Pernas dormentes: causas e soluções

Pernas dormentes: causas e soluções

Um problema comum é sentir dormência nas pernas, sobretudo quando se fica em uma determinada postura por certo tempo, por exemplo, ao dormir ou ficar sentado com as pernas cruzadas. Ao mudar de posição é provável que você sinta um formigamento nas pernas, sendo que ele pode acontecer em qualquer idade e pode ser uma consequência de diversas condições.

Muitas vezes é conhecida como sensação de formigamento, dormência ou perda da sensibilidade e medicamente é denominada parestesia, não implicando muita gravidade. No ONsalus, lhe explicaremos as causas das pernas dormentes e, além disso, como melhorar esta situação, continue lendo o artigo.

Formigamento nas pernas ou parestesia: significado

Clinicamente, a dormência momentânea ou breve de uma parte do corpo, neste caso das pernas, é denominada de parestesia. Esta também é definida como uma sensação anormal da sensibilidade geral e surge como um formigamento e adormecimento de algum lugar específico.

Pode se apresentar em diversas ocasiões durante toda a vida e em diversas partes do corpo e apenas será motivo de preocupação quando se torna muito frequente.

Pernas dormentes com frequência: causas

A dormência nas pernas ou parestesia surge quando há uma pressão prolongada nos nervos, especificamente em um revestimento chamado de vasa nervorum que, uma vez pressionado, impede que o oxigênio e nutrientes cheguem aos nervos periféricos do corpo. Esta sensação desaparece assim que se tenha aliviado a pressão.

Quando isso acontece, o sangue flui de forma normal e todos os nervos se recuperam em um determinado tempo.

Outras das razões que podem responder à pergunta do por que as pernas dormem são:

  • Lesão no nervo: especialmente quando um nervo das pernas está sendo afetado, pode estar relacionado com uma doença específica chamada de neuropatia diabética que, de acordo com o Instituto Nacional da Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK)[1], se manifesta em alguns casos como um formigamento nas pernas e membros.
  • A North American Spine Society[2] fundamenta, além disso, que uma hérnia de disco lombar pode exercer uma pressão nos nervos da coluna e acabar gerando formigamento ou dormência nas pernas.

Sentir pernas dormentes é normal em todas as pessoas, exceto se o sintoma se prolonga por muito tempo. Outras lesões menos frequentes, mas provavelmente relacionadas, são:

  1. Esclerose múltipla.
  2. Mielite transversa.
  3. Tumor no cérebro ou na medula espinal.

Quando ir ao médico devido ao adormecimento das pernas

Se torna em um sintoma de importante atenção quando a dormência nas pernas persiste por muito tempo. Se pelo contrário, isto ocorre apenas de maneira ocasional, basta mudar de posição e esperar que haja novamente circulação sanguínea no nervo. Diante de quaisquer dúvidas, é importante ir imediatamente ao médico.

Também é importante levar em conta a presença de outros sintomas na hora de determinar a ida a uma consulta médica, como:

  1. Ardência nas pernas.
  2. Coceira ou comichão.
  3. Pele quente ou fria.

Tratamento para pernas dormentes

Sem dúvida alguma, o tratamento para pernas dormentes depende da causa que a originou.

Alguns medicamentos do grupo AINES como, por exemplo, o ibuprofeno, podem ser úteis nos casos em que, além da parestesia, existe dor e inflamação na área. Caso o formigamento nas pernas se torne constante, o médico indicará outros medicamentos como a pregabalina.

A fisioterapia é empregada para melhorar a força muscular e permite que a compressão do nervo diminua.

Remédio caseiro para pernas dormentes

Caso a dormência nas pernas se repita ocasionalmente, existem vários remédios caseiros que aliviam os sintomas, sempre lembrando que é importante ir ao médico:

  • Compressas mornas ou um banho com água morna podem ajudar a restabelecer o fluxo sanguíneo na área e , além disso, aliviar os sintomas.
  • Magnésio: imprescindível para o ótimo funcionamento do sistema nervoso, além de prevenir complicações.
  • Óleo de rícino: é útil na hora de diminuir os sintomas das pernas dormentes graças ao seu alto efeito estabilizador do sistema nervoso.
  • Massagens: estimulam o fluxo sanguíneo e diminuem os sintomas do formigamento nas pernas estimulando os nervos e melhorando seu funcionamento, isto pode ser feito inclusive sem o uso de óleos.
  • Vitamina B: um corpo saudável tem todas as vitaminas e minerais necessários e a deficiência de vitamina B pode se manifestar na forma de adormecimento nas pernas. Este complexo vitamínico, como suplemento, melhora os sintomas consideravelmente.
  • Exercícios: é importante fortalecer e estimular o sistema circulatório realizando diariamente exercícios de alongamento e aquecimento, também prevenindo outros problemas frequentes de saúde.

Existem muitos motivos pelos quais é possível sentir pernas dormentes, é importante que recebam a devida atenção e sejam avaliados por um médico, se necessário, antes de que se torne algo mais grave de tratar. Não é normal que isto aconteça de maneira constante e repetidas vezes sem as explicações anteriores.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pernas dormentes: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Referências
  1. National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. Neuropatías diabéicas: el daño de los nervios. Disponible en: https://www.niddk.nih.gov/health-information/informacion-de-la-salud/diabetes/informacion-general/prevenir-problemas/neuropatias-diabeticas
  2. North American Spine Society (2006-2011). Herniated Lumbar. Disponible en: https://www.spine.org/Portals/0/Documents/KnowYourBack/HerniatedLumbarSpanish.pdf