paranasais, o que gera um obstáculo nasal.
  • Conchas nasais maiores que o normal ou inchadas: as alergias ou as infecções provocam a obstrução nasal devido ao inchaço das conchas nasais.
  • Presença de corpo estranho: esta sensação de nariz entupido sem catarro devido a um corpo estranho é comum de ocorrer em crianças, pois estas têm o hábito de colocar pequenos objetos como botões, sementes, amendoins e pingentes de colares nas fossas nasais, fazendo com que elas fiquem obstruídas.
  • Aumento de tamanho das adenoides: fazem parte do sistema linfático, estão localizadas na parte alta das amídalas, atrás do nariz e podem aumentar de tamanho por causa de um processo infeccioso, o que gera dificuldade para respirar. Esta condição é muito frequente em crianças.
  • Cistos ou tumores nasais: em alguns casos, o nariz entupido pode ocorrer devido a presença de tumores benignos, malignos ou um cisto. Geralmente, este costuma ficar entupido no lado onde está a lesão.
  • Desvio do septo nasal: o septo nasal é um osso que serve de divisor entre o lado direito e esquerdo do nariz. Quando este septo se move para um lado, pode obstruí-lo. Este desvio pode existir desde o nascimento ou surgir posteriormente, após um traumatismo durante o decorrer da vida, originando uma obstrução nasal sem a presença de catarro.
  • Atresia de coana ou estenose da abertura piriforme: esta alteração ocorre quando a parte de trás do nariz está fechada por um osso ou tecido ao nascer. Esta obstrução pode ser bilateral ou unilateral. Quando é bilateral, pode ser vista no momento do nascimento, diferente da unilateral, que é notada anos após o nascimento.
  • Pólipos nasais: na mucosa nasal, pode ser observado um crescimento em forma de cacho de uva que gera o que se conhece como pólipos nasais, os quais podem causar obstrução nasal e dificuldade para respirar.

Nariz entupido seco: sintomas associados

Os sintomas que podem acompanhar o nariz entupido sem catarro são:

  • Dificuldade para respirar pelo nariz;
  • Dor de cabeça ou na face;
  • Ouvidos tampados;
  • Boca seca;
  • Sangramento nasal;
  • Alterações no sono;
  • Baixo rendimento, especialmente durante atividades esportivas;
  • Perda da concentração;
  • Irritabilidade;
  • Alteração da libido.

Nariz entupido sem catarro: tratamento médico

No momento em que for determinada a causa do nariz entupido seco, o tratamento deve ser voltado para o que está provocando a congestão. O especialista indicado para tratar esta condição é o otorrinolaringologista.

Inicialmente, será feito um exame físico minucioso para ter um diagnóstico preciso e, de acordo com os sintomas que o paciente apresentar, serão indicados medicamentos por via oral ou aplicados localmente em forma de spray, a fim de desinchar a mucosa nasal e permitir a passagem do ar.

Em alguns casos, para solucionar a obstrução, será necessário fazer uma cirurgia caso haja um desvio do septo nasal, presença de cistos, pólipos ou tumores.

O tratamento será eficaz desde que seja feito um bom diagnóstico, por isso, não hesite em consultar um médico quando apresentar uma obstrução nasal ou dificuldade para respirar.

Remédios caseiros para o nariz entupido seco

Para descongestionar o nariz é possível testar alguns remédios naturais. Entretanto, você deve saber que estes remédios não substituem, sob nenhuma circunstância, os tratamentos médicos e somente devem ser utilizados se não forem prejudiciais para sua saúde.

  • Óleo de eucalipto: é um bom descongestionante nasal anti-inflamatório e antibacteriano, por isso que é ideal utilizá-lo quando se está com a sensação de nariz entupido sem catarro. Você deve utilizar algumas gotas deste óleo essencial em um lenço inspirando seu aroma. Você também pode colocá-lo no seu travesseiro para prevenir a congestão nasal e respirar muito melhor enquanto dorme.
  • Cebola: é recomendado descascar, cortar e cheirar uma cebola por 5 minutos. Com isto, as fossas nasais serão descongestionadas. Se você está com a sensação de nariz entupido sem catarro durante a noite, coloque uma cebola cortada ao meio no quarto próximo da sua cama para respirar melhor durante a noite enquanto dorme.
  • Gengibre: é um remédio natural com vários usos, sendo um excelente descongestionante nasal. Você pode consumi-lo ralado ou misturando uma colher pequena do mesmo em um copo d'água quente e tomando esta infusão. Além disso, também pode fazer inalações com o vapor desta infusão.
  • Alho: é um remédio caseiro natural utilizado muitas vezes como antiviral nos casos de infecções virais, gripe ou resfriado. O cheiro do alho permite descongestionar as fossas nasais, permitindo uma melhor respiração.
  • Bebidas quentes: as infusões ou chás quentes aliviam a inflamação das membranas do nariz e da garganta, por isso que é recomendado tomar bebidas quentes várias vezes ao dia e antes de dormir a fim de melhorar a respiração.
  • Inalações de vapor: através do vapor são umidificadas as vias aéreas aliviando a congestão nasal. A função do vapor é amolecer a mucosa nasal.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nariz entupido sem catarro: causas, tratamento e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.