
Se você tomou a pílula do dia seguinte, pode estar preocupada com a possibilidade de gravide. A verdade é que essa é uma dúvida comum, uma vez que a eficácia desta medicação não é de 100%.
A pílula do dia seguinte é uma hormona e, portanto, altera o ciclo menstrual normal. Você quer saber quanto tempo a pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação? Continue lendo este artigo do ONsalus, nele você encontrará a informação necessária para entender exatamente como funciona a pílula do dia seguinte, quais os efeitos que tem no seu ciclo menstrual e quantos dias para esperar até que chegue o seu período menstrual: Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?
Como funciona a pílula do dia seguinte
A pílula do dia seguinte é um método anticoncepcional de emergência, o que significa que só é utilizada se não forem utilizadas outras formas de evitar a gravidez, se o método utilizado falhar ou se se tratar de sexo forçado (sem consentimento). Não deve ser utilizado como método anticoncepcional regular, pois é menos eficaz do que outros e não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
É um medicamento hormonal, o mais utilizado é composto por levonorgestrel 1,5 mg, que pode ser tomado numa dose ou dividido em duas doses, em qualquer altura do ciclo menstrual.
Funciona da seguinte forma:
- Inibir/atrasar a ovulação.
- Impedir que o óvulo seja fertilizado, pois torna o muco mais espesso e os espermatozóides não conseguem avançar.
Este efeito só é alcançado se a pílula for tomada dentro de 24 horas após o sexo desprotegido e no, máximo até 72 horas depois disso, mas sabendo que quanto mais cedo for tomada, maior é a probabilidade de evitar a gravidez.
Também se mostrou mais eficaz se usada 2 dias antes da ovulação (em uma mulher com um ciclo regular, isto ocorre no 14º dia do ciclo menstrual).
É muito importante esclarecer que você deve continuar usando o método anticoncepcional que você estava usando, e se o que você normalmente usa é contracepção hormonal (como a pílula anticoncepcional), você também deve usar um preservativo até à sua menstruação, porque a pílula do dia seguinte gera mudanças no ciclo feminino e não impede a gravidez em outras relações sexuais desprotegidas.

A pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?
O que geralmente acontece é que a menstruação desce na mesma data em que normalmente desceria. Contudo, pode ser vários dias mais cedo ou mais tarde.
Se atrasar, será no máximo de 5 a 7 dias, uma vez que o funcionamento normal dos sinais hormonais enviados pelo ovário para o útero são alterados, e leva mais tempo para o ovário se desfazer e gerar hemorragia menstrual.
Se o atraso na menstruação for superior a 7 dias, é aconselhável fazer um teste de gravidez, já que esta possibilidade pode existir.
Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?
Em alguns casos (4 a 8%), a pílula do dia seguinte pode atrasar o período menstrual. Normalmente, o atraso é de cerca de 5 dias, e você pode esperar até 7 dias para que o seu período pare.
Isto é verdade para uma mulher com um ciclo menstrual regular, no qual a ovulação geralmente ocorre no 14º dia e seu ciclo dura 28 dias.
Se, por outro lado, a mulher tem uma menstruação irregular e existem dúvidas sobre uma possível gravidez, sugere-se que seja feito um teste de gravidez se a menstruação não descer até 21 dias após a ingestão da pílula no dia seguinte.
Como saber se a pílula do dia seguinte funcionou
A única maneira de saber se a pílula do dia seguinte cumpriu seu propósito é esperar a chegada da menstruação.
Você só vai saber que não está grávida quando o seu período menstrual chegar. Se o seu período não chegar, você deve fazer um teste de gravidez. Como visto na seção anterior, você pode esperar até 21 dias após tomar a pílula do dia seguinte ou até 7 dias após o dia em que o seu período deveria ter chegado.
Se você tiver alguma dúvida, recomendamos que você consulte o seu médico.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Pílula do dia seguinte atrasa menstruação até quantos dias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.