Olhos vermelhos ao acordar: causas e soluções

Olhos vermelhos ao acordar: causas e soluções

Você já se perguntou por que seus olhos estão vermelhos ao acordar? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem frequentemente. Talvez relacionem isto com o fato de ter dormido muito tarde ou por terem ficado muito tempo na frente do computador, mas você precisa saber que também existem outras causas que podem prejudicar os vasos sanguíneos dos olhos, os quais acabam se dilatando ou inchando logo ao acordar.

Algumas destas condições são muito fáceis de resolver, por sua vez, outras costumam ser problemas sérios que podem precisar de atendimento médico urgente.

A seguir, neste artigo do ONsalus, te explicamos quais são as causas dos olhos vermelhos ao acordar e o que deve fazer para aliviá-los.

Causas comuns dos olhos vermelhos ao acordar

Os olhos vermelhos ao acordar podem surgir por diferentes causas. Algumas delas são bastante comuns e não representam uma emergência, como por exemplo:

Falta de sono

Deitar-se para dormir e não conseguir pegar no sono até tarde da noite costuma ser uma causa da vermelhidão nos olhos ao acordar. Quando não se dorme o suficiente, você diminui a quantidade de lubrificação e oxigênio nos olhos, o que provocar a vermelhidão temporária.

Fadiga visual

A vista cansada pode provocar vermelhidão nos olhos pela manhã. Esta costuma ser gerada por ficar muito tempo na frente do computador, dirigir por longas distâncias durante a noite ou ler com pouca luz.

Síndrome da visão de computador

Ficar por mais de 2 horas seguidas em frente a dispositivos eletrônicos pode causar a vermelhidão nos olhos, especialmente, se fazer isso até tarde da noite. Isto pode fazer com que você acorde com os olhos vermelhos pela manhã.

Síndrome do olho seco

A produção de lágrimas lubrificantes pode diminuir durante o sono, o que causa ressecamento e olhos vermelhos ao acordar.

Ingestão em excesso de álcool

Se você tomou muito álcool na noite anterior, existe a possibilidade de que acorde com os olhos vermelhos. Isto se deve ao fato de que o álcool é um diurético que desidrata o corpo, incluindo os olhos.

Irritantes ambientais

Agentes contaminantes presentes no ar, como o pó, a fumaça dos cigarros, as cinzas de queimadas e os gases liberados pelos canos de escape dos automóveis podem irritar os olhos, provocando assim sua vermelhidão. O ar seco também pode irritar os olhos devido à falta de umidade.

Alergias

A caspa dos animais de estimação, o pólen, os ácaros do pó, além de outros alérgenos também podem causar coceiras, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Causas mais graves dos olhos vermelhos ao acordar

Existem outras causas que podem deixar os olhos vermelhos e irritados ao acordar e que precisam de atendimento médico precoce:

Uveíte

A úvea é a camada média do olho, sendo a parte do corpo que fornece sangue à retina. Esta pode ficar inflamada e causar dor, visão embaçada, sensibilidade à luz e, inclusive, pontos flutuantes na visão, bem os olhos vermelhos. Se estiver com algum destes sintomas, é preciso consultar um oftalmologista, já que isto pode se tornar em uma ameaça para sua visão.

Apneia do sono

A apneia do sono causa flutuações repentinas da pressão arterial e nos níveis de oxigênio, o que pode afetar os vasos sanguíneos dos olhos. Ao mesmo tempo, pode provocar inflamação e vermelhidão, que com o tempo pode vir a danificar a retina.

Se além destes sintomas você tiver dor de cabeça, irritabilidade ao acordar ou esquecer de algo, é recomendado consultar um médico.

Lagoftalmo noturno

É uma condição que se caracteriza pelas pálpebras não se fecharem completamente durante o sono, motivo pelo qual temos olhos vermelhos ao acordar. Isto pode ser um sintoma de uma lesão muito mais grave quando vem acompanhada de dor, irritação, olhos lacrimejando, e sensação de areia como se tivesse um corpo estranho nos olhos. Quando você apresentar estes sinais, deve consultar um médico imediatamente.

Hemorragia subconjuntival

Ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe ou vaza sangue no olho, o que pode causar uma lesão ocular ou uma tosse intensa. O ideal é que seja avaliada por um médico para determinar a causa e corrigir a lesão.

Blefarite

A blefarite consiste na inflamação das pálpebras e pode ser causada por agentes irritantes, fungos, vírus, bactérias ou outras alterações. Além dos olhos vermelhos e inchados ao acordar, também pode haver coceira, sensibilidade à luz e crostas nas pálpebras superiores.

Se a vermelhidão surgir acompanhada destes sintomas, você deve consultar um oftalmologista.

Conjuntivite

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva ocular. Pode ser bacteriana, viral ou alérgica e causa vermelhidão, dor, coceira e supuração em um ou ambos ou olhos.

Glaucoma agudo

O glaucoma agudo pode surgir ao acordar ou durante o dia. É causado por um aumento repentino da pressão ocular. É acompanhado de dor e vermelhidão nos olhos.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma condição autoimune que gera inflamação dos tecidos do corpo, inclusive na camadas externa dos olhos.

Como tratar os vermelhos ao acordar

O tratamento dos olhos vermelhos e irritados é condicionado de acordo com as causas que os gerem. Nos diferentes casos podem ser usados vários tratamentos, os quais podem incluir:

  1. Descansar com os olhos fechados e aplicar compressas frias.
  2. Colocar compressas quentes em casos de infecção.
  3. Tomar anti-histamínicos em casos de alergias. Da mesma forma, é preciso diminuir a exposição aos agentes alérgenos.
  4. Usar gotas lubrificantes para os olhos, como por exemplo, lágrimas artificiais.

Naqueles casos que são considerados urgentes, o tratamento ficará a cargo do médico(a).

Agora que você já sabe as causas e o que fazer se tem os olhos vermelhos ao acordar, não perca este outro artigo sobre como tirar o inchaço dos olhos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Olhos vermelhos ao acordar: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Bibliografia
  • Farmacéutico, E., & Canal, E. F. Curso Síndromes menores. Tema 3. Conjuntivitis y sequedad ocular.
  • Nicolau, R., & Brézin, A. (2016). Ojo rojo, ojo doloroso. EMC-Tratado de Medicina, 20(1), 1-7.
  • Paladines, F. L. M., Sánchez, J. L. O., & Herrera, J. V. C. (2021). Epidemiologia y tratamiento de la conjuntivitis. RECIAMUC, 5(1), 170-179.