Nariz inflamado por dentro: causas, tratamento e remédios

Nariz inflamado por dentro: causas, tratamento e remédios

O nariz é a porta de entrada do ar para o aparelho respiratório, sendo que é por meio dele que ocorre nossa respiração. O nariz permite a passagem de ar enquanto o filtra, eliminando a presença de pós, germes ou qualquer agente externo que possa irritar nossas fossas nasais ou sistema respiratório. O ar que passa pelo nariz é esquentado e umedecido, a fim de evitar que os pulmões fiquem ressecados. Além destas funções, o nariz também é responsável pelo nosso olfato, que nos permite sentir uma infinidade de odores.

Todas estas funções podem ser afetadas por uma inflamação dentro da área nasal que prejudique o funcionamento normal do mesmo, resultado de diversas causas como a congestão nasal, infecções, traumatismos, entre outras. Cada uma destas alterações pode ocorrer durante as diferentes fases da vida de uma pessoa. Se você quer saber mais sobre o nariz inflamado por dentro: causas, tratamento e remédios, continue lendo o seguinte artigo do ONsalus.

Nariz inflamado por dentro: causas

O nariz inflamado por dentro é conhecido como sinusite, que nada mais é que a inflamação da mucosa dos seios paranasais. Mas por que o nariz fica inflamado por dentro? São várias as causas que provocam esse problema:

  • Rinite alérgica: é uma das causas mais frequentes da inflamação por dentro do nariz. Esta ocorre por uma reação a um alérgeno desencadeante desta alteração, causando congestão nasal, inflamação da mucosa e secreção nasal.
  • Resfriado comum: uma das causas mais comuns da inflamação do nariz por dentro. O aumento da secreção nasal neste caso é resultado de uma infecção viral.
  • Infecções no nariz: as infecções por vírus são muito mais frequentes que as bacterianas ou por fungos. As bacterianas geralmente são precedidas pela presença de catarro na via respiratória alta. O acúmulo de secreção na área causa a congestão e a infecção.
  • Alterações climáticas: as mudanças de temperatura e umidade repercutem negativamente na inflamação do nariz por dentro.
  • Exposição à fumaça: estar em um ambiente contaminado por fumaça ou ser um fumante ativo, contribui com o aparecimento da inflamação do nariz por dentro.
  • Pólipos no nariz e outros: o desvio do septo nasal, a presença de um esporão ósseo na região do nariz ou o aparecimento de pólipos nasais pode causar a obstrução da abertura dos seios paranasais, gerando a congestão nasal e inflamando o nariz por dentro.
  • Fraqueza do sistema imunológico: uma fraqueza do sistema imunológico por estar fazendo quimioterapia ou possuir o vírus da imunodeficiência humana, conhecido como HIV, podem ser outras causas do nariz inflamado por dentro.

Nariz inflamado por dentro: sintomas associados

Embora a inflamação seja o sintoma mais perceptível de todos, algumas vezes o inchaço passa um pouco mais despercebido, por isso que também é aconselhável conhecer quais são os outros sintomas do nariz inflamado por dentro, os quais são:

  • Mal-estar geral
  • Dor de cabeça
  • Secreção e congestão nasal
  • Mau hálito
  • Dor e pressão atrás dos olhos na região maxilar
  • Perda parcial ou total do olfato
  • Febre
  • Tosse que aumenta durante a noite
  • Dor de garganta e secreção pós-nasal

Caso acredite que está com uma inflamação por dentro da nariz, é recomendável consultar um médico para fazer um diagnóstico e tratamento correto.

Tratamento médico do nariz inflamado por dentro

O tratamento da sinusite ou a inflamação por dentro do nariz deve ser indicada por um médico especialista, neste caso o otorrinolaringologista. Ele se encarregará de indicar um tratamento sintomático e uma série de medidas para controlar de forma rápida os sintomas que você apresenta. Neste sentido, ele te indicará:

  • Lavagens nasais: as quais contêm soluções salinas. As lavagens nasais com soluções ajudam a eliminar os agente alérgenos, vírus e outros agente contaminantes.
  • Analgésico: para tratar a dor, caso a apresente, o médico também te receitará tomar analgésicos.
  • Corticoides: os descongestionantes nasais ou corticoides são importantes para o controle dos sintomas, evitando assim que estes piorem.
  • Antibióticos: no caso de apresentar febre ou secreção nasal purulenta acompanhada de dor unilateral, o médico te receitará antibióticos sistêmicos, já que tais sintomas indicam que há uma infecção bacteriana.

Nariz inflamado por dentro, o que fazer?

A natureza oferece uma grande quantidade de remédios caseiros que podem ser utilizados no tratamento de diferentes doenças. Neste caso, os remédios caseiros para tratar o nariz inflamado por dentro mais recomendados são:

Malva para desinflamar o nariz

Esta planta é formada por mucilagens que agem como uma barreira protetora da mucosa e contra os agente externos capazes de agravar o quadro da sinusite. Esta planta é utilizada por duas propriedades anti-inflamatórias, as quais ajudam a diminuir a obstrução dos seios paranasais.

O mais aconselhável é preparar um chá de malva para a sinusite e tomá-lo 1 ou 2 vezes ao dia. É importante saber que ele possui um efeito laxante, por isso deve ter cuidado ao ingeri-lo.

Alecrim para a sinusite

O alecrim é um excelente limpador das vias respiratórias, já que estimula a circulação e acalma a dor de cabeça, resultado da obstrução devido ao acúmulo de secreção nos seios paranasais.

Você deverá preparar um chá com o alecrim e fazer inalações do vapor 1 vez ao dia, até que os sintomas desapareçam. Consulte outros remédios caseiros para sinusite nesse artigo.

Menta para o nariz inflamado por dentro

Esta planta tem excelentes propriedades vasoconstritoras, assim como a capacidade de eliminar a congestão dos seios paranasais. Com isto, diminui os sintomas da sinusite, permitindo assim ter uma melhor respiração.

Rabanete para desinflamar o nariz

O rabanete permite a eliminação do muco, limpando as vias respiratórias. Desta forma, alivia os sintomas da sinusite e da congestão nasal. Para fazer um cataplasma com o rabanete, você deve seguir estes passos:

  1. Amasse um rabanete e uma cebola.
  2. Em seguida, misture até obter uma pasta.
  3. Coloque esta pasta em uma gaze sobre os seios paranasais.

Repita o processo 1 vez ao dia até que desapareçam os sintomas.

Cuidados especiais com o nariz

Durante a presença dos sintomas que acompanham a inflamação do nariz, é preciso ter os seguintes cuidados por dentro das fossas nasais:

  • Usar descongestionantes nasais.
  • Tomar bastante líquidos para fluidificar as secreções.
  • Fazer inalações de vapor 2 ou 4 vezes ao dia.
  • Utilizar um umidificador para aumentar a umidade do ambiente em que você está.
  • Você pode usar panos quente e úmidos no rosto várias vezes ao dia para desinchar a área.
  • Evitar ficar em contato com a fumaça de cigarros ou em espaços muito contaminados.

O nariz inflamado por dentro deve ser tratado quando começarem os sintomas, a fim de evitar o aparecimento de complicações. Para isso, você deve consultar seu médico, que recomendará o melhor tratamento para o seu caso, de acordo com os seus sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nariz inflamado por dentro: causas, tratamento e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.