Olhos inchados por alergia: causas, tratamento e remédios

Olhos inchados por alergia: causas, tratamento e remédios

É muito comum ter alergias oculares. Geralmente estão relacionadas com a estação, o que significa que em qualquer época do ano podemos estar propensos a processos alérgicos se ficamos frequentemente expostos a poluentes irritantes que costumam afetar os olhos, por isso que as doenças alérgicas costumam aumentar com facilidade por estarem vinculadas às mudanças no clima. Além disso, aparecem pelo contato direto com animais de estimação, alimentos ou perfumes. Qualquer pessoa, em um dado momento, pode manifestar alergia nos olhos, contudo, é mais comum em crianças e pessoas jovens que estão passando por fases pessoais, acadêmicas e laborais mais intensas.

Os olhos inchados por alergia são alguns dos principais sintomas, que podem ser notados por uma inflamação na conjuntiva dos olhos. Esta é uma resposta do sistema imunológico diante de um organismo estranho, não é contagiosa e, na maioria dos casos, com tratamentos e medicamentos específicos receitados pelo médico é curada sem complicações.

Se você quer conhecer com mais detalhes as causas dos olhos inchados por alergia, seu tratamento e quais remédios podem te ajudar a aliviá-los, continue lendo este artigo do ONsalus.

Causas dos olhos inchados por alergia

Os olhos inchados são um dos principais sintomas da conjuntivite alérgica. Esta condição ocorre devido a uma reação exagerada do nosso sistema imunológico contra agentes ou substâncias estranhas do ambiente. Neste momento, os olhos ativam mediadores químicos como a histamina para se defenderem dos alérgenos, dilatando os vasos sanguíneos oculares até chegar à inflamação da zona ocular.

  • A inflamação normalmente é causada pelos alérgenos localizados no ar, geralmente, inócuos, como a poeira, a fumaça, os ácaros, o pólen e o pelo de animais de estimação, que rapidamente entram em contato com a membrana que recobre o globo ocular, a irritam e, por reação imediata do sistema imunológico, incham os olhos. Os alérgenos que podem ser encontrados no interior de uma casa, como a poeira, os ácaros e pelos de animais, normalmente, provocam sintomas crônicos ao longo de todo o ano, enquanto que o pólen, caracterizado como uma gente externo, participa em determinadas épocas do ano, que corresponde à polinização das plantas, por isso que causa alergias sazonais, típicas da primavera e do verão.
  • Qualquer alimento pode ser qualificado como um alérgeno, dependendo em grande parte dos hábitos alimentares e idade da pessoa. Normalmente, o leite, ovo e peixes nas crianças, por exemplo, causam conjuntivite alérgica, vindo a apresentar os olhos inflamados. Da mesma forma, mariscos e enlatados podem causar alergia na região ocular em alguns adultos. Aditivos, conservantes e corantes também podem ser responsáveis por esta reação.
  • A picada ou mordida de insetos são uma parte importante deste processo alérgico. O veneno que vespas, abelhas, formigas, carrapatos, entre outros, injetam através da pele, ativa rapidamente o sistema imunológico por causa do acesso tão direto ao interior do organismo, fazendo com que ele reaja imediatamente, afetando as mucosas oculares com o inchaço nos olhos, coceira e vermelhidão.
  • Os colírios com conservantes, em situações específicas, são de grande ajuda. Contudo, em alguns casos são contraindicados devido ao fato de que embora o conservante adicionado no medicamento ocular possa proteger o olho de contaminações bacterianas e fúngicas durante seu uso, em alguns casos machucam as células epiteliais corneais e conjuntivais. Isto se deve a agressividade de seus componentes químicos, especialmente, aqueles conservantes que incluem como componente ativo amônio quaternário, por isso provoca reações alérgicas na região ocular, inflamando os olhos se forem utilizados por muito tempo.
  • Alguns cosméticos e maquiagens podem causar inchaço nos olhos porque mantêm contato direto com os mesmos. Comumente, os cosméticos convencionais possuem conservantes e cores artificias, que ao entrarem em contato com os olhos, provocam reações alérgicas, causando sintomas de inflamação na parte externa, assim como ardência e vermelhidão.

Independente das causas das alergias, é preciso ficar atento a cada um dos sintomas que surgem para aplicar o tratamento correto. Na maioria dos casos, quando tratados logo, não há complicações. Por sua vez, manter estas condições durante mais de três dias sem o tratamento adequado pode causar consequências graves.

Tratamentos para olhos inflamados por alergia

Basicamente, para aliviar as alergias oculares é preciso diminuir ou evitar a exposição aos agentes ou substâncias que provocam tal reação, em especial, nos casos de alergias sazonais. Neste caso, é preciso impedir o contato com o ar livre nas horas em que é gerada uma maior quantidade de pólen. Da mesma forma durante o inverno e outono é preciso limpar os filtros de ar para impedir alergias devido ao frio.

