O que acontece se paro de tomar anticoncepecional?

O que acontece se paro de tomar anticoncepecional?

Está pensando em parar de tomar as pílulas anticoncepcionais? Está cansada delas ou precisa dar um descanso para seu corpo?

Este medicação foi elaborada com base em hormônios artificiais, similares aos que seu organismo secreta, sendo que provocam muitas reações e efeitos em todo o corpo, tanto no seu sistema reprodutor quanto no metabolismo do colesterol, no fígado e, inclusive, sobre seu estado de ânimo. Então, é possível parar de tomá-las assim, do nada, sem mais nem menos?

Neste artigo do ONsalus você encontrará, de forma simples e precisa, todas as informações que precisa saber para sanar sua dúvida: "o que acontece se paro de tomar anticoncepcional?".

O que acontece se eu parar de tomar anticoncepecional de uma só vez?

As pílulas anticoncepcionais colocam seu corpo em um suposto estado de equilíbrio que não é real. Quando acomodam seu ciclo menstrual, na verdade, o sangramento ocorre porque você suspende os hormônios por alguns dias, não porque sua menstruação se normalizou. Quando seus sintomas pré-menstruais melhoram, como a dor ou as mudanças emocionais, não significa que voltou a um estado de saúde, mas que os hormônios padronizados que você ingeriu ajustam um pouco o cenário, mas quando para de tomá-las, seu corpo volta a dominar a situação.

O problema é que muitas vezes os efeitos colaterais também vão aparecendo enquanto você toma as pílulas anticoncepcionais, então, seu corpo realmente se beneficiará quando parar de tomá-las. Tanto o fígado quanto os rins se sobrecarregam em seu trabalho. Para eles, também é um alívio quando para de tomá-las. Eles não serão afetados se parar de ingeri-las de uma só vez, pelo contrário.

Além disso, não existe outra forma de abandonar a terapia anticoncepcional se não for assim, de um dia para o outro. Você não pode tomá-las um dia sim e outro não para diminuir a dosagem. Não é necessário.

O que aconselha-se é parar de tomar as pílulas anticoncepcionais quando acabar uma caixa, desta forma, a menstruação chegará devido a privação hormonal. Este sangramento que ocorria mensalmente não era uma menstruação real, mas sim o útero, que na ausência do hormônio artificial, derrama uma pequena parte da camada mais superficial: o endométrio.

Uma vez que pare de tomar este medicamento, seu corpo voltará a produzir hormônios de forma natural ou, pelo menos, assim deveria, já que enquanto ingere as pílulas, seu sistema de produção hormonal estava anulado.

Pode ser que sinta alguma mudança no seu peso. Na maioria das vezes é uma pequena diminuição, já que os hormônios artificias costumam gerar retenção de líquido nas mamas, quadril e pernas.

Além disso, você pode notar que sua pele fica um pouco mais oleosa, que tem mais desejo sexual ou inclusive que se lubrifica muito melhor na hora das relações sexuais. Isto ocorrer porque seus hormônios femininos e a testosterona voltam a assumir o controle, reativando seu sistema reprodutivo.

Neste outro artigo falamos se tomar anticoncepcional é seguro ou não.

Efeitos no corpo ao parar de usar anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais não só impedem a ovulação e previnem a gravidez, como também têm efeitos sobre diferentes sistemas do organismo. Por isso é possível manifestar muitos efeitos colaterais ao ingeri-las, como dores de cabeça, alterações no metabolismo do colesterol ou maiores chances de ter coágulos sanguíneos.

Por este motivo, os efeitos colaterais ao parar de tomar anticoncepcional podem ser os mais variados, sendo os de maior destaque:

  • Possibilidade de ficar grávida.
  • Retorno para um ciclo menstrual de acordo com seu estado de saúde.
  • Normalização do colesterol, hormônio tireoide ou da pressão arterial, se esta estava alterada.
  • Mudança de peso.
  • Alterações na pele.
  • Aumento da libido.
  • Aumento das secreções genitais.

Quanto tempo demora para o corpo eliminar os hormônios do anticoncepcional?

Depois de ingerir as pílulas anticoncepcionais, seu corpo passa por vários períodos:

  • Digestão: passa através do estômago, intestinos, onde são absorvidas.
  • Metabolização: passa através do fígado, se liga as proteínas e circula pelo corpo exercendo seus efeitos em diferentes níveis.
  • Eliminação: através da bílis e dos rins.

O tempo que leva para um anticoncepcional ser eliminado depende do tipo de medicamento, da dose e de como estão seus sistemas de eliminação (fígado e rins).

Em geral, pode levar aproximadamente um dia para eliminar os hormônios das pílulas anticoncepcionais, mas o efeito que os hormônios geraram em diferentes partes do corpo podem durar bem mais tempo (sobre o fígado, o colesterol, a tireoide, o acúmulo de líquidos, etc.). É por isso que, embora os hormônios não estejam no sangue, nos dias seguintes aos quais parou de tomar pode continuar sentindo seus efeitos.

Agora que você já sabe o que acontece ao parar de tomar anticoncepecional, recomendamos a leitura deste outro artigo do ONsalus em que falamos sobre a menstruação atrasada mesmo tomando anticoncepecional, isso é normal?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se paro de tomar anticoncepecional?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Cleveland Clinic. 6 Things That Can Happen When You Stop Taking The Pill. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/6-things-that-can-happen-when-you-stop-taking-the-pill/>. Acesso em 24 de dezembro de 2021.