Nódulos de tensão no pescoço: causas e tratamento

Nódulos de tensão no pescoço: causas e tratamento

Alguma vez você notou a presença de nódulos no pescoço sem ter nem ideia de por quê estão ali? Você não é a única pessoa a sofrer disso. Na verdade, isto pode ocorrer frequentemente, sobretudo quanto você tem uma vida muito agitada ou está submetido a situações estressantes.

Saiba que este tipo de lesão não surge somente por causa do estresse, mas também pode aparecer como consequência de uma postura ruim na hora de dormir ou ao fazer exercícios. Esta alteração deve ser tratada a tempo, já que com isto você evitará que ela se torne crônica. A dor que surge resultado dos nódulos no pescoço se deve ao fato de que o músculo afetado fica inchado e endurecido, formando assim um caroço no pescoço. Este tipo de lesão também pode ser visto em outros lugares, como nas costas ou ombros.

Neste artigo do ONsalus, você poderá conhecer mais sobre as Nódulos de tensão no pescoço: causas e tratamento.

Efeitos do estresse no corpo

O estresse não é uma condição que se limita a causar alterações psicológicas, causando também um impacto físico, capaz de desencadear o aparecimento de lesões no corpo. Estas desaparecem conforme você começa a controlar as tensões as quais está submetido.

Muitas vezes, as pressões do dia a dia excedem nossa capacidade de lidar ou evitar que as emoções dominem a alma e afetem o corpo, gerando danos físicos, o que coloca em risco nossas atividades diárias. Pessoas submetidas de forma constante a um alto nível de estresse em suas vidas são frequentemente afetadas pela presença de nódulos de tensão no pescoço, inclusive se já sofrem de problemas crônicos como:

  • Transtornos do sono.
  • Fadiga.
  • Depressão.

O estresse pode causar diversos danos e consequências, contudo eles podem ser tratados através da gestão do estresse e o controle das emoções.

Tensão muscular

A primeira causa das nódulos no pescoço é gerada pela tensão muscular. A tensão que fica acumulada nos músculos do pescoço pode causar a presença de bolas ou caroços muito dolorosos, uma vez que a exposição contínua a emoções ou trabalhos pesados e repetitivos causam muito nervosismo e cansaço.

Além dos caroços no pescoço por estresse, esta tensão muscular pode causar:

  • Dor de cabeça, emocional ou tensional.
  • Doenças musculares crônicas.
  • Contração muscular.
  • Cãibras no pescoço.
  • Espasmos musculares.
  • Mal-estar nos ombros e nas costas.

Tratamento

Neste caso, as técnicas de relaxamento são uma excelente forma de aliviar o estresse. Dependendo da gravidade dos sintomas corporais, será necessário fazer um tratamento com medicamentos, como analgésicos ou anti-inflamatórios, para aliviar a dor e a inflamação na região do pescoço.

Contrações musculares no pescoço

O estresse emocional pode gerar contrações musculares de forma contínua, provocando o endurecimento dos músculos e causando o aparecimento de nódulos no pescoço, bem como em outras partes do corpo. Isto ocorre mais frequentemente em pessoas que passam muitas horas em frente ao computador ou que fazem trabalhos repetitivos muito tensos e estressantes, o que repercute na região do pescoço e dos ombros.

Tratamento

Algumas indicações no tratamento das contrações musculares no pescoço são:

  • A prática de técnicas de respiração abdominal profunda, além de massagens corporais que eliminem os caroços e relaxem a musculatura do pescoço, são excelentes opções para aliviar esta doença.
  • Os exercícios de alongamento, terapias de calor e frio, assim como o descanso, ajudarão a relaxar a musculatura na região do pescoço.
  • Tudo isto pode vir acompanhado de um tratamento farmacológico com analgésicos e anti-inflamatórios, a fim de aliviar tanto a dor como a inflamação.

Nós musculares

Os nós musculares, também conhecidos como bolas ou caroços, podem aparecer nos músculos do pescoço e costas e se caracterizam por serem muito dolorosos. Estes surgem por causa do acúmulo de ácido láctico, especificamente quando o músculo está muito tenso.