Os olhos inflamados por alergia, normalmente são tratados com anti-histamínicos, que agem inibindo os efeitos da histamina. Os mais recomendados são os de segunda geração ou não sedativos, pois não causam sonolência. Além disso, as doses de referência são uma vez ao dia, facilitando assim cumprir o tratamento com mais eficácia.

Estes medicamentos podem ser tomados por via oral, em comprimidos e xaropes; por via tópica, em cremes e colírios; e por via intravenosa ou intramuscular. Além disso, podem ser tomados após avaliação médica por um determinado tempo ou por períodos mais longos.

Neste outro artigo mostramos como tirar o inchaço dos olhos.

Remédios para os olhos inchados por alergia

Para aliviar os olhos inchados por alergia, é necessário tratá-los de forma adequada. Apesar desta doença poder surgir leve sem grandes riscos, é indispensável aplicar os remédios ou medicamentos corretos para evitar complicações posteriores.

Em alguns casos, as alergias oculares podem ser aliviadas não somente com anti-histamínicos, mas também com remédios caseiros e naturais, sempre e quando surgirem de forma leve. Aqui compartilhamos com você 6 remédios naturais simples e fáceis de preparar em casa:

  1. Compressas de água fria são muito simples de preparar em casa e aliviam momentaneamente o inchaço dos olhos. Primeiro, lava-se os olhos com água fresca em abundância e, depois, em cada olho colocam-se compressas de gaze ou algodão impregnados com água muito fria por pouco tempo. É recomendado repetir este procedimento mais três vezes.
  2. Fatias de pepino são outra opção natural para diminuir a inflamação na região ocular. Recomenda-se colocar as fatias de pepino em um copo com água muito fria por 10 minutos aproximadamente e, em seguida, colocá-las em cada olho fechado durante 5 minutos.
  3. Saquinhos de chá preto também são eficazes para este sintoma de alergia devido as suas propriedades antioxidantes. Neste caso, coloca-se na região afetada um saquinho de chá úmido frio por 5 minutos. Dependendo da inflamação, é possível aplicá-lo 3 ou 4 vezes ao dia.
  4. O aloe vera, muito conhecido na medicina natural por seus diversos benefícios, ajuda a reduzir mal-estares dos processos alérgicos nos olhos, especialmente, o inchaço e a coceira. Para isso, se extrai o gel do aloe vera e o congela, em seguida, é colocado em um recipiente com água fria e se umedece um algodão para colocá-lo em cada olho.
  5. O óleo de rícino é um remédio caseiro que possui propriedades anti-inflamatórias. Muitas vezes é utilizado para diminuir as inflamações da região ocular, aplicando uma pequena quantidade na área afetada com um algodão, evitando que não toque na parte interna do olho.
  6. A cúrcuma também possui propriedades anti-inflamatórias, sendo ideal nestes casos. Simplesmente, ferva ela na água, deixe esfriar e depois aplique-a com um algodão úmido no olho inflamado.

Cada um destes remédios caseiros ajuda facilmente a diminuir a inflamação dos olhos por causa das alergias. Não obstante, se a condição durar mais de três dias, o ideal é consultar um especialista para que avalie o caso e indique o tratamento necessário.

Como prevenir as alergias oculares

Não é complicado prevenir as alergias nos olhos, já que existem recomendações simples e claras que podem ajudar a evitar estas condições.

Grande parte das sugestões focam em manter a área onde mais ocorre limpa, também controlando a umidade do meio para assim minimizar agentes estranhos como a poeira e mofo.

Da mesma forma, é preciso manter bastante limpos os quartos e ser muito cuidadoso com a convivência com os animais de estimação. O recomendado é lavar as mãos e as roupas depois de mexer com eles.

No caso de reações alérgicas nos olhos causadas por medicamentos, alimentos ou picadas de insetos, é importante determinar qual é o agente alérgeno para evitá-lo.

Agora que você já sabe os tratamentos e remédios caseiros para um olho inchado por alergia, não perca este outro artigo em que falamos sobre as causas para a sensação de areia nos olhos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Olhos inchados por alergia: causas, tratamento e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema imunitário.

Bibliografia
  • Divin, M. (2014). Antialérgicos y descongestivos oculares. [Documento en línea]. Disponível: <https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-antialergicos-descongestivos-oculares-X0213932414617315>. Acesso em 17 de maio de 2022.
  • Zubeldia, J. M., Baeza, M. L., Chivato, T., Jáuregui, I., & Senent, C. J. (Eds.). (2021). El libro de las enfermedades alérgicas. Fundacion BBVA. [Documento en línea]. Disponível em: <https://www.fbbva.es/wp-content/uploads/2021/10/Libro-enfermedades-alergicas_FBBVA.pdf>. Acesso em 17 de maio de 2022.