Partilhar

O que grávida não pode comer

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 1 outubro 2018
O que grávida não pode comer

Quando uma mulher está grávida, existem várias dúvidas que podem se tornar verdadeiramente preocupantes. A maior preocupação é o bem-estar do bebê e um dos pontos mais importantes é a alimentação. Uma mãe e o seu filho permanecem conectados durante a gravidez através do cordão umbilical, o canal através do qual a mãe transmite todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento normal do bebê. É por isso que a alimentação da mãe, juntamente com outros aspetos, é fundamental para o bem-estar do filho e para prevenir alguns problemas. No ONsalus indicamos tudo o que grávida não pode comer para que a futura mamãe possa estar tranquila na hora de decidir o que comer.

Também lhe pode interessar: Para que serve a pirâmide alimentar

Peixes ou frutos do mar

As mulheres grávidas devem evitar comer peixe cru devido à existência de anisakis. Este parasita pode ser transmitido do peixe para as pessoas e provoca alterações digestivas e reações alérgicas. Se você gosta de sushi, esta é uma má notícia, uma vez que a maioria dos rolinhos contêm peixe cru. É verdade que a lei obriga a congelar o peixe pelo tempo necessário para eliminar este tipo de parasitas, mas o risco existe sempre. No caso do peixe cozinhado, pode haver um consumo normal porque o calor elimina o parasita, mas não se recomenda a compra das suas vísceras nem tripas, ou seja, você deve comprar peixe limpo. Também se recomenda evitar o consumo de outros peixes fumados como, por exemplo, o salmão.

O que grávida não pode comer - Peixes ou frutos do mar

Carnes e embutidos

Não lhe vamos dizer para não consumir carne, mas devemos referir que existe um parasita responsável pela toxoplasmose nos animais e humanos, transmitido pelo gatos. Você deve ter especial cuidado com a carne crua, como os carpaccios e bife tártaro, e com as carnes que são pouco cozinhadas. Pode acontecer a mesma coisa através do consumo de embutidos e produtos defumados, tais como, patês, foie gras, etc. O melhor conselho é que você cozinhe bem a carne para eliminar qualquer risco. Além disso, quando uma mulher está grávida, o médico costuma realizar uma análise de sangue para detectar se já teve a doença e nesse caso, já terá desenvolvido imunidade e não poderá voltar a ter a doença.

O que grávida não pode comer - Carnes e embutidos

Verduras cruas

Outro dos alimentos que grávida não pode comer são as verduras cruas, ou seja, não pode comê-las sem serem muito bem lavadas. As verduras contêm bactérias que se podem transmitir aos humanos de forma fácil através do seu consumo, sendo muito importante lavar bem as verduras. Se as mesmas forem cozinhadas, melhor ainda! Por este motivo, não é recomendado comer saladas preparadas em supermercados ou outros estabelecimentos, visto que você não poderá se certificar de que tenham sido bem lavadas. Tudo isto não significa que você deve deixar de consumir verduras, apenas deve garantir que toma as medidas adequadas quando consome esse tipo de alimentos. O consumo de verduras em excesso também pode provocar diarreia durante a gravidez.

Precaução com o consumo de ovo

O ovo é conhecido por conter salmonela, um tipo de bactéria que, quando é transmitida ao ser humano, provoca diarreia, dor abdominal e febre. O risco aumenta significativamente nos ovos crus e, por esse motivo, cozinhá-los é a melhor solução. Outros produtos que a mulher grávida deve evitar porque podem conter ovo cru são as sobremesas pré-fabricadas, tiramisus, maionese e alguns cremes.

O que grávida não pode comer - Precaução com o consumo de ovo

Leite cru e vitamina A

Na lista sobre o que não comer na gravidez encontramos também o leite cru. Os queijos produzidos com leite cru como o brie, ricota ou gorgonzola devem ser evitados na medida do possível. O leite cru pode conter uma bactéria chamada listeriose que nos bebês se manifesta com a falta de apetite, fadiga, tom da pele e parte branca dos olhos amarelados devido a um excesso de bilirrubina, erupções cutâneas e vômitos.

Por fim, o excesso de vitamina A, procedente de alguns alimentos, também pode ser prejudicial para o bebê, provocando malformações. Este tipo de vitaminas concentra-se, maioritariamente, no fígado animal como patês, por exemplo, na pimenta vermelha e nas cenouras, entre outros alimentos. Em circunstâncias normais, a vitamina A é essencial para o corpo mas, durante a gravidez, o excesso dessa vitamina pode provocar danos no desenvolvimento do bebê. Em vez de ingerir fígado, prefira ingerir a quantidade necessária de vitamina A comendo cenouras, sempre sob recomendação médica.

O que grávida não pode comer - Leite cru e vitamina A

Café, chá e álcool

Você pode beber café e chá, mas o seu consumo não deve exceder as duas xícaras por dia. Além disso, as futuras mães devem sempre preferir o café descafeinado. Consumir mais café que o recomendado pode provocar um aborto espontâneo devido às suas propriedades estimulantes. Por outro lado, as mulheres grávidas também não devem consumir álcool, uma vez que pode ser prejudicial tanto para a mãe como para o bebê. Os médicos recomendam abster-se totalmente do consumo de álcool durante a gravidez. Além disso, está demonstrado que beber álcool durante a gravide pode provocar a chamada síndrome alcoólica fetal no bebê, produzindo malformações ou problemas mentais.

Quando ir ao médico

Partindo do pressuposto de que sempre que uma mulher está grávida deve realizar um seguimento médico durante todo o período de gestação, é importante consultar um especialista caso sinta alguma anomalia durante a gravidez. A saúde do bebê é muito importante mas, para garanti-la, é fundamental que a mãe tenha uma dieta equilibrada e que cuide do corpo dela, com a finalidade de permanecer saudável e favorecer o desenvolvimento do feto.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que grávida não pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre O que grávida não pode comer

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Barbara Duarte
Quais temperos gravida não pode comer?

O que grávida não pode comer
1 de 5
O que grávida não pode comer

Voltar ao topo da página