O que fazer quando a unha descola da carne

O que fazer quando a unha descola da carne

Normalmente, as unhas somente recebem atenção para fins estéticos, mas elas realmente dizem muito sobre o estado de saúde de uma pessoa. Existem diferentes jeitos de perceber que algo não está certo com nossas unhas: unhas com ranhuras, com pontos, deformadas, que não crescem bem, mudanças de cor e, o tema deste artigo, as unhas descoladas. Como verá a seguir, existem diversas formas de ter as unhas descoladas e isto ocorrer por diferentes doenças para cada caso, algumas afetam somente a unha danificada e outras são apenas um reflexo do que o resto do organismo está sofrendo.

Unha descolando? Descubra neste artigo do ONsalus o que fazer quando a unha descola da carne.

Por que as unhas dos pés se soltam da carne - Causas

Existem diferentes tipos de unhas descoladas e, de acordo com a área que afetarem, se pensará no tipo da doença que está causando o problema. Assim, podemos dividi-las em:

  • Onicólise: neste caso, a unha é descolada do leito ungueal na parte da frente e dos lados, ou seja, a área que não está unida à cutícula, e debaixo dela fica acumulada sujeira e germes. Entre as causas que podem gerá-la estão: traumatismos (por pancadas ou calçados apertados, sendo muito frequente em atletas de corrida e bailarinas), excesso de pedicure, uso de unhas acrílicas, hiperhidrose (contato constante com água e detergentes), substâncias irritantes (cosméticos para unhas, pesticidas, solventes), medicamentos (alguns antibióticos, retinoides, aripiprazol, olanzapina, psoralenos, alguns antineoplásicos), alergias, fungos, psoríase e outras doenças de pele, tumores benignos e malignos.
  • Onicomadese: é quando a unha descola do leito ungueal na área da base (próxima à cutícula), isto ocorre sem dor, aparecendo uma nova unha por baixo. Acontece por diferentes causas: desnutrição, infecções, medicamentos (alguns antibióticos, retinóides, lítio, anticonvulsivos, medicamentos citotóxicos), infecções (por vírus, fungos ou bactérias), doenças de pele, entre outras.
  • Unhas em colher ou coiloniquia: ocorrem devido a um transtorno com o ferro (por falta, como na anemia, ou por excesso, como na hemocromatose), por hipotireoidismo ou alguma doença cardíaca. Todas as unhas ficam descoladas nos lados, dando às mesmas o aspecto de uma colher. Na verdade, devido à grande curvatura que apresentam, pode caber até uma gota d'água em cima delas.

O que fazer quando a unha descola da carne

Como vimos anteriormente, são diversos os motivos pelos quais a unha do pé pode estar descolada, mas existem certas medidas gerais que podem ser tomadas:

  • Consultar um profissional, seja o médico ou um dermatologista, já que por serem diversas as causas, também são muito diferentes os tratamentos que podem ser recomendados. O profissional te fará várias perguntas para saber o que pode estar afetando este dedo machucado, examinará a área e a pessoa no geral (já que muitas causas não se limitam somente à unha) e, de acordo com o caso, pode pegar uma amostra da área ou solicitar outros exames.
  • Evitar agentes irritantes, substâncias químicas, produtos cosméticos na unha afetada: as unhas precisam estar livres de substâncias prejudiciais para poder se curarem, já que o problema não é superficial e, como vimos anteriormente, a causa costuma residir no leito ungueal.
  • Recomenda-se manter a unha descolada o mais curta possível e, em geral, é necessário cortar as unhas de forma reta, não seguindo a curvatura do dedo.
  • Durante a pedicure não fazer uma limpeza tão forte sobre a área da cutícula, já que isto pode ser a causa do problema.
  • Evitar arrancar as unhas: sempre usar uma tesoura para cortá-las.
  • Usar calçados que não pressionem a área afetada e evitar o uso de tamancos: todo calçado incômodo contribui para prolongar o traumatismo na área. Por outro lado, no caso de pessoas que sofram um traumatismo permanente devido à sua profissão (trabalhos em fábricas, trabalho com peso ou pés expostos a pancadas), é recomendado o uso de calçados de segurança com pontas de aço.
  • Melhorar a alimentação: tomar água, aumentar o consumo de frutas e verduras cruas, legumes e sementes. Evitar todos os tipos de alimentos processados (com corantes, saborizantes, conservantes), açúcar e farinhas refinadas. Alimentar-se da forma mais natural possível te ajudará a recuperar seu estado de saúde, indiferente da doença que esteja te afetando.

Agora que você já viu as diferentes opções sobre o que fazer quando a unha descola da carne, a seguir explicaremos o que usar para curar uma unha descolada.

Como curar uma unha descolada do pé: ratamento médico

O tratamento de uma unha descolada do pé sempre deve ser voltado, como primeira medida, em tentar resolver o que está causando o problema. Portanto, geralmente são tomadas amostras da unha para saber o que está lhe afetando. Isto deve ser feito por um médico especialista, que também pode solicitar outros estudos caso julgue necessário.

O podólogo também pode colaborar para manter a unha no melhor estado possível com as seguintes ações:

  • Recortando a unha danificada o máximo que conseguir, de forma reta.
  • Evitando trabalhar muito sobre a cutícula.
  • Controlando que, caso haja o crescimento de uma nova unha, esta esteja saudável e crescendo de forma adequada.
  • Aplicando os produtos e medicamentos que o dermatologista indicar, tais como esmaltes fortalecedores ou com antimicóticos.
  • Acompanhando a evolução da unha doente.
  • Se a unha estiver completamente solta, ele pode removê-la, já que assim evitará o acúmulo de umidade e sujeira debaixo da mesma, contribuindo para que o processo de cura seja mais rápido. Isto também gera mais conforto na pessoa, já que a unha descolada às vezes pode ficar presa e provocar incômodos ou sensações desagradáveis.

Talvez possa te interessar este outro artigo sobre como curar uma unha encravada no dedão do pé.

Quanto tempo demora para curar uma unha descolada do pé

Uma vez com o diagnóstico, a solução costuma ser lenta, entre 6 a 9 meses, já que além de curar a doença que está causando o problema, é preciso esperar o crescimento de uma nova unha sem problemas, o que requer certa paciência. É importante que durante esse processo a unha não sofra novos traumatismos.

Agora que você já sabe o que fazer quando a unha descola da carne, não perca este artigo em que falamos sobre as causas para uma unha roxa.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando a unha descola da carne, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Onicomicose. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/unhas/doencas-e-problemas/onicomicose/33/>. Acess oem 31 de maio de 2021.