O que fazer quando sentir um estiramento na panturrilha

O que fazer quando sentir um estiramento na panturrilha

É possível que em alguma ocasião você tenha sofrido um estiramento na panturrilha, uma lesão muito dolorosa que ocorre de forma bastante frequente e na qual você sente que não pode flexionar nem dobrar o pé, assim como o tornozelo ou o joelho. As pessoas que praticam esportes têm mais chances de sofrer isso, já que estão expostas a fazer algo de mau jeito ou carregar muito peso.

Para saber o tipo de lesão que você apresenta, é importante consultar um médico especialista em traumatologia para que faça o diagnóstico e indique o tratamento a ser seguido.

Continue lendo este artigo do ONsalus no qual explicamos o que você pode fazer quando tem um estiramento na panturrilha.

O que é um estiramento na panturrilha?

O gastrocnêmio é o músculo mais superficial da perna localizado na parte posterior da perna abaixo do joelho, sendo separado em duas metades.

O estiramento na panturrilha ocorre quando o músculo é alongado de forma exagerada e pode sofrer um leve rasgo, o que provoca uma incapacidade para realizar suas funções: flexionar as pernas com a articulação dos joelhos e os pés com a articulação do tornozelo.

O estiramento neste músculo impede que ele possa cumprir suas funções, gerando uma limitação do seu funcionamento.

Como saber se está com um estiramento na panturrilha

Se você estiver com um estiramento na panturrilha, além de sofrer incômodos e dores devido a isso, começará a sentir os seguintes sintomas:

  • Dor aguda na parte posterior e inferior da perna ao tentar alongar, mover o tornozelo ou o joelho.
  • Pode haver vermelhidão no local ou um hematoma.
  • Inflamação na área da panturrilha.
  • Falta de flexibilidade.

Estes sintomas te permitirão reconhecer que está diante da presença de um estiramento na panturrilha.

O que fazer se estiver com um estiramento na panturrilha

O tratamento do estiramento na panturrilha vai depender da gravidade e da intensidade da dor. Através de ambos indicadores você poderá saber se precisa da ajuda de um fisioterapeuta e de algumas sessões de osteopatia.

Se a dor durar mais de 5 dias, existe a possibilidade de que não se trate apenas de uma distensão, por isso que será o momento de consultar um médico.

Caso se trate apenas de um estiramento, deve seguir estas recomendações para que possa se curar rapidamente:

  1. Aplique gelo imediatamente na panturrilha. Isto impedirá que o inchaço aumente. Você pode fazer isso envolvendo a área com uma toalha e aplicando gelo ou compressas frias por 20 minutos. Repita o processo a cada três horas.
  2. Mantenha a perna em repouso, evitando mover o músculo. Embora se sinta melhor, não faça exercícios, já que a lesão pode piorar.
  3. O calor pode ser de grande ajuda, especialmente, se após 3 dias a dor persistir. Sua aplicação melhorará os sintomas. Para fazer isso, coloque uma toalha quente na panturrilha por meia hora aproximadamente, depois deixe que ela atinja a temperatura ambiente e então coloque gelo.
  4. Comprima a área onde está a panturrilha com uma venda elástica.

O médico te indicará o tratamento farmacológico para o controle da dor e inflamação com analgésicos e anti-inflamatórios. O fisioterapeuta indicará diminuir algumas atividades que provocam a dor. Além disso, indicará realizar alguns exercícios para ajudar a melhorar o movimento e a força na perna.

O fortalecimento muscular melhorará a fraqueza e o desequilíbrio muscular da panturrilha, que podem fazer com que esta condição ocorra com certa frequência. Desta forma, o fisioterapeuta fará um programa exclusivo para você com a finalidade de fortalecer a panturrilha.

Quando se sentirá completamente curado? Você saberá quando a dor desaparecer completamente e puder fazer alongamentos, recuperando a flexibilidade e a mobilidade.

Neste outro artigo do ONsalus falamos sobre as causas e o que fazer em caso de sola do pé vermelha.

Quanto tempo dura uma lesão na panturrilha?

Um estiramento na panturrilha pode levar até três dias para que o músculo comece a melhorar. De acordo com o grau da lesão:

  • Uma distensão típica grau I irá sarar entre 7 a 10 dias, podendo levar até 4 semanas.
  • Quando se trata de uma distensão grau II, esta se curará em alguns dias ou até 4 a 6 semanas.
  • Se a distensão for grau III, pode demorar para voltar de 3 a 4 meses.

A recuperação total pode levar até seis semanas. No caso de surgir inchaço severo, a dor e o desconforto tendem a durar um pouco mais.

É importante consultar um médico especialista para que ele faça o diagnóstico. O grau de distensão indicará o que fazer diante de um estiramento na panturrilha.

Neste outro artigo, falamos sobre as causas mais comuns para a sensação de pontadas nas pernas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando sentir um estiramento na panturrilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Kaplan, M. (2016). Guía de lesiones del deportista. Editorial HISPANO EUROPEA.
  • Olivera, G., Holgado, M. S., & Cabello, J. (2001). Lesiones deportivas frecuentes en atención primaria. FMC-Formación Médica Continuada en Atención Primaria, 8(5), 307-320.