Ovulação dolorosa: causas

Ovulação dolorosa: causas

Os incômodos na região do ventre durante a menstruação é uma condição comum em muitas mulheres, mas em alguns casos esta condição surge semanas antes do ciclo e costuma estar relacionada com o processo de ovulação, ou seja, com a maturação e eliminação do óvulo do ovário. Esta condição é chamada de dor pélvica intermenstrual e aproximadamente 1 de cada 5 mulheres sofrem com a ovulação dolorosa.

Devido ao fato de que a liberação do óvulo se alterna entre os ovários, o mal-estar pode ser sentido de um lado do abdômen inferior em um ciclo menstrual e no outro lado no próximo ciclo. Os sintomas dos incômodos na ovulação incluem dor de intensidade e duração variável, com algumas mulheres podendo sentir fisgadas ou cãibras, além disso, também pode haver inflamação ou inchaço na área e um leve sangramento vaginal.

Frequentemente, as dores durante a ovulação são algo comum e nada grave, cujos incômodos podem vir a desaparecer entre 24 e 48 horas. No entanto, é possível que em alguns casos surja como um sintoma de certas doenças e que, caso não sejam tratadas, ocorrerão novamente em cada ciclo. Por este motivo, se deseja saber mais sobre as causas da ovulação dolorosa, no ONsalus te explicaremos este tema.

Crescimento do folículo ovárico

Para que a ovulação ocorra no ciclo menstrual, primeiro existe uma fase na qual é selecionado, entre todos os folículos, o que tem o maior tamanho e então, uma substância é secretada para inibir os demais folículos para que desapareçam. Depois, para o bom desenvolvimento do óvulo, o folículo começa uma série de mudanças conforme segue crescendo até o momento de ovular, alcançando um diâmetro de aproximadamente 20 a 24 mm.

Embora seja uma condição normal, algumas vezes o folículo, durante seu crescimento ou ao crescer muito, faz com que a membrana do ovário se dilate bruscamente além da sua capacidade, sendo uma das causas do surgimento da dor no abdômen inferior na metade do ciclo menstrual.

Secreção de líquido do folículo ovárico

Se você sofre de ovulação dolorosa, provavelmente isto esteja acontecendo pelo fato do óvulo ter sido expulso do folículo para chegar às trompas de Falópio, sendo que ao se romper também libera uma pequena quantidade de líquido e sangue que continha.

Em geral, estas substâncias são reabsorvidas, mas em alguns casos, antes que isto ocorra, elas podem provocar irritação nos tecidos próximos. Por isso causam dor ou incômodos na região abdominal, sendo a causa mais frequente desta condição.

Doença inflamatória pélvica (DIP)

A doença inflamatória pélvica ou DIP pode ser uma das causas da dor durante a ovulação. Trata-se, principalmente, de uma complicação de alguma doença sexualmente transmissível, embora também possa ocorrer ao colocar o dispositivo intrauterino (DIU) ou por procedimentos de exploração do útero, como a histeroscopia.

Ocorre quando agentes infecciosos, especialmente a bactéria clamídia, aumentam sua população e vão se espalhando desde a vagina, passando pelo útero, até chegar aos ovários, podendo afetar inclusive a membrana que reveste a cavidade abdominal. Estes microrganismos causam inflamação, dor e danos nos tecidos, que entre seus vários sintomas, aumenta a intensidade dos incômodos na hora de ovular.

Você pode se informar com mais detalhes sobre esta condição consultando o artigo sobre doença inflamatória pélvica: sintomas, causas e tratamento.

Cistos no ovário

O cisto no ovário é um saco contendo líquido e muitas vezes é causado por uma alteração hormonal. Existem vários tipos de cistos no ovário, o mais comum é o do tipo folicular e ocorre quando, na hora da ovulação, o folículo que contém o óvulo não se rompe, por isso continua crescendo e acumulando líquidos dentro dele. Os cistos também podem surgir durante a absorção do folículo rompido, que volta a se fechar e a armazenar os fluidos, aumentando de tamanho.

Na maioria das vezes, os cistos de ovário não apresentam sintomas e, geralmente, costumam desaparecer sozinhos; no entanto, podem vir a se romper durante a ovulação, causando dor de intensidade variável na região do ventre e, raramente, vir acompanhados de sangramento.

Endometriose

Outra das causas da ovulação dolorosa é a endometriose, a qual consiste no fato das células endometriais do útero crescerem em outras partes fora deste, como nos ovários. Sua causa é desconhecida e não existe um tratamento para curá-la, somente para diminuir os sintomas.

Embora esta doença se caracterize pela dor intensa durante a menstruação, também é possível que tais incômodos abdominais comecem desde o momento da ovulação. Isto se deve ao fato de que as células mantêm sua função no ciclo menstrual, de modo que começam a engrossar na hora da ovulação, assim como o endométrio no útero, para se desprenderem depois, provocando dor ou até mesmo cãibras na região. Além disso, este engrossamento, junto com o crescimento do folículo ovárico, pode esticar a membrana do ovário, o que contribui para ter mais dor.

Conselhos para aliviar a ovulação dolorosa

A maioria das dores relacionadas à ovulação não representa uma situação grave e tendem a desaparecer rapidamente; contudo, quando estas são muito agudas, duram mais de 2 ou 3 dias ou apresentam sintomas adversos, entre eles febre, vômito em excesso, inflamação na região do abdômen, sangramento vaginal abundante ou dor ao urinar, é necessário que você consulte um médico, para que ele determine a causa e te indique um tratamento.

Por outro lado, embora seja uma condição que não possa ser prevenida, você pode reduzir o consumo de sal, cafeína e açúcar durante o ciclo menstrual, assim conseguirá minimizá-la; além disso, existem alguns remédios caseiros para a ovulação dolorosa que podem te ajudar a reduzir os incômodos e que também podem ser usados como acompanhamento de um tratamento específico, principalmente:

  • Descanse o máximo possível, quando a dor aparecer repentinamente a melhor coisa a se fazer é sentar um pouco até que ela passe completamente;
  • Mantenha-se bem hidratada, sobretudo tomando água morna para melhorar o fluxo sanguíneo e relaxar os músculos abdominais;
  • Tome um banho com água morna, já que estimula uma maior circulação sanguínea, aliviando as cólicas;
  • Coloque panos ou bolsas com água quente na região abdominal, isto ajuda a relaxar os músculos e a diminuir a dor;
  • Faça massagens na área afetada por alguns minutos, com os dedos unidos movendo-os por toda a área e pressionando levemente, de acordo com o nível de dor;
  • Tome analgésicos, de preferência somente quando a dor for muito forte a ponto de te impedir de fazer atividades cotidianas;
  • Tome chás com propriedades calmantes, como o chá de camomila, o chá vermelho ou o chá de gengibre.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ovulação dolorosa: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.