As tensões causadas por doenças crônicas depressivas, insônia ou fadiga, onde haja um grau elevado de estresse, são as que originam estes caroços no pescoço.

Tratamento

Uma vez detectada a presença de nós musculares causados pela tensão, o mais recomendado é fazer massagens terapêuticas para aliviar a dor. Através desta é possível alongar e relaxar as fibras musculares contraídas, ao mesmo tempo em que se obtém um efeito anti-inflamatório.

Pontos-gatilho miofasciais

São áreas hipersensíveis e, em alguns casos, os nódulos de tensão no pescoço aparecem nos músculos devido ao fato da pessoa estar submetida ao estresse contínuo. Estes caroços tendem a ser muito sensíveis, por isso que podem piorar conforme o estresse aumenta.

Tratamento

O tratamento destes pontos-gatilho é feito através da fisioterapia, ou seja, através de terapia manual utilizando:

  • Digitopressão no ponto-gatilho.
  • Massagens para aliviar as contrações.
  • Exercícios de alongamento.
  • Relaxamento.
  • Crioterapia.
  • Aplicação de frio local na área.

Torcicolos

O torcicolo é causado por uma contratura muscular grave em um lado do pescoço, podendo aparecer devido a uma posição ruim ao dormir ou por ficar muito tempo sob tensão. Dependendo do grau da contração, pode causar o aparecimento de nódulos no pescoço. Esta lesão gera uma forte dor e incapacidade para mover o pescoço.

Tratamento

Neste caso, o tratamento é aplicar calor local através de massagens relaxantes e exercícios para o torcicolo. O tratamento também pode ser feito através de medicamentos analgésicos o anti-inflamatórios para aliviar a contração muscular.

Dor crônica miofacial

É uma dor crônica que ocorre por causa da pressão exercida sobre os pontos sensíveis nos músculos do pescoço, os quais se agravam por ficarem submetidos a uma tensão muscular produzida pelo estresse. Isto gera o aparecimento de bolas ou caroços no pescoço.

Tratamento

As indicações terapêuticas são voltadas a fisioterapia, além de injeções nos pontos de dor com analgésicos e anti-inflamatórios. As técnicas de relaxamento também fazem parte deste tratamento para controlar o estresse de forma mais eficaz.

Inflamação de um gânglio linfático

Existem vários gânglios linfáticos no pescoço e na cabeça, por este motivo, a inflamação de um deles no pescoço influenciado pela tensão é uma manifestação que ocorre frequentemente. Isto acontece devido ao fato de que o estresse afeta diretamente o sistema imunológico.

A inflamação de um gânglio linfático por estresse pode vir acompanhada de outros sintomas como:

  • Inflamação no pescoço.
  • Dor no pescoço.
  • Ansiedade.
  • Insônia.

Tratamento

Para aliviar esta alteração, você deve seguir os seguintes conselhos que, com certeza, seu médico indicará:

  • Controlar o estresse.
  • Fazer mudanças no seu estilo de vida.
  • Praticar algum exercício físico com o qual se sinta confortável.
  • Tirar uma folga restauradora entre sua atividade laboral e suas atividades do dia a dia.
  • Tratamento farmacológico como analgésicos ou anti-inflamatórios.

Se você notou o aparecimento de nódulos de tensão no pescoço, siga as recomendações do seu médico e seu fisioterapeuta, desta forma conseguirá controlar o estresse e fazer com que desapareçam.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nódulos de tensão no pescoço: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Barrio, J. A., García, M. R., Ruiz, I., & Arce, A. (2006). El estrés como respuesta. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 37-48.
  • Sotomayor, H. D. A., Valles, R. O. G., Nieves, I. R., & Cedeño, H. A. (2013). Patrón de conducta tipo A, estrés ocupacional y síntomas musculoesqueletales en empleados de cuello blanco. Informes psicológicos, 13(1), 117-134